Autoavaliação de desempenho: o que é e para que serve?

Autoavaliação de desempenho: o que é e para que serve?
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Para crescer em qualquer carreira, é necessário não só bastante esforço, mas também reflexão. Entender quais são seus pontos fortes e fracos, quais erros foram cometidos ao longo do caminho e como você pode corrigi-los. E uma das melhores ferramentas para isso é a autoavaliação de desempenho.

Independentemente de qual seja a tarefa ou projeto na qual você participa, fazer essa autoavaliação é fundamental para manter e aprimorar seu desempenho. E como é um processo individual, você não pode começar a fazê-lo por conta própria.

Acompanhe e entenda melhor o que é a autoavaliação de desempenho, suas vantagens e como fazer a sua.

O que é uma autoavaliação de desempenho?

Trata-se de um processo de avaliação em que o próprio profissional analisa seus resultados. Em outras palavras, você toma nota do seu desempenho, mensura suas próprias habilidades e define o que deve ser feito para se aprimorar.

Quais são seus benefícios?

Dedicar algum tempo à autoavaliação de desempenho pode trazer vários benefícios para o seu trabalho. Confira abaixo os principais exemplos.

Identificar pontos de melhoria

Uma das principais funções da autoavaliação é tomar nota do seu desempenho e ver onde ele pode ser aprimorado. Ao identificar com mais clareza quais são suas falhas, você tem a melhor oportunidade para lidar com elas e melhorar a sua rotina de trabalho.

Esclarecer suas melhores qualidades

Focar só no negativo também é um erro comum nas avaliações. É igualmente importante esclarecer seus pontos fortes e como eles podem ser aplicados de forma estratégica para alcançar melhores resultados no futuro.

coworking em BH

Definir suas prioridades

Mais importante que a análise pessoal, a autoavaliação de desempenho deve ser usada para estabelecer quais habilidades devem ser trabalhadas primeiro, como networking, por exemplo. Assim, você consegue extrair o melhor retorno possível em relação ao tempo investido.

Como fazer uma autoavaliação de desempenho?

O processo de autoavaliação pode ser tão simples ou complexo quanto você achar que é necessário. Em todo caso, há alguns passos que você deve usar para se orientar. Veja aqui quais são.

Escolha um método de autoavaliação

Antes de começar, você precisa definir um método claro para avaliar sua produtividade. Sem um procedimento bem claro, é mais difícil comparar os resultados ao longo do tempo, além de deixar a sua autoavaliação muito subjetiva.

Liste tanto os pontos positivos quanto os negativos

Como já mencionamos, é um erro bem comum na autoavaliação focar apenas nos pontos negativos. Mas também é comum focar nos positivos e se esquecer do objetivo desse processo. Destaque tanto os seus pontos de melhoria quanto aqueles que você deve apenas manter.

Use indicadores mensuráveis

Ter métricas claras é a melhor forma de conseguir uma avaliação objetiva. Isso dá informações mais úteis do que alguns comentários subjetivos sobre seu trabalho.

Com essas dicas, você já pode iniciar sua própria autoavaliação de desempenho. Pode ser difícil no começo, mas logo você vai se acostumar a medir seus resultados e usar esses dados para traçar suas próprias metas de aprimoramento!

Quer continuar acumulando mais conhecimento e melhorando seu desempenho profissional? Então assine nossa newsletter e receba nossos melhores conteúdos em primeira mão.

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This