Conheça a importância do endereço fiscal para autônomos

Conheça a importância do endereço fiscal para autônomos
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Hoje em dia, é cada vez mais fácil começar o próprio negócio, graças ao maior acesso à informação, incentivos e tecnologia. Mesmo um profissional autônomo pode abrir um CNPJ e ser muito bem-sucedido. Porém, para poder aproveitar essa oportunidade, seu negócio precisa ter um endereço fiscal primeiro.

Para quem trabalha por conta própria, de casa, pensar em um endereço físico pode não ser uma prioridade. Porém, do ponto de vista fiscal, esse tipo de informação é indispensável. E, no fim das contas, esse registro também pode ser positivo para o seu negócio.

Acompanhe e entenda melhor a importância do endereço fiscal para profissionais autônomos.

O que é o endereço fiscal?

Quando você registra o CNPJ da sua empresa, precisa também registrar um endereço que será usado como referência fiscal. É para lá que serão enviados documentos e notificações referentes ao seu negócio.

Tenha em mente que o endereço fiscal não precisa ser o mesmo do seu endereço comercial. O primeiro é aquele que conta no seu CNPJ, enquanto o segundo é o espaço físico que você usa para receber clientes, cara a cara. Também é mais fácil mudar o seu ponto comercial do que atualizar seu endereço fiscal toda vez que mudar de localização.

Quais os benefícios de ter um endereço fiscal como profissional autônomo?

importância do endereço fiscal para empreendedores

coworking em BH

Apesar de parecer mais uma formalidade para alguns profissionais autônomos, ter um endereço específico em um CNPJ tem vários efeitos positivos em seu trabalho. Alguns dos principais deles estão a seguir.

Confiabilidade

Dependendo do tipo de serviço que um cliente busca, é importante conferir todos os detalhes da empresa ou do empreendedor, para garantir sua qualidade. E um dos fatores que podem ser observados é o seu registro no site da receita federal. Quando você opta por criar um endereço fiscal, também terá seus dados visíveis para o público, o que transmite mais confiança.

Formalização

Antes de registrar esse endereço, o seu negócio atua na informalidade. Por um lado, isso significa menos responsabilidades, mas diversos clientes exigem nota fiscal ao contratarem certos serviços. Se você não tiver um CNPJ formalizado, será mais difícil atrair clientes de alto valor.

Segurança

Para ter um CNPJ, é obrigatório fornecer um endereço de referência. Muitas pessoas usam seu endereço doméstico, mas isso também envolve outros riscos, já que os dados do seu negócio ficam expostos no site da receita federal. Utilizar um endereço diferente é mais seguro.

Por que usar um coworking como endereço fiscal?

Uma alternativa comum para quem não quer fornecer a própria casa como endereço fiscal, mas também não possui um escritório separado, é utilizar um espaço de coworking. Se você utiliza um lugar assim para trabalhar no dia a dia ou para receber clientes eventualmente, também pode usá-lo como referência em seu CNPJ. Algo que contribui com a sua imagem enquanto empreendedor.

Agora você entende melhor a importância do endereço fiscal para o profissional autônomo. Tirar ao menos um dia para registrar esses dados em seu CNPJ trará grandes benefícios a longo prazo. E o uso de um espaço de coworking é o melhor caminho para conseguir o seu endereço.

Se estiver procurando o seu espaço, entre em contato com a Synergyco e conheça nossos espaços de coworking.

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This