Os 5 hábitos indispensáveis para ser um empreendedor de sucesso

Os 5 hábitos indispensáveis para ser um empreendedor de sucesso
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Do ponto de vista técnico, para ter sucesso em um empreendimento é necessário somente ter mais ativos do que passivos, e assim garantir a taxa de lucro da empresa. Na prática, chegar a resultados satisfatórios é algo muito mais complexo. Isso fica muito claro no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen Covey.

Um empreendedor de sucesso precisa reunir uma série de características que fazem com que ele tome as decisões mais acertadas, corra menores riscos e consiga progredir constantemente. São os hábitos que grandes nomes como Steve Jobs, Fred Smith e Jeff Bezos têm em comum.

Quer saber quais são esses hábitos? Então confira o post que preparamos!

1. Criatividade diária

Quer ter uma grande ideia de negócio? Experimente começar por pequenas ideias. A prática pode levá-lo à perfeição.

Estamos o tempo todo diante de oportunidades que não percebemos, mas acredite: é possível enxergar o que ninguém vê. A dica é não se concentrar nas soluções. Crie o hábito de mirar nos problemas. Procure compreender as coisas e deixe as ideias surgirem naturalmente em sua cabeça.

2. Práticas saudáveis

Se você ficar muito focado no trabalho, pode ter uma sobrecarga e se tornar improdutivo. Saiba que grandes nomes do empreendedorismo brasileiro têm no começo do dia a solução para evitar essa estafa.

Isso faz todo o sentido, pois quando você começa o dia se energizando, quebra a rotina pesada e consegue atravessar com maior tranquilidade as próximas horas de trabalho. Por isso, pratique meditação, exercite-se, leia coisas prazerosas.

A ideia é que você comece o dia com o pé direito e tenha um dia melhor de trabalho.

coworking em BH

3. Desenvolvimento da capacidade analítica

Enquanto empreendedor suas responsabilidades são diferentes das de um colaborador comum. É preciso desenvolver capacidade analítica para lidar com as situações de maneira mais criteriosa.

Isso pode ser desenvolvido no dia a dia quando você adquire o hábito de considerar outros pontos de vista. Saber ouvir é tão ou mais importante do que ter boas ideias.

Por isso, tenha sempre ao seu lado pessoas que possam contribuir com visões diferentes das suas e saiba considerá-las diante de qualquer situação. Mas lembre-se: a decisão final é sua, por isso, tenha bom senso.

4. Criação de um diário de aprendizado

Não desperdice o que passa pela sua cabeça. Muitas vezes as ideias surgem, mas diante de tantos compromissos deixamos elas irem embora, por isso, crie o hábito de anotar tudo. Você pode ter consigo um caderninho ou, até mesmo, aplicativos como o Evernote para facilitar esse processo.

Outra dica é criar um horário no dia para escrever o que aprendeu no período anterior. Neste caso você pode reservar um período entre 15 e 20 minutos de manhã, por exemplo, para relembrar os aprendizados do dia anterior e assim refletir melhor sobre eles.

5. Busca constante por informação

Não cometa o erro de ficar focado somente em sua atividade. É preciso estar sempre aberto ao que acontece ao seu redor. Por isso, ter o hábito de estudar, seja por meio de livros, revistas ou, até mesmo, vídeos na internet, é fundamental para quem pretende se manter atualizado.

Hoje, as empresas que mais vendem fotografias digitais no mundo não são as que inventaram essa tecnologia, mas sim as que melhor se adaptaram a ela. Por outro lado, a Kodak, responsável pela inovação, hoje apresenta dificuldades por não ter acompanhado a evolução do mercado.

Esteja sempre atento e tenha vontade de aprender com os outros para ser um empreendedor de sucesso.

Não deixe de acessar as redes sociais da SYNERGYCO EXECUTIVE OFFICES!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This