Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas pequenas e médias empresas é encontrar um local de trabalho adequado para suas operações. Escritórios executivos com uma boa infraestrutura e ambiente agradável podem fazer toda a diferença na produtividade, qualidade dos serviços, atendimento e bem-estar dos colaboradores.
Empresas que operam em espaços compartilhados têm acesso a duas opções de ambientes: os coworkings e os executive offices (escritórios executivos). Esses dois tipos de espaços costumam ser alternativas interessantes, reservadas às suas particularidades.
Se você está buscando uma alternativa de escritório executivo e não sabe como escolher, este conteúdo é para você! No decorrer deste artigo explicaremos as diferenças entre espaços de coworking e executive offices, citando as principais características e dicas práticas que auxiliarão no seu processo de escolha. Continue a leitura e descubra!
Qual é a diferença entre coworking e executive office?
Embora tanto o coworking quanto o executive office sejam opções de escritórios compartilhados, existem algumas diferenças importantes entre eles. A principal é o fato de que o executive office é focado nas instalações, enquanto o coworking funciona como uma comunidade para empresas que tenham algo em comum.
Em outras palavras, o executive office é um local de trabalho compartilhado, no qual cada empresa possui uma sala fechada e privada, equipada com toda a infraestrutura necessária. Já a estrutura geral, ambientes secundários e recursos como a sala de conferência, área de coffee break, copiadora e recepcionista são divididos entre todos.
No coworking o espaço também é compartilhado, porém não há uma clara divisão de ambientes para cada empresa. Isso quer dizer que profissionais de diversos negócios trabalham juntos em um grande espaço aberto estimulando um clima colaborativo decorrente do contato próximo e direto entre as diferentes empresas que ocupam o mesmo ambiente.
Isso não significa que no escritório executivo não exista a possibilidade de integração, interação e networking com outras empresas, no entanto, ele tem um conceito mais “fechado”, visando estabelecer limites adicionais quanto ao uso do espaço e às comunicações.
Quais são as vantagens dos escritórios executivos?
No caso do executive office a empresa consegue ter maior privacidade o que permite focar no trabalho sem interrupções e com o mínimo de distrações. Essa característica é interessante para empresas que realizam ligações telefônicas, reuniões e chamadas de vídeo e precisam de privacidade.
O executive office também é vantajoso para empresas e profissionais que precisam de mais silêncio para ter concentração.
Outras vantagens da modalidade estão no fato de que a empresa pode ser um endereço oficial para o negócio, em ambiente profissional exclusivo para receber clientes e parceiros.
Em geral, os contratos de locação da modalidade são bastante flexíveis, com prazos de duração adaptáveis às demandas da empresa e com a possibilidade de realização de aditivos tanto para inclusão quanto para redução do espaço ocupado.
Somado a isso, as empresas que escolhem os executive offices têm acesso a uma gama de serviços que podem incluir recepcionista, telefonista, motoboy, limpeza, manutenção e estacionamento. De forma geral, esses recursos são administrados pela empresa responsável pelo aluguel do espaço, o que significa que a empresa não precisa se preocupar com questões que fogem do escopo principal do seu negócio.
Como saber qual é o melhor espaço para a sua empresa?
Uma pergunta recorrente entre os gestores ou autônomos que estão buscando opções de espaços compartilhados para locação é: como saber qual é a melhor alternativa para a minha empresa? A resposta não é tão simples porque varia de acordo com as particularidades de cada operação.
Questões como o objetivo do negócio, o tipo de atividade exercida, o perfil dos colaboradores, as necessidades e a cultura organizacional podem ajudar na sua escolha. Em termos gerais, os escritórios executivos são mais indicados para as empresas que necessitam de um espaço exclusivo mas que também queiram se beneficiar de alguns benefícios que só são encontrados em escritórios compartilhados:
- flexibilidade;
- contato diário com outros profissionais e empresas;
- facilidade na gestão de serviços operacionais como limpeza e recepção;
- facilidade na contratação e flexibilização para ajustes contratuais;
- oportunidade de estar em um ambiente mais dinâmico e criativo.
O executive office também é recomendado para aquelas empresas que desejam manter uma imagem profissional e precisam de um espaço adequado para receber clientes. Embora o coworking também ofereça imagem profissional e a possibilidade de receber clientes em salas de reuniões, ele costuma ser uma opção de espaço mais interessante para profissionais liberais, e negócios criativos como da área de marketing, por exemplo.
O que levar em consideração na hora de escolher um coworking em Belo Horizonte?
Essas dicas valem tanto para quem está buscando coworking quanto para quem procura por escritórios executivos. A dica é que a definição do local parta da análise dos seguintes fatores:
- localização;
- infraestrutura — o ambiente conta com recepção, espaço para café, salas de reunião, limpeza, etc.;
- atendimento e transparência na contratação do espaço — assinatura de contrato e cláusulas flexíveis.
Na Synergyco Executive Offices você encontra muito mais que um coworking, oferecemos um espaço pensado para empresas que desejam estar em ambiente perfeito para construir parcerias e gerar novos negócios sem perder a privacidade e a identidade da sua operação.
Os escritórios são pensados para proporcionar a empresas e profissionais autônomos um espaço de trabalho profissional e dinâmico, propício para trocas de experiências, ampliação de rede de contatos e desenvolvimento de atividades em diferentes áreas do mercado.
Com excelente localização e infraestrutura moderna, a Synergyco oferece flexibilidade com espaços modulares que se adaptam ao tamanho e necessidade de cada empresa, sempre presando pela qualidade na estrutura, conforto e profissionalismo.
Para empresas que nunca usaram um espaço compartilhado ou para aquelas que já têm alguma experiência, vale a pena conhecer as diferenças entre o coworking e o executive office, avaliando qual deles melhor se adapta às particularidades e demandas do seu negócio.
Antes de fechar um contrato, não deixe de avaliar os seus objetivos e visitar os ambientes, considere a localização, o atendimento, infraestrutura, bem como as cláusulas e planos disponíves.
Está em busca de escritórios executivos? Entre em contato com a Synergyco, solicite informações sobre planos e valores e demais dúvidas sobre os nossos espaços!