Afinal, como manter a concentração no trabalho?

Afinal, como manter a concentração no trabalho?
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Para pessoas que trabalham na frente do computador por várias horas, não é incomum ter alguns dias em que é mais difícil se concentrar. Mesmo os melhores profissionais podem ter problemas para cumprir certas tarefas. E isso não significa que lhes falta capacidade ou disciplina. É apenas uma questão de aprender como manter a concentração no trabalho.

Se você passa por esse tipo de dificuldade regularmente, saiba que lidar com ela é mais fácil do que parece. Para te ajudar com isso, separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar a se manter concentrado no trabalho durante o dia. Confira!

Estabeleça a prioridade das suas tarefas

Uma das coisas que mais causam distração ou procrastinação e atraso no trabalho é ter que parar várias vezes para decidir qual é a sua próxima tarefa. Além de reduzir o seu tempo produtivo, também aumenta as chances de que você pule entre uma tarefa e outra em vez de completá-las uma de cada vez.

Para evitar isso, o ideal é que você comece seu dia já sabendo quais tarefas devem ser priorizadas. Dessa forma, sempre que terminar uma delas, pode ir para a próxima sem demora.

Mantenha seu espaço organizado

como melhorar a concentração no trabalho

Trabalhar em um local bagunçado também faz muito mal para o seu foco. Não há como manter a concentração no trabalho se o ambiente está cheio de coisas espalhadas que competem pela sua atenção. E isso vale tanto para a sua mesa quanto para a área de trabalho do seu computador.

coworking em BH

Tirar algum tempo para colocar tudo em ordem antes de começar a trabalhar vai trazer bem mais produtividade a longo prazo. Se você tiver um método bem esclarecido para organizar o espaço, também terá menos problemas com bagunça no futuro.

Inclua pausas em sua rotina

Algumas pessoas acreditam que para ser mais produtivo basta trabalhar mais horas, especialmente profissionais autônomos. Porém, o que realmente acontece é que, devido à exaustão, você começa a se distrair muito facilmente. Incluir algumas pausas regulares em sua rotina de trabalho dá ao cérebro tempo para descansar e melhorar seu foco ao longo do dia.

Reduza o número de distrações

Claro que quando você está em hora de trabalho, não é ideal ter muitas coisas ao seu redor competindo pela sua atenção. Jogos, vídeos, pessoas conversando ou mesmo outras tarefas podem acabar completamente com o seu ritmo. Para manter a concentração no trabalho, o ideal é minimizar todos esses outros pontos de foco. Se algo te impede de prestar atenção na tarefa, é melhor remover do seu espaço.

Saiba quais tarefas delegar

Às vezes, o que te impede de cumprir uma tarefa é, na verdade, outra tarefa, mesmo que não seja algo urgente. Por isso que, mesmo para profissionais autônomos, vale a pena tentar delegar uma parte do seu trabalho. Coisas como gestão tributária, por exemplo, ficam mais fáceis na mão de um especialista do que nas suas.

Aprender como manter a concentração no trabalho é mais fácil do que aparenta, mas ainda exige algum empenho da sua parte. Buscar um bom ambiente de Coworking, por exemplo, pode fazer uma grande diferença.

Quer continuar melhorando o seu desempenho profissional? Então veja também o nosso artigo com ferramentas de produtividade que você pode usar.

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This