Sustentabilidade empresarial: entenda a importância e como fazer da maneira correta

Sustentabilidade empresarial: entenda a importância e como fazer da maneira correta
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Aos poucos, a sustentabilidade empresarial está deixando de ser unicamente uma estratégia de marketing para as empresas. Isso porque é cada vez maior a preocupação geral com a preservação dos recursos naturais e o bem-estar social.

Mas você entende o conceito de sustentabilidade, além de seu impacto na sociedade e na economia do país?

Para saber mais sobre o assunto e entender como aplicar esse método na sua empresa, acompanhe o artigo.

O que é sustentabilidade empresarial?

É um conjunto de ações tomadas por uma empresa com o objetivo de crescer economicamente, causando o mínimo de agressão ao meio ambiente. Para ser considerada sustentável, ela deve adotar atitudes que colaborem com o desenvolvimento da sociedade.

Quais são as vantagens de aplicar o conceito?

As empresas que adotam a sustentabilidade têm uma imagem positiva frente aos consumidores. Pesquisas apontam que 82% dos brasileiros preferem marcas que se preocupam com a preservação do meio ambiente e com o bem-estar social. Ou seja, uma empresa tem muito a perder se não investir no desenvolvimento sustentável.

Além da percepção de mercado, uma vantagem de aplicar esse tipo de filosofia é que ela pode ocasionar uma redução de custos com medidas como reutilização de água, reciclagem e reaproveitamento de materiais.

Quais são os impactos para a sociedade e a economia do país?

Para que uma empresa seja produtiva e tenha lucros, precisa de recursos naturais. Portanto, é necessário tomar medidas para que eles não acabem, já que não são infinitos.

A má utilização das matérias-primas pode trazer danos irreversíveis ao meio ambiente e ainda prejudicar a vida e a saúde de milhares de pessoas.

coworking em BH

Como uma empresa pode se tornar sustentável?

Se você pensa que sustentabilidade empresarial é para grandes companhias ou demanda um investimento muito alto, está enganado. Empresas pequenas também devem adotar essa prática fazendo algumas mudanças. Confira as dicas:

1.Diminua o uso de copos descartáveis

Os artigos de plástico são responsáveis por grande parte do lixo da empresa. Eles demoram cerca de 200 a 400 anos para se decompor, por isso, evitar esse tipo de item é fundamental.

Uma ideia interessante é comprar canecas para os funcionários ou optar por copos recicláveis de papel, que são 100% biodegradáveis.

2. Economize água, papel e energia elétrica

É possível economizar água utilizando a fontes de reuso, como a chuva, e também comprando torneiras inteligentes, que diminuem o desperdício.

Os gastos com energia podem ser reduzidos com aparelhos de categoria A e com seu uso consciente. Um bom exemplo é incentivar que os funcionários apaguem as luzes quando saírem de uma sala que ficará vazia.

Já o uso de papel pode ser reduzido com medidas simples como imprimir apenas o necessário e utilizar sobras e como rascunho.

3. Incentive o transporte alternativo

Quase todo mundo tem seu próprio veículo. Para diminuir os impactos negativos da emissão de gases tóxicos, incentive seus colaboradores a irem ao local de trabalho de ônibus ou de bicicleta ou até mesmo de carona com um colega. É possível oferecer um bônus para quem adotar essa prática e, aos poucos, ela será comum.

Viu só? E lembre-se que essas são apenas algumas ideias que podem ser implantadas para garantir a sustentabilidade empresarial. Além dos benefícios para o meio ambiente e para a sociedade, seu negócio com certeza reduzirá custos e seus funcionários terão uma nova postura.

Precisa de dicas de como montar um plano de negócios eficiente? Então, baixe o e-book que preparamos sobre o assunto!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This