Já parou para pensar na importância do networking? Saiba mais sobre o assunto!

Já parou para pensar na importância do networking? Saiba mais sobre o assunto!

Se conectar com outras pessoas sempre foi um aspecto central da vida em sociedade e, principalmente, do mercado de trabalho. Nos últimos anos, a importância do networking tem ficado cada vez mais evidente, já que uma rede de contatos pode alavancar a carreira e proporcionar muitas oportunidades.

No entanto, muita gente ainda não entende por que motivo essa prática é relevante ou não sabe como adotá-la no dia a dia. Neste artigo, queremos ajudar você a compreender o que é networking e como fazê-lo de forma eficiente. Continue lendo e confira.

Qual é a importância do networking?

O termo networking significa nada menos que rede profissional, ou seja, conexões criadas com outras pessoas que podem agregar valor à sua jornada na área em que atua. Entretanto, é fundamental desmistificar a prática de fazer contatos como uma ação interesseira ou de bajulação.

A importância do networking é central no processo de aprendizado e desenvolvimento de um profissional, já que ele passa a aprender com os colegas e receber apoio e feedback para melhorar a performance. Essas relações também geram inspiração mútua e podem abrir portas ao longo da trajetória.

Como fazer networking na prática?

Agora que você sabe a importância do networking, que tal descobrir como adotar essa prática? É preciso deixar a timidez e o orgulho de lado, dispondo-se a conhecer pessoas e criar laços. Veja algumas dicas.

Participe de eventos da sua área

Os eventos corporativos e os cursos de atualização são excelentes espaços para iniciar novas conexões. Afinal, você vai conhecer outros profissionais que estão em níveis similares ao seu e, além disso, vai receber a experiência de professores e palestrantes, que também podem se tornar contatos.

Nesses eventos, mostre abertura à conversa e simpatia, assim, outras pessoas podem ter maior interesse em trocar experiências com você e desenvolver uma relação posterior.

Aproveite redes sociais profissionais

As redes sociais são ambientes naturais de conexão e, principalmente no caso do LinkedIn, fornecem várias possibilidades de networking. Ao compartilhar suas experiências, você chama a atenção de outros profissionais e pode, até mesmo, ajudá-los em seus desafios.

Além disso, interagir nas publicações de outras pessoas é uma forma sadia de iniciar conversas e criar vínculos no mercado de trabalho.

Trabalhe em espaços compartilhados

Mais uma dica para fazer networking é trabalhar em espaços compartilhados como os coworkings. Com a popularização do trabalho remoto, você pode atuar diretamente de um ambiente mais diverso, com outros profissionais.

Essa interação entre pessoas de setores distintos gera grandes oportunidades de trocar experiências, ampliar conhecimentos e criar conexões que podem se tornar grandes oportunidades.

Se você está buscando uma recolocação profissional, uma transição de carreira ou, até mesmo, uma boa troca de conhecimentos, saber a importância do networking é fundamental. Essa prática pode trazer chances não só de fazer um novo negócio, mas também de criar laços valiosos para sua vida profissional e pessoal.

Quer ficar por dentro de mais dicas de desenvolvimento profissional? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em seu e-mail.

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente