Muitos empresários não sabem ao certo como fazer gestão financeira. Outros não entendem sua real importância para a empresa. Mas o fato é que se trata de um processo fundamental, que visa garantir a segurança dos recursos da instituição.
Uma boa gestão financeira consiste em planejar, analisar e registrar cada movimento que envolve os recursos da empresa. Dessa forma, é possível manter o controle e trabalhar em busca de melhorar a parte financeira.
Não realizá-la, coloca a instituição sob um risco maior de prejuízos ou estagnação. Entretanto, se você até entende essa importância, mas não sabe bem por onde começar, listamos abaixo algumas dicas para fazer uma boa gestão financeira. Confira!
Utilize ferramentas específicas
Se você quer fazer corretamente a gestão financeira da sua empresa, deve usar ferramentas específicas para tal. O fluxo de caixa é um bom exemplo disso.
A partir dele, é possível entender cada transação que é realizada na empresa. Ele permite também detectar se há alguma dúvida sobre valor de entrada ou saída e corrigir imperfeições ao longo do caminho.
Conte com a tecnologia
Hoje em dia, existem no mercado diversos softwares que podem ajudar a gerir os diferentes departamentos da empresa. Para o setor financeiro, existem opções que permitem integrar dados também com outros setores.
Isso dá uma visão mais ampla da instituição. Visualizar as partes separadamente é um grande erro, pois apenas um departamento que está “aparentemente bem” pode não refletir a situação geral da instituição.
O ideal é optar por softwares integrados que proporcionam essa visão e acompanhar para que não haja erros na inserção de dados.
Faça um planejamento
Uma empresa não pode pensar somente no presente, em especial no que diz respeito às finanças. É necessário planejar sempre. Ter uma perspectiva dos possíveis investimentos e ganhos futuros permite preparar-se para o que está por vir.
É claro que todos nós estamos sujeitos a imprevistos ou custos de emergência. Entretanto, planejar cada passo futuro permite que você nunca seja “pego de surpresa” e precise fazer malabarismos com o orçamento para solucionar alguma situação.
Mantenha tudo organizado
A organização é a grande aliada de um bom gestor financeiro. As contas a pagar e receber devem ser todas registradas no sistema. Também é importante, caso haja a opção, configurar lembretes na data do vencimento.
Isso evita que deixe atrase uma conta por simples distração, ou deixe de cobrar algum cliente que está com boleto atrasado. Por mais simples que pareça, ambos os eventos podem influenciar no fluxo financeiro da sua empresa.
Agora que você já entendeu um pouco sobre como fazer gestão financeira, chegou a hora de colocar esses conhecimentos em prática. Saber o que acontece na empresa é importantíssimo. Por mais absurdo que pareça, alguns gestores não têm essa consciência.
A partir daí, é possível tomar decisões acertadas, que se transformarão em ações que visam corrigir problemas e potencializar o que já vem trazendo resultados.
Se este post foi útil para você, leia também sobre a gestão de projetos. Afinal, não são só as finanças que merecem atenção, não é mesmo?