Para ter um negócio de sucesso é preciso batalhar muito, dificilmente um novo projeto alcança todas as expectativas logo de cara, até é possível, mas não é uma realidade entre a maioria dos empreendedores. Desistir logo no início é um dos erros mais comuns entre os empresários com pouca experiência.
Se você está iniciando um empreendimento, é importante estar atento aos erros que podem impedir que o seu projeto seja concretizado de maneira bem-sucedida. Quer evitar esses transtornos? Confira abaixo de quais equívocos que você tem que manter distância na hora de empreender!
1. Desistir muito cedo de um novo projeto
Na ânsia de querer que o seu negócio atinja o sucesso rapidamente, muitas pessoas acabam desistindo cedo demais ao notarem que os resultados pretendidos não estão sendo alcançado em pouco tempo. Ao decidir empreender, você deve saber que o êxito não ocorrerá do dia para a noite.
Há ideias que demoram para amadurecer e conquistar a preferência do público consumidor. Especialmente em se tratando de produtos ou serviços muito inovadores, é normal que haja uma resistência inicial até que o público a compreenda e a compre.
Se você está há um tempo médio de seis meses no mercado, sem resultados, é indicado rever todos os pontos do projeto, como proposta, qualidade e divulgação. Caso encontre erros, busque um novo redirecionamento para colocá-lo nos trilhos.
2. Entrar em um negócio apenas por dinheiro
Pode parecer clichê dizer que um empreendedor só triunfará se trabalhar com algo que realmente gosta e sabe fazer, mas é a pura verdade. Entrar em um projeto apenas por dinheiro é um grande erro, pois em breve você se deparará com a falta de motivação para seguir a diante e para executar os serviços que o empreendimento exige.
Por isso, antes de abraçar uma ideia, verifique se gosta, sabe executar a atividade e se consegue se enxergar trabalhando com ela nos próximos anos. Se as respostas forem positivas, é possível prosseguir. Mas, se o dinheiro for a única coisa que te estimula, repense e busque outro caminho.
3. Ignorar a concorrência
Desconhecer e ignorar a concorrência são erros graves ao empreender em uma nova área. Não saber quem são, quais as estratégias que usam, os diferenciais, pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, faz com que você não tenha a menor ideia de como enfrentá-los e consequentemente seja facilmente ultrapassado por eles.
Só é possível desenvolver as estratégias certas para vencer a concorrência a partir do momento em que o empreendedor a conhece. Portanto, analise quem são aqueles que oferecem o mesmo serviço, tendo humildade para reconhecer as vantagens e desvantagens que você tem em relação a eles. Assim, é possível trabalhar para maximizar o que há de melhor e corrigir os pontos inferiores.
4. Não conhecer e estudar o público-alvo
Não conhecer o público-alvo é o maior erro que pode ser cometido em um novo projeto. Sem saber as características, comportamento e preferências dos seus clientes em potencial, o empreendimento não tem nenhuma direção para seguir. Ou seja, vai atirar para todos os lados e não acertará o seu objetivo.
Conheça quem é, a idade, a classe econômica e social, o comportamento, estilo de vida e preferências do seu público-alvo. Dessa forma, você pode desenvolver produtos personalizados, que gerem identificação, atraiam e fidelizem a clientela.
5. Não investir em tecnologia
Os negócios de sucesso têm algo em comum: contar com a ajuda da tecnologia. As ferramentas tecnológicas só agregam positivamente ao seu empreendimento. Ignorá-las pode surtir efeitos negativos em diversas áreas, como não conseguir fazer a gestão dos dados da empresa, não atender à todas as necessidades dos clientes ou nem mesmo comunicar-se com eles.
Sendo assim, adote toda a tecnologia que possa te ajudar e trazer praticidade para o dia-a-dia como, por exemplo, softwares de gestão financeira e controle de informações internas — ou até mesmo as redes sociais para divulgar os seus serviços.
Com esses alertas do que evitar durante a execução de um novo projeto, você estará no caminho certo para que seu negócio seja próspero.
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