A tendência de trabalhar em espaços compartilhados tem contagiado pessoas do mundo inteiro, e aqui no Brasil ela também está conquistando muitos empreendedores e startups — principalmente no atual cenário de crise, em que há uma necessidade ainda maior de reduzir os custos.
E se você realmente tem esse espírito empreendedor, sabe que crise nenhuma é motivo para ficar na defensiva. Ao contrário, esse é exatamente o momento de ser criativo para enfrentar os desafios e vencê-los.
E uma dessas maneiras criativas de driblar os altos custos é optar pelo escritório compartilhado, que vêm conquistando cada vez mais adeptos e é uma alternativa para quem quer ter um ambiente profissional para trabalhar, mas não tem capital para investir em uma sala comercial tradicional.
Com a nova tendência de aproveitar melhor os ambientes e otimizar recursos, os espaços compartilhados de trabalho nunca estiveram tão em alta. No entanto, vários empreendedores ainda têm um pé atrás em relação a esse novo modelo de escritório. Por isso, neste post vamos desvendar alguns mitos sobre coworking nos quais muitos ainda acreditam. Confira!
1. ESPAÇOS COMPARTILHADOS SÃO MENOS SEGUROS
Essa é uma das objeções que mais pesam na decisão de um empreendedor. Existe aquela sensação de que alugar uma sala comercial ou mesmo ficar em casa, no estilo home office, vai manter os seus equipamentos em segurança. Especialmente se você usa algo mais caro, como uma mesa digitalizadora ou um computador personalizado.
Mas o que muitas pessoas não percebem é que os escritórios compartilhados, hoje, são munidos de equipamentos de segurança, estacionamento, recepcionistas e o melhor: o valor desses serviços está incluso na diária. Ou seja: você não precisa pagar um condomínio caríssimo pelo mesmo serviço de qualidade.
2. OS EQUIPAMENTOS SÃO DE MÁ QUALIDADE
Existe aquela ideia antiga de que qualquer coisa que é compartilhada por muitas pessoas ou de caráter público é de má qualidade. Afinal, é de se esperar que haja mais pessoas aproveitando um benefício do que investindo em sua manutenção.
Na verdade, a qualidade dos equipamentos e do serviço de internet vai depender muito de lugar para lugar, então o melhor mesmo é pesquisar, conhecer alguns e avaliar cada detalhe antes de escolher sua estação de trabalho — algum, com certeza, vai lhe surpreender. Afinal, nenhum espaço compartilhado de trabalho se manteria por muito tempo se não oferecesse uma infraestrutura adequada.
3. ESCRITÓRIOS COMPARTILHADOS CUSTAM CARO
Este é de longe um dos maiores mitos em relação ao espaço compartilhado. Isso porque no escritório tradicional, além dos gastos com aluguel da sala e condomínio, você ainda precisaria ter capital para montá-lo, e aí entram na conta mobília, equipamentos, decoração, custos de manutenção etc.
Nos espaços compartilhados você já tem toda essa estrutura pronta, basta chegar com o seu computador. É possível ainda pagar de acordo com a frequência que pretende utilizar o local, por hora ou diária, o que deixa tudo ainda mais barato. Além disso, muitos escritórios compartilhados têm o serviço de escritório virtual, que consiste em usar o endereço da empresa para receber correspondências e telefonemas.
4. NÃO VOU USAR TUDO O QUE TENHO À DISPOSIÇÃO
Outra objeção comum contra esse tipo de investimento é que, ao pagar uma diária por um local com vários recursos, como estúdio, salas de reunião e afins, você terá que pagar por cada um desses recursos, mesmo que passe muito tempo sem usá-los. Mais uma vez, isso dependerá do local, já que cada um pode fazer a cobrança de forma diferente.
Em um ambiente de escritório compartilhado você não precisa pagar adiantado por nada mais do que o espaço da mesa que alugou. Antes de alugar a sua estação, você verá exatamente o que está incluso nas suas taxas — muitos lugares, por sinal, têm planos pensando exatamente na necessidade de cada empreendedor e cada tipo de empresa.
5. ESPAÇOS COMPARTILHADOS DE TRABALHO SÃO BARULHENTOS
Quem já trabalhou em um escritório bem movimentado sabe bem da dificuldade em se manter concentrado quando há muito barulho ao redor. Por isso mesmo alguns profissionais optam pelo modelo Home Office ou por um escritório individual. Porém, isso não significa que a sua estação de trabalho em um ambiente de coworking terá esse problema.
Na realidade, é bem comum que haja regras de convivência bem rígidas, as quais podem até fazer parte do contrato na hora reservar o espaço. Pense que os outros profissionais que atuam no mesmo local também estão procurando um ambiente tranquilo para poderem se dedicar às suas tarefas, não alugando uma mesa de bar para bater papo.
6. COMPROMETEM A IMAGEM DO SEU NEGÓCIO
Para muitos empreendedores, a imagem de uma empresa com um escritório próprio, desde a recepção até o RH, é praticamente sagrada. E tudo que desvia disso poderia prejudicar a sua imagem para o público geral. Porém, isso não poderia estar mais distante da verdade, especialmente nos dias de hoje.
A maioria dos clientes atualmente não tem o mesmo apego a esse tipo de estrutura, então não causa uma má impressão. Na verdade, é muito mais positivo recebê-los em uma sala de reunião em um espaço compartilhado do que em um local público, onde há mais barulho ambiente e menos recursos.
7. HÁ MAIS DISTRAÇÕES EM ESPAÇOS COMPARTILHADOS
Sem dúvida, um dos maiores mitos sobre esses espaços é a sua influência na produtividade. Mais especificamente, como a presença de várias pessoas ao redor pode comprometer seu rendimento no dia a dia.
De fato, há mais oportunidades para ter conversas com as pessoas ao redor, especialmente com profissionais diferentes comparecendo a cada dia. Porém, isso não tem nenhum peso real no seu desempenho de trabalho. Na verdade, ter uma mesa em um ambiente de coworking pode ser ótimo para a sua produtividade, já que permite uma melhor separação entre o seu trabalho e a sua casa.
A realidade é que, independentemente do local, qualquer problema de procrastinação dependerá de você. Se os espaços compartilhados não tiveram um efeito positivo em seu trabalho, então é uma questão da sua compatibilidade e do seu ambiente ideal.
Agora que você desvendou os maiores mitos sobre espaços compartilhados de trabalho, pode deixá-los de lado e tomar a melhor decisão para prosseguir em sua carreira. A longo prazo, esse será uma excelente investimento para o seu escritório.
E se você quiser conhecer um excelente escritório compartilhado de perto, entre em contato com a Synergyco e agende uma visita!