5 razões para usar espaços alternativos para cursos de capacitação

5 razões para usar espaços alternativos para cursos de capacitação
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Quem quer uma equipe qualificada e bem entrosada, sem dúvida, precisa investir em estratégias de treinamento e cursos de capacitação. Toda organização espera um alto nível de desempenho de sua equipe. Logo, pensar nesse processo com maior atenção pode garantir que o resultado seja como o esperado.

Atualmente, conforme dados de pesquisa do Fundo Nacional de Qualidade, quase 100% das empresas acreditam nos cursos de capacitação do colaborador como determinante no desempenho geral da organização. Por isso, mais modalidades e recursos em treinamento vêm sendo procurados.

Dentro do processo de planejamento de um programa de capacitação é preciso definir prioridades

Além da infraestrutura e do aparato tecnológico, existe também uma preocupação com o rendimento dos colaboradores. Manter as pessoas motivadas e com vontade de aprender é uma tarefa essencial, que depende, portanto, de um conjunto de fatores, entre eles o local.

Existem motivos importantes para se escolher um lugar adequado para qualquer tipo de treinamento, que não seja o próprio local de trabalho.

Desde que tal situação não traga grandes dificuldades de deslocamento para os envolvidos, um ambiente alternativo para cursos de capacitação pode fazer grande diferença. Entenda as razões.

1. Transmitir valor ao colaborador

A equipe precisa pensar que a capacitação será positiva não só para a organização, mas que trará benefícios pessoais e profissionais. Precisa, também, passar a imagem real de um investimento que pretende gerar boas transformações para a equipe como um todo.

2. Ambiente de aprendizado diferente de ambiente de trabalho

Não é à toa que lugares específicos possuem configurações específicas. Existem ambientes adequados para cada tipo de função. 

coworking em BH

Se pararmos para pensar, se torna óbvio que, dependendo do tipo de tarefas que a empresa desempenha, o local de trabalho não será o ideal para oferecer um ambiente de aprendizado e treinamento. 

Um setor de TI, por exemplo, dentro de uma empresa de moda, não estará no melhor local se o seu treinamento funcionar dentro da organização, pois além de as necessidades serem diferentes, os estímulos em um local de trabalho podem tirar o foco do treinamento.

3. Fator motivacional

Além de não ser o mais adequado, sabendo que as pessoas dedicam grande parte do seu tempo para se deslocarem diariamente para o mesmo local, dificilmente o ambiente de trabalho as deixará motivadas em fazer quaisquer tipos de cursos dentro da empresa.

É preciso estimular a equipe e mantê-la motivada para que as estratégias tenham êxito. Sendo assim, pensando numa lógica positiva, a escolha de um lugar adequado será um estímulo  e um diferencial.

4. Infraestrutura

Existem locais preparados para eventos corporativos, empresas que se dedicam a prestar esse tipo de serviço, pensando em todas as etapas que constituem esse tipo de atividade, bem como suas necessidades estruturais, tecnológicas, iluminação, temperatura, disposição de cadeiras, etc.

5. Networking

No caso de um curso de capacitação aberto, por exemplo, estabelecer uma data, um público, tema e local são etapas fundamentais que, após serem divulgadas, farão com que pessoas de diferentes áreas, mas com interesses semelhantes, possam se encontrar. Sabendo-se da importância desse contato para qualquer área, um local propício para encontros de negócios já cria a atmosfera necessária para parcerias e trocas profissionais.

Além disso, o fato de não se estar trabalhando junto, disputando cargos, ou na presença de uma hierarquia institucional faz com que as pessoas ajam naturalmente, potencializando, assim, suas capacidades e permitindo um maior desenvolvimento.

Conhece esse tema? Deixe aqui um comentário e dê sua opinião sobre locais para cursos de capacitação!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This