5 técnicas de brainstorming para usar com a equipe

5 técnicas de brainstorming para usar com a equipe
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Criatividade é um recurso muito importante no trabalho, tanto quanto expertise em sua área de conhecimento. As melhores oportunidades, muitas vezes, só são encontradas quando você tenta observar o mesmo cenário de um novo ângulo. Por isso que muitos negócios se dedicam a promover a imaginação e inovação por meio do brainstorming na equipe.

A “tempestade cerebral”, como também pode ser chamada, é uma reunião na qual o time coloca na mesa todo tipo de ideia, sem rejeitar nenhuma sugestão, inicialmente. A intenção é levantar o máximo possível de questionamentos e pensar em possibilidades. Depois do brainstorming, aí sim, todos começam a analisar as sugestões até filtrar as ideias mais promissoras.

Claro, não é tão fácil assim disparar essas discussões. Criatividade é também uma habilidade que exige exercício e método. Pensando nisso, trouxemos algumas das melhores técnicas de brainstorming para equipe que você pode começar a usar. Confira.

1. Brainwriting

Uma coisa que impede várias ideias de serem compartilhadas com a equipe é o medo de repreensão. Mesmo que nenhuma sugestão seja rejeitada de cara, o julgamento não é algo tão fácil de evitar.

Uma forma de minimizar isso é o brainwriting, em que todos escrevem suas ideias em cartões anônimos e cada um é lido aleatoriamente. Com isso, todos têm uma chance de se expressar, mesmo que pareça uma ideia ruim ou impopular.

2. Mind Mapping

Novas ideias raramente vêm “do nada”. O mais comum é que conceitos antigos sejam associados entre si, mas sob uma nova ótica.

O Mind Mapping é uma técnica de brainstorming que ajuda bastante nesse ponto. Nela, você cria um mapa mental, partindo de uma ideia central e marcando outros conceitos associados. Por ser uma ferramenta visual, ele ajuda bastante na hora de explicar e exemplificar essas relações.

coworking em BH

3. Pensamento Lateral

O termo pode parecer estranho, mas você já deve ter visto ele aplicado em algum lugar. Em essência, consiste em abordar um problema de forma não convencional, propositalmente rejeitando as respostas óbvias. A ideia é encontrar novas soluções para questões já estabelecidas.

Tem um exercício que exemplifica bem isso: escolha uma palavra aleatória no dicionário e peça a todos para escreverem ideias a partir dessa palavra. Você vai se surpreender com a variedade de respostas para o mesmo conceito inicial.

4. Starbusting

Essa técnica de brainstorming para equipes tem um nome peculiar, mas bem ilustrativo. Primeiro, desenhe uma estrela com seis pontas. No centro, você escreve o problema ou questão com o qual está lidando.

Em cada ponta, você escreve as seguintes perguntas: o quê? Quem? Onde? Quanto? Como? Por quê? O objetivo é responder cada uma delas no final da reunião.

5. Swot

A matriz Swot é uma ferramenta útil em vários contextos, especialmente, no planejamento e análise da equipe. Ela consiste em quatro campos: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Ao preencher esses campos, você encontra aspectos do seu trabalho e do mercado no geral que podem ser explorados ou com os quais você precisa lidar antes do seu crescimento.

Aplicar estas técnicas de brainstorming para equipe faz toda a diferença na sua produtividade e criatividade. Boa imaginação é fundamental para identificar oportunidades e promover o seu crescimento.

Quer dar o próximo passo? Então, veja também nossas dicas para melhorar a produtividade da equipe, agora mesmo!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This