Aprenda a montar um plano de negócios passo a passo

Aprenda a montar um plano de negócios passo a passo
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Para quem vai abrir uma empresa, é fundamental montar um plano de negócios, pois ele definirá suas diretrizes, objetivos e a forma como o empreendimento deve ser organizado.

É ele, portanto, quem vai ajudar a definir a missão da companhia, o segmento em que atuará, o perfil dos clientes e quais produtos ou serviços serão comercializados.

E, para que o plano de negócios seja bem elaborado, é preciso seguir alguns passos. Quer saber quais são eles? Continue a leitura e aprenda!

Faça um sumário executivo

Não é possível falar de plano de negócios sem citar o sumário executivo, que nada mais é do que uma espécie de resumo. Nesse documento, que deve possuir no máximo duas páginas, é abordada uma breve introdução sobre cada seção do plano. 

Vale destacar, nesse aspecto, que o sumário executivo é o arquivo responsável por apresentar sua empresa. Ele normalmente é escrito ao final do processo, uma vez que o empreendedor precisa ter praticamente todos os aspectos do plano já definidos para montar o arquivo. 

Para começar, escreva sobre o negócio, incluindo a história da organização e detalhes do mercado de atuação, além de mencionar o público-alvo e os produtos. Lembre-se de criar um capítulo/tópico sobre os dados do empreendimento, citando sua localização, a estrutura esperada, o investimento feito, expectativa de lucro e outras informações. Outro ponto importante é destrinchar a justificativa do negócio, citando sua importância à sociedade e os diferenciais competitivos da empresa. 

Não existe uma regra aqui. O importante é copilar as informações gerais do empreendimento de forma clara, objetiva e atrativa. 

Analise todos os cenários do plano de negócios

Essa etapa vai definir boa parte de como será a sua atuação e para quem ela acontecerá. Na análise de mercado, é feito o levantamento de quem serão os seus clientes e quais são os hábitos que eles possuem — a frequência em que realizam uma compra, preferência pelo horário, o que esperam do atendimento, etc.

Os concorrentes também devem ser analisados, pois se deve saber como eles atuam e quais são os pontos positivos que atraem os clientes para eles — para que, então, você possa adotá-los. Você ainda precisa entender os pontos fracos das outras empresas do setor, para que possa corrigi-los em sua própria companhia e, assim, levar vantagem.

Os fornecedores devem ser escolhidos com cuidado, considerando os que têm produtos de ótima qualidade com os melhores preços — e, principalmente, que consigam atender você no prazo estipulado. 

Para não ter erro, verifique a reputação do fornecedor antes de fechar um contrato. 

Lembre-se do planejamento de marketing

Para essa etapa, primeiro é preciso definir quais são os produtos e serviços que você ofertará. Depois de ter essas informações muito bem desenhadas, é hora de definir preços e estratégia de divulgação.

Outro ponto que não podem ficar de fora é como esse produto chegará até o seu consumidor. Se for por meio de uma loja física, escolha o ponto de venda com cautela. Mas não é só isso. 

É preciso pensar na comunicação como um todo, certificando-se de criar um projeto de marketing que dialogue diretamente com o seu público-alvo. Não se esqueça, nesse contexto, que a comunicação visual ajuda a promover a identificação do público com a marca. Por isso, tenha atenção redobrada a esse aspecto. 

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Faça o plano operacional

O plano operacional diz como o seu negócio funcionará e envolve a estrutura física, que deve ser pensada de uma forma em que haja espaço para a realização de todas as operações. Com isso, a probabilidade de haver retrabalho é menor, além de melhorar a produtividade.

Para obter sucesso nessa etapa, é preciso pensar em alguns pontos, como: 

  • a quantidade e o perfil dos colaboradores;
  • os equipamentos e as ferramentas necessárias para que eles realizem um serviço de excelência. 

Nesse momento, leve em consideração as metodologias que serão adotadas e até mesmo o estoque de material que será preciso para que a empresa inicie as suas atividades. 

O processo operacional deve ser definido com cuidado, para que se saiba o que é preciso executar na empresa e como fazê-lo. E, para que isso seja alcançado, você deve abordar com detalhe os mais diversos aspectos inerentes ao funcionamento de uma organização.

Não se esqueça do plano financeiro

As finanças da empresa devem ser muito bem estudadas antes de o negócio começar, para que a falta de planejamento nessa área não cause impacto no futuro.

É preciso saber qual será o valor total — que incluirá o investimento fixo (bens), capital de giro (recursos para que o negócio possa funcionar) e verbas pré-operacionais (valor utilizado antes do início das operações da empresa).

Você deve, também, se planejar para a estimativa de faturamento e custos futuros das mais variadas áreas, sempre fazendo o acompanhamento de resultados para que você não se perca no orçamento.

Determine as metas, valores e missões

Um plano de negócios eficiente contempla metas, valores e missões. Esse tripé é responsável por orientar as ações do empreendedor, mostrando qual o objetivo principal. Respeitando, é claro, os valores organizacionais. Isso significa que o resultado alcançado é tão importante quanto os meios utilizados.

Tenha em mente que para alçar voos mais altos é preciso ter, desde o início, a definição dos seus propósitos e das suas metas tanto a curto como a médio e longo prazo.

Solicite ajuda a profissionais especializados

Não são raros os casos em que os empreendedores têm certa dificuldade em elaborar o plano de negócios, principalmente aqueles que estão se aventurando pela primeira vez no universo corporativo. 

Diante desse cenário, nada mais sábio do que contratar uma empresa especializada, que ajudará a executar melhor as distintas fases do plano. Afinal, essa é uma tarefa que exige certo conhecimento e precisa ser realizada com cautela, já que diz respeito à inauguração e à consolidação da empresa no mercado. 

Então, caso tenha dificuldade com o processo em geral, não pense duas vezes para solicitar o auxílio de especialistas. Existem empresas, por exemplo, que têm como finalidade o desenvolvimento de negócios e pessoas, contribuindo com a educação executiva e empreendedora.

Essas são as principais etapas de um plano de negócio, que deve ser elaborado de forma detalhada a fim de servir como um direcionamento das tomadas de decisão e funcionamento da empresa. Seguindo esse passo a passo você será capaz de fazer um planejamento certeiro, evitando quaisquer problemas que possam surgir durante a implantação do empreendimento.

E então, preparado para pôr a mão na massa e elaborar seu plano de negócios? Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós!

 

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