6 dicas de como melhorar a qualidade no atendimento ao cliente

6 dicas de como melhorar a qualidade no atendimento ao cliente
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Melhorar a qualidade no atendimento ao cliente é essencial para que seu negócio consiga manter um número de vendas atrativo. Com produtos e serviços cada vez mais parecidos no mercado, é justamente o atendimento que faz toda a diferença na decisão de compra do consumidor.

O público está cada vez mais exigente: ele tem o poder de escolha nas mãos. Se uma pessoa entra em um estabelecimento e não gosta do atendimento, ela simplesmente vai procurar outro. Simples assim!

Mas não é só isso! Se um cliente é mal atendido, muitas vezes, ele coloca “a boca no trombone” e fala das experiências negativas que teve com a empresa que o atendeu. Em tempos de redes sociais, um simples comentário desfavorável pode viralizar e causar grandes prejuízos para a imagem da marca.

Quer saber como melhorar a qualidade no atendimento aos seus clientes? Então, continue a leitura deste post e veja algumas dicas sobre o assunto. 

1. Agilidade do atendimento

Ninguém gosta de entrar em uma loja e ficar esperando para ser atendido, principalmente quando há atendentes disponíveis. Quando isso acontece, o cliente simplesmente dá as costas e vai embora para comprar em outro lugar. 

Então, se você não quer perder clientes, preze pela agilidade no atendimento. É claro que não há necessidade de ficar atrás do freguês o tempo todo, mas assim que ele entrar na loja já deve ser abordado por algum atendente.

Caso ele peça para olhar algum produto específico, é importante que o atendente não demore para buscar o que foi pedido, pois isso também cansa o cliente.

2. Conheça a fundo o perfil do seu cliente

Qual o perfil dos clientes de seu negócio? Qual o sexo, a idade, a renda, a profissão e o estado civil deles? O que eles mais compram na sua empresa? Essas informações são importantes para que você consiga oferecer produtos adequados ao seu público-alvo.

Por exemplo: se você tem uma loja de sapatos e bolsas, e a maioria de suas clientes são de classe A e B, vale a pena investir mais em produtos de marcas renomadas, uma vez que esse público tem condições e se interessa por itens diferenciados.

Se o público-alvo da sua loja não encontrar o que necessita no seu estabelecimento, ele vai procurar em outro lugar. Portanto, a dica é fazer uma pesquisa para identificar o interesse de seus clientes antes de colocar novos itens à venda.

3. Ofereça treinamento para sua equipe

Uma equipe bem treinada é essencial para que sua empresa consiga excelência no atendimento. Imagine que um cliente entra na loja, procura por um produto e o atendente simplesmente não sabe que tem aquele item no estoque. O cliente sai sem comprar, e a empresa perde dinheiro.

coworking em BH

Atendentes mal treinados também têm dificuldade em contornar objeções e, consequentemente, perdem vendas com muita facilidade. Além disso, os funcionários de sua empresa devem conhecer a fundo os produtos comercializados, para que consigam tirar todas as dúvidas dos clientes.

4. Utilize a linguagem correta com cada tipo de cliente

As pessoas têm perfis diferentes e, por isso, não há como tratá-las da mesma forma. Claro que não estamos nos referindo a tratar as pessoas com diferença em relação à qualidade no atendimento e nem à educação, mas sim sobre conversar com elas de forma que entendam o que está sendo falado.

É muito comum que atendentes expliquem para clientes a funcionalidade de determinado produto de uma forma muito técnica. Nem sempre é uma boa alternativa, pois pessoas mais velhas, por exemplo, podem ter dificuldade em entender as novidades de certos produtos.

Vamos a um exemplo prático: um cliente idoso foi a uma loja para comprar um aparelho novo de celular. Pessoas com idade mais avançada têm dificuldade em lidar com tecnologia. Então, utilizar uma linguagem excessivamente técnica sobre aplicativos e pacotes de uso de dados pode não ajudar muito na estratégia de vendas.

O ideal é buscar a forma de falar que seja mais adequada para cada tipo de cliente. Essa é uma excelente estratégia para conquistar e fidelizar clientes.

5. Ofereça um atendimento humanizado

Embora seja comum ter um atendimento pela internet ou telefone mais robotizado, é corriqueiro que entremos em um estabelecimento e o atendente nem mesmo pergunte nosso nome. É bem provável que você mesmo já tenha passado por isso. Na maioria das vezes, o vendedor está tão focado em vender que esquece que o cliente é um ser humano.

Portanto, treine sua equipe para que ela pergunte o nome do cliente e o motivo daquela compra, por exemplo. Dessa forma, o consumidor será melhor atendido e terá suas necessidades sanadas. Vamos a um exemplo prático de como colocar essa ideia para funcionar. 

Voltemos à loja de calçados. Uma jovem senhora entra na loja procurando por sapatos. Em vez de somente mostrar o modelo que ela gostou, o atendente pode perguntar para qual ocasião ela precisa do calçado e questionar sobre a roupa escolhida para o evento. Assim, ele pode orientar a cliente sobre um calçado para combinar com seu traje.

6. Monitore as redes sociais da empresa

Você está seguro de que tem investido nas estratégias mais eficientes para oferecer a melhor qualidade no atendimento ao cliente, certo? Mas você já parou para observar o que seu público fala de sua marca nas redes sociais? Se não, está perdendo uma ótima oportunidade de conhecer melhor seu cliente e as necessidades dele.

Nesse contexto, as redes sociais desempenham um papel fundamental para monitorar a reputação de sua marca. Na página da empresa no Facebook, clientes falam sobre qualidades e problemas do atendimento. Colhendo essas informações, você é capaz de saber o que está dando certo ou errado em seu negócio e propor melhorias no atendimento.

O Facebook é somente um exemplo, pois o ideal é que sua empresa mantenha presença em diversos canais de comunicação on-line, desde que sejam utilizados pelo seu público. Para o monitoramento das redes, você pode contar com softwares específicos que ajudam a fazer esse trabalho.

Gostou do post de hoje? O que você anda fazendo para melhorar a qualidade no atendimento ao cliente em sua empresa? Quais estratégias estão dando certo? Conte para nós deixando seu comentário no post.

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This