Escritório compartilhado: 9 vantagens de escolher essa opção

Escritório compartilhado: 9 vantagens de escolher essa opção
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Ter um ambiente agradável e funcional para trabalhar faz toda a diferença nos resultados. Porém, nem toda empresa ou profissional autônomo pode, ou deseja alugar um espaço comercial e moldá-lo de acordo com as suas necessidades. E já que estamos na época da economia colaborativa, os escritórios compartilhados tomaram corpo rapidamente no mercado.

Esse tipo de ambiente soluciona diversos problemas em relação ao espaço físico da empresa e traz diversas vantagens para quem o adota. Se você ainda não sabe o porquê de escolher tal possibilidade, veja a seguir alguns motivos para adotá-la. Confira!

1. Oferece uma estrutura bem montada 

Ao optar por um escritório compartilhado, você tem um espaço com estrutura completa à sua disposição. Dessa forma, não é necessário investir em reformas, aquisição de móveis ou em qualquer outro elemento de infraestrutura.

Em vez disso, você tem um local com todas as funcionalidades necessárias para serem desempenhadas as funções de trabalho. Entre os exemplos de elementos estão a central de recados, internet, copa, banheiros etc.

2. Favorece o networking 

Em um escritório desse tipo, é possível trabalhar junto a outras pessoas da mesma área que o seu negócio ou de funções completamente diferentes. Isso permite conhecer profissionais competentes e com visão de vários ramos, favorecendo a possibilidade de networking.

Trabalhar em um local com essa estrutura expande os horizontes e evita que você fique fechado em um mesmo grupo de pessoas. Além disso, as chances de realizar parcerias e de levantar novas oportunidades aumentam. Afinal, no atual contexto corporativo em que vivemos, quem não aparece não é lembrado, certo?

3. Aumenta a produtividade 

Em um ambiente propício ao trabalho e longe de distrações, a produtividade tende a aumentar. Em vez de trabalhar em um local improvisado, marcando presença em um escritório há mais chances de conquistar resultados melhores.

Muitas pessoas simplesmente não conseguem trabalhar em suas próprias casas. Ainda que passem o dia sozinhas no ambiente, pequenas distrações como mensagens de celular ou iminência de chuva são suficientes para perderem o foco. O mesmo não acontece quando elas precisam se deslocar até um escritório para trabalhar.

Sendo assim, a opção por esse tipo de ambiente não apenas aumenta o volume de produção, como também eleva a qualidade e diminui a necessidade de retrabalho. As funções, portanto, se tornam muito mais eficientes!

4. Melhora a imagem junto aos clientes 

Independentemente do ramo da atuação, o cliente busca estar em um ambiente profissional que transpareça confiabilidade. Fazer uma reunião em uma sala apropriada para isso, por exemplo, transmite mais segurança.

Escolher um escritório desse tipo transmite uma imagem diferenciada para a sua atuação, principalmente no caso de prestadores de serviço. Eventualmente, isso gera uma vantagem competitiva e um melhor posicionamento no mercado. Afinal, por menor que seja a importância que o seu cliente dê para as aparências, ser recebido na sala de estar da sua casa pode passar uma imagem de falta de profissionalismo.

5. Garante a versatilidade

Se decidir contratar uma boa empresa para esse tipo de serviço, você terá a chance de personalizar o plano conforme as suas necessidades. Você poderá, também, escolher o uso ou não de sala de reunião, o tempo pelo qual o contrato valerá e assim por diante.

Optar por alugar um espaço “só para você” pode fazer com que você fique acondicionado a um ambiente limitado, apenas por ser o único pelo qual você consegue pagar. Já o escritório compartilhado permite essa maior disponibilidade por um preço menor.

6. Conta com espaços bem estruturados

Alugar uma sala ou trabalhar a partir da sua própria casa também pode limitar a sua atuação no que diz respeito à infraestrutura do local. Nem sempre será possível investir nos equipamentos e móveis que gostaria — trocá-los, então, será cogitado somente “em último caso”.

Com isso, pode ser que o seu ambiente de trabalho sofra uma degradação contínua, enquanto no escritório compartilhado não há esse problema. Normalmente, esses espaços contam com equipamentos modernos e decoração criativa. Cada cliente que entrar em sua sala, se sentirá verdadeiramente em uma empresa bem estruturada, aumentando a sua confiabilidade.

7. Reduz os custos

Abrir uma pequena empresa implica a locação de um espaço para tal. Por mais que você escolha alugar uma pequena sala, e conte com um único pacote de telefonia e internet, sempre haverá muitas contas a pagar, como aluguel, água, luz e telefone. Se somarmos todas elas, você concluirá que é preciso dispor mensalmente de uma quantia considerável.

O escritório compartilhado, por sua vez, permite que esses custos sejam divididos com outros profissionais que também utilizam o local, tornando o negócio muito mais barato para todos. E a grande vantagem é que essa redução de custos não vem acompanhada da perda da qualidade.

coworking em BH

8. Oferece melhor localização

Outro benefício que podemos citar quanto ao escritório compartilhado é a localização. Pode ser que a rua da sua casa não seja um bom ponto comercial para você pensar em utilizar aquele “puxadinho” construído há algum tempo para montar a sua empresa.

O valor do aluguel também costuma ser maior em salas comerciais bem localizadas, o que pode levá-lo a optar por um local de difícil acesso. O escritório compartilhado, normalmente, oferece uma boa localização pelo preço que você pagaria no aluguel de um local mais simples. Tudo isso pela possibilidade do compartilhamento das contas com outros profissionais!

9. Estimula eventos compartilhados

Muitas vezes, trabalhar da sua própria casa ou de uma pequena sala isolada em um prédio comercial faz com que você fique, de certa forma, afastado do mundo corporativo. Afinal, que oportunidades você terá de frequentar eventos e palestras direcionadas? Além disso, nem sempre dá tempo de acessar a internet para buscar por esses eventos.

Escritórios compartilhados, muitas vezes, oferecem a possibilidade de eventos compartilhados para seus colaboradores. É como se você estivesse inserido em uma empresa, sem abrir mão da liberdade de trabalhar como autônomo. Trata-se, portanto, de uma ótima maneira de se manter atualizado e aumentar a sua divulgação. 

Quando optar por um escritório compartilhado?

Por ser um ambiente versátil, o escritório compartilhado pode ser aproveitado em uma variedade de cenários e para os mais diversos tipos de profissionais. Veja abaixo os cenários mais comuns.

Empreendedores iniciantes

Para quem está começando um empreendimento, precisando focar em seu core business e reduzir custos, os escritórios compartilhados oferecem uma solução acessível e flexível. O empreendedor pode contar com um ambiente profissional, sem a necessidade de fazer grandes investimentos em infraestruturas que comprometeram o orçamento inicial.

Profissionais autônomos

Freelancers e profissionais autônomos que buscam um ambiente de trabalho mais dinâmico e colaborativo encontram nesses espaços uma alternativa ao isolamento de trabalhar em casa. Além disso, é possível acessar boas oportunidades de networking e recursos compartilhados, criando um ambiente propício para o crescimento profissional e pessoal.

Expansão de negócios

Quando uma empresa está em processo de expansão e precisa de espaço extra de forma rápida, os escritórios compartilhados surgem como uma excelente alternativa. Esses espaços permitem que as empresas expandam sua equipe sem ter que arcar com longos contratos de locação ou os custos associados à construção de um novo escritório. 

Empresas em transição

Durante períodos de transição, como mudanças de localização, reformas ou reestruturação organizacional, os ambientes desse tipo oferecem uma solução temporária e prática. Em vez de lidar com os desafios logísticos e financeiros de encontrar um novo espaço comercial ou manter operações durante uma mudança, as empresas podem manter a continuidade dos negócios de forma eficiente e econômica.

Profissionais de passagem

Para profissionais que estão apenas de passagem por uma determinada região por um curto período de tempo, como consultores, freelancers itinerantes ou trabalhadores remotos em viagens de negócios, os escritórios compartilhados oferecem uma solução flexível.

Nesse cenário, esses profissionais podem aproveitar a infraestrutura e as comodidades dos escritórios compartilhados pelo tempo que precisarem, sem compromissos a longo prazo.

Quais são as diferenças entre os escritórios compartilhados e sala privativa?

Enquanto uma sala privativa oferece um espaço exclusivo para uma única empresa ou profissional, um escritório compartilhado proporciona um ambiente onde diversos profissionais e empresas compartilham o mesmo espaço e infraestrutura.

A sala privativa oferece privacidade e exclusividade, sendo uma opção ideal para empresas maiores que precisam de um espaço próprio. Já o escritório compartilhado proporciona networking, flexibilidade e custos reduzidos, sendo uma escolha adequada para startups, freelancers e pequenas empresas.

Como escolher o escritório compartilhado?

Opte por um escritório bem localizado, de fácil acesso para você e seus clientes. Verifique se oferece uma infraestrutura completa, incluindo internet de alta velocidade, salas de reunião e área de convivência. 

Busque por espaços que ofereçam planos flexíveis e adaptáveis às suas necessidades, permitindo ajustes conforme o crescimento do seu negócio. Avalie se o ambiente permite fazer networking e parcerias, escolhendo um espaço que dê a oportunidade de interagir com outros profissionais e empresas. 

Diferenciais da Synergyco

A Synergyco oferece uma localização privilegiada no coração de Belo Horizonte, facilitando o acesso às principais regiões da cidade. Proporciona uma estrutura moderna e completa para atender às necessidades dos seus clientes, além de espaços modulares de acordo com o tamanho da sua empresa, prezando pela qualidade da estrutura e dos serviços oferecidos.

Outro diferencial da Synergyco é a geração de novos negócios e o aprendizado corporativo, criando um ambiente propício para construção de parcerias e sinergias na execução de ideias e oportunidades.

O escritório compartilhado traz mais possibilidades para a sua atuação profissional, evitando que você fique preso a um contrato que não atende completamente às suas expectativas e necessidades. E já que essa questão é tão importante para os seus resultados, aproveite para se cadastrar e conhecer os valores e planos oferecidos pela SYNERYCO!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This