Como otimizar a gestão de projetos na minha empresa?

Como otimizar a gestão de projetos na minha empresa?
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Os projetos são responsáveis por desenvolver e implantar inovações dentro de qualquer empresa. Por isso, essa área específica de conhecimento tem ganhado muita atenção por parte dos profissionais interessados, especialmente empreendedores e empresários que buscam o sucesso de suas empresas por meio da gestão de projetos.

Para que a inovação e concepção de novas ideias sejam eficientes e tragam os resultados desejados, é preciso estar atento para otimizar a gestão de projetos da empresa. Pensando nisso, separamos neste post algumas dicas essenciais para impulsionar os projetos da sua empresa! Vamos conferir?

Adote a visão de liderança

Em geral, os projetos são métodos desenvolvidos para que ideias possam ser postas em prática. Para isso são necessários vários recursos e esforços, envolvendo pessoas, dinheiro e tempo, por exemplo. Nesse quesito, existe uma grande diferença nos resultados atingidos em função do posicionamento adotado pelo gestor de projetos.

Existem, basicamente, dois comportamentos diferentes no que tange à gestão das equipes de projeto, um deles como chefe e o outro como líder:

  • o chefe é tido como uma figura autoritária, que administra a equipe a partir do medo ou imposição, dando ordens e pressionando os resultados profissionais com base em metas;
  • o líder é um colaborador do projeto, que motiva a equipe e a orienta para os melhores resultados, estabelecendo uma relação de confiança.

Uma boa liderança pode ser desenvolvida com o tempo, por meio de palestras ou treinamentos. O resultado são impactos bastante perceptíveis no clima organizacional e no desempenho das equipes.

Considere a abordagem do coaching

Os fatores de motivação e propósito são dois dos principais focos do coaching, tornando essa uma ótima opção para quem deseja otimizar os resultados das equipes de gestão de projetos. As ações desenvolvidas pelo coaching podem estimular comprometimento, responsabilidade e proatividade de cada profissional.

Para isso, existem cursos de coaching especificamente voltados para as lideranças, disponibilizando técnicas para serem utilizadas no dia a dia das equipes.

coworking em BH

Avalie a possibilidade de realizar outsourcing

Outsourcing é um termo utilizado para definir a terceirização de serviços, muito útil para otimizar a gestão de projetos empresariais. Isso se deve ao fato de que terceirizar determinados serviços pode garantir ao projeto maior expertise agregado em áreas específicas, além de possibilitar o foco da gestão no core business.

Logo, é possível destacar que essa prática otimiza o tempo e os esforços despendidos pela equipe do projeto e, de quebra, possibilita uma melhor qualidade da entrega final.

Utilize ferramentas de gestão de projetos

A tecnologia disponibiliza uma série de ferramentas que servem para agilizar os processos, auxiliar na organização dos projetos, facilitar a comunicação e, claro, aumentar a produtividade da equipe! Portanto, não existe um único motivo para não considerar a adoção de ferramentas que podem otimizar a gestão de projetos.

Seja para automatizar alguns processos ou simplesmente dar mais agilidade ao projeto, abaixo seguem algumas sugestões que você pode experimentar:

  • organize e armazene todos os documentos e conteúdos numa base única de dados;
  • adote um painel de controle no qual você possa acompanhar todas as etapas do projeto;
  • invista em um ambiente virtual integrado para interagir com sua equipe, fornecedores e parceiros;
  • ordene as ideias do projeto em mapas mentais, mais fáceis de serem interpretados;
  • utilize um sistema de comunicação integrado, simples e ágil.

Realize reuniões de follow-up

As reuniões de follow-up são os acompanhamentos realizados para atualizar as equipes sobre o status do projeto. Para que ele atinja os resultados esperados, é necessário:

  • possuir um intervalo curto, de tal forma que permita intervenções a tempo, e longo o suficiente para que os profissionais tenham tempo de realizar sua entrega;
  • relacionar os itens de entrega com as metas definidas por período;
  • estimular a utilização de todos os recursos disponíveis;
  • abordar cada profissional de forma empática;
  • elogiar e cobrar tanto quanto for necessário;
  • oferecer suporte e orientação para as próximas etapas.

Com isso, a comunicação se torna mais clara e objetiva.

Uma gestão de projetos eficiente dá mais clareza à equipe e consistência ao projeto, conquistando a confiança de parceiros e fornecedores. Leia também o post Desenvolva seu projeto empresarial com esses 4 passos certeiros!

Além disso, se você gosta dos nossos conteúdos, não deixe de acessar as redes sociais da SYNERGYCO EXECUTIVE OFFICES!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This