Já parou para pensar na importância do networking? Saiba mais sobre o assunto!

Já parou para pensar na importância do networking? Saiba mais sobre o assunto!
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

A importância do networking tem ficado cada vez mais evidente nos últimos anos. Uma rede de contatos pode alavancar a carreira e proporcionar muitas oportunidades. Afinal, a conexão com outras pessoas sempre foi um aspecto central da vida em sociedade e, principalmente, do mercado de trabalho.

Networking significa nada menos que a rede profissional: conexões criadas com outras pessoas que podem agregar valor à sua carreira. No entanto, muita gente ainda não sabe por que essa prática é relevante nem como adotá-la no dia a dia. 

Neste artigo, queremos ajudar você a compreender o que é networking e como fazê-lo eficientemente. Continue lendo e confira!

Qual é a importância do networking?

A importância do networking está relacionada ao compartilhamento de valor entre as pessoas na forma de conhecimento e oportunidades. Por isso, são relações profissionais mutuamente benéficas, que influenciam o sucesso das carreiras e dos negócios.

É fundamental desmistificar a prática de fazer contatos como uma ação interesseira ou de bajulação. O interesse está no valor que uma parte pode gerar para outra, facilitando o alcance dos resultados por meio da colaboração.

Quais são as oportunidades e vantagens do networking?

Tais relações também geram inspiração mútua e podem abrir portas ao longo da trajetória.

É um processo central de aprendizado e desenvolvimento profissional, relacionado ao aprendizado com os colegas e mentores ao longo da carreira, recebendo apoio e feedback para melhorar a performance.

Receber feedbacks

Os feedbacks são uma forma de aprendizado com a experiência. Com networking, muitas vezes as pessoas acessam profissionais mais experientes e com conhecimento para fazer uma avaliação adequada de projetos, tarefas, ideias etc. Logo, é evoluir corrigindo erros e tendo reconhecimento dos acertos.

Conquistar oportunidades

As redes de contato nos colocam no radar das oportunidades. É que, quando buscamos pessoas para delegar tarefas, participar de projetos, indicar para vagas de trabalho, naturalmente quem faz parte do networking ganha a frente.

Firmar parcerias

A importância do networking também é vista para quem concede as oportunidades. Nem sempre é fácil encontrar as pessoas certas para realizar indicações, e a construção da rede de contatos faz esse papel.

Aproximar-se de pessoas-chave

O networking pode ser, ainda, um passo para conhecer pessoas que serão importantes no futuro profissional. Um exemplo são as posições de liderança em que pode ser mais fácil conhecer um membro da equipe e ser apresentado a quem exerce um cargo relevante, em comparação com fazer o contato diretamente.

Quais são as principais estratégias?

Agora que você sabe a importância do networking, que tal descobrir como adotar essa prática? É preciso trabalhar a timidez e gerenciar o orgulho, dispondo-se a conhecer pessoas e criar laços. Veja algumas dicas.

Participe de eventos da sua área

Os eventos corporativos e os cursos de atualização são excelentes espaços para iniciar novas conexões. Afinal, você conhecerá outros profissionais que estão em níveis similares ao seu e, além disso, receberá a experiência de professores e palestrantes, que também podem se tornar contatos.

Nesses eventos, mostre abertura à conversa e simpatia, assim, outras pessoas podem ter maior interesse em trocar experiências com você e desenvolver uma relação posterior.

Aproveite as redes sociais profissionais

As redes sociais são ambientes naturais de conexão e, principalmente no caso do LinkedIn, fornecem várias possibilidades de networking. Ao compartilhar suas experiências, você chama a atenção de outros profissionais e pode, até mesmo, ajudá-los em seus desafios.

coworking em BH

Além disso, interagir nas publicações de outras pessoas é uma forma sadia de iniciar conversas e criar vínculos no mercado de trabalho.

Produza conteúdo online

A produção de conteúdo nas redes sociais é uma forma de construir autoridade e estar no radar das pessoas. Além disso, em muitos casos, a relação com pessoas-chave pode começar de maneira espontânea, como um comentário em postagens ou mensagem privada nas próprias redes.

Trabalhe em espaços compartilhados

Mais uma dica para fazer networking é trabalhar em espaços compartilhados como os coworkings. Com a popularização do trabalho remoto, você pode atuar diretamente em um ambiente mais diverso, com outros profissionais.

Essa interação entre pessoas de setores distintos gera grandes oportunidades de trocar experiências, ampliar conhecimentos e criar conexões que podem se tornar grandes oportunidades.

Mantenha contato

O networking pode ser comparado com uma espiral. Começamos pelas pessoas mais próximas, como amigos, colegas de trabalho e frequentadores dos mesmos ambientes.

Depois, o círculo se expande para os conhecidos dessas pessoas. Então, alcançamos o ciclo maior, que é ser reconhecido no mercado com uma rede abrangente.

Por isso, se você não conseguir manter relacionamentos no ciclo mais próximo, o networking ficará muito dependente de uma ação pontual, como encontrar uma pessoa em um evento ou curso de capacitação. 

Como manter o networking:

  • participar ativamente dos grupos;
  • produza conteúdo nas redes sociais;
  • compartilhar informações relevantes;
  • cuidar da excelência das entregas;
  • investir no marketing pessoal.

Como fazer networking na prática?

As estratégias para fazer networking dizem respeito a estar em contato com as pessoas relevantes para construir relações. Ao chegar lá, alguns cuidados são essenciais.

Tenha seus dados a mão

Um primeiro passo é ter um jeito fácil de compartilhar seus dados de contato. Mesmo que o contato possa acontecer pelos meios digitais, é importante ter os cartões de visita à mão para interações em que não haja tempo ou disponibilidade para anotar o número.

Elogie sem parecer um bajulador

Os elogios são uma ferramenta relevante para construir networking tanto no dia a dia com colegas como em eventos ou palestras. Uma dica é descrever uma situação na qual a pessoa esteve envolvida e elogiar as competências utilizadas para resolver o problema. 

Por exemplo, se você disser a um colega que determinado trabalho era difícil e exigia uma excelente liderança, a pessoa se sentirá elogiada enquanto líder. Porém, a atitude não será vista como bajulação.

Pesquise sobre as pessoas

Ao fazer networking, é importante estar inteirado sobre quais são as atividades em que a pessoa está envolvida. Isso dará elementos para você participar mais ativamente da conversa e iniciar a construção de vínculos. 

Planeje um pitch de elevador

O pitch de elevador é uma apresentação rápida que duraria o tempo em que você encontrou uma pessoa no elevador. É importante desenvolver essa apresentação sobre si, assim como sobre seus projetos, empreendimentos, produtos e serviços.

Crie rapport

O rapport é a construção de uma relação de confiança. Escutar ativamente, identificar interesses em comum, usar uma linguagem corporal que espelha as atitudes do outro são exemplos de comportamentos que podem gerar essa conexão.

Não se torne inconveniente

Um último ponto é não evitar os erros que tornam a pessoa inconveniente e criam distanciamento com outros profissionais.

Erros mais comuns:

  • querer apenas se beneficiar, sem contribuir com os contatos;
  • fazer pedidos em um momento inicial do relacionamento;
  • não entender os limites e espaços de cada pessoa;
  • não manter contato ou dar retorno;
  • cometer erros de comunicação, como e-mails longos e confusos.

Em resumo, se você está buscando uma recolocação profissional, uma transição de carreira ou, até mesmo, uma boa troca de conhecimentos, saber a importância do networking é fundamental. Essa prática pode trazer chances não só de fazer um novo negócio, mas também de criar laços valiosos para a sua vida profissional e pessoal.

Quer ficar por dentro de mais dicas de desenvolvimento profissional? Curta a página da Synergico no Facebook!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This