Palestras de sucesso: 5 pontos que todo palestrante deve saber

Palestras de sucesso: 5 pontos que todo palestrante deve saber
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Ministrar palestras de sucesso é o sonho de muitos profissionais. Isso porque driblar o nervosismo e manter o público atento ao que falamos, nem sempre é tão fácil quanto parece.

Muitas pessoas, embora competentes em sua função, acabam gaguejando e expondo ideias que parecem não ficar claras quando se veem diante de uma plateia. E isso é natural. Afinal, falar com o público, definitivamente, não é a mesma coisa que ter uma conversa com pessoas da sua equipe, ou mesmo com seu chefe.

Entretanto, existem algumas medidas que podem ser tomadas a fim de tornar o discurso mais claro, conciso e agradável. Para ajudá-lo, listamos abaixo algumas dicas. Confira!

1. Mantenha o foco

O primeiro passo antes de preparar uma palestra é saber quem será o público. É claro que não é possível fugir ao tema, mas conhecer o perfil de seus ouvintes ajudará a definir qual será o foco da oratória.

Caso contrário, você corre o risco de despertar desinteresse logo nas primeiras frases. Daí em diante, ainda que você fale algo que seria “interessante” para essas pessoas, será difícil trazê-las de volta às suas palavras.

2. Escolha bem a sua área de atuação

Se nem você mesmo gosta do tema que vai abordar, o que o leva a acreditar que o público gostaria? É claro que o trabalho visa garantir os meios necessários para nossa sobrevivência, mas ele também deve trazer prazer.

Se não for assim, a rotina se torna maçante e, acredite, um palestrante que está insatisfeito com sua vida profissional, certamente não conseguirá transmitir mensagens positivas aos seus ouvintes, seja qual for o tema.

coworking em BH

3. Saiba do que está falando

Além da paixão pelo trabalho, conhecimento é fundamental. Para convencer o público de algo, você precisa entender e acreditar no que está falando. Por isso, busque sempre se aprimorar profissionalmente.

Durante ou ao final da palestra, também pode ser que surjam dúvidas da parte dos ouvintes e não saber responder sobre questões básicas, relacionadas aos tópicos expostos, pode prejudicar sua imagem profissional.

4. Planeje seu tempo

Ainda que você esteja no local do evento com uma hora de antecedência, entenda que ele está sujeito a atrasos. Na maior parte das vezes, evitá-los está fora do seu alcance, e o que resta é se adptar a eles.

Para isso, além de reservar um tempo determinado para cada abordagem durante a explanação, você precisa contar com uma margem de “erro”. Guardar estratégias para abreviar algumas partes, caso necessário, é fundamental.

5. Ofereça um diferencial ao público

Seu público certamente já frequentou dezenas de palestras ao longo da vida. É por isso que você precisa garantir que a sua não será apenas “mais uma”. Muito mais que um discurso falado, você precisa entregar às pessoas algum conteúdo relevante.

As informações expostas devem fazer a diferença em alguma área da vida da plateia. Além disso, é importante criar empatia e um relacionamento com ela, logo nos primeiros momentos de contato.

Percebeu como estar apto a ministrar palestras de sucesso envolve diversos quesitos, mas tudo é questão de uma boa preparação?

Se este post foi útil para você, assine a nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos sobre o assunto!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This