4 dicas para uma prospecção de clientes efetiva

4 dicas para uma prospecção de clientes efetiva
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

O processo de vendas é uma etapa vital de qualquer empresa e, para ter êxito nessa etapa, é necessário identificar, qualificar e contratar os potenciais compradores de seu produto ou serviço. Neste artigo, trazemos 4 dicas para ajudar você a fazer uma prospecção de clientes ativa, usando estratégias para encontrar e atrair os consumidores certos para seu negócio. Confira!

1. Tenha um filtro no momento de buscar os clientes

Um dos fatores mais importantes no momento de prospecção dos clientes é saber quem tem potencial de compra real. Investir tempo e dinheiro em leads que não têm o perfil ou poder de compra para seu produto ou serviço só gerará desperdício de recursos e oportunidades. O filtro definirá os critérios que orientarão as suas buscas, que poderão ser baseados em dados demográficos, comportamentais e geográficos.

2. Entenda quais são as dores do cliente

Para prospectar os clientes de maneira correta, é importante entender o que eles precisam, quais são as suas dores, problemas e necessidades. Com esses dados em mãos, você conseguirá oferecer soluções personalizadas e direcionar as suas campanhas de marketing para atingi-los de maneira mais certeira. Mas como entender as dores do cliente? Você pode fazer pesquisas de satisfação, entrevistas, análise da concorrência e utilizar as ferramentas interativas que as redes sociais oferecem.

3. Esteja nos canais certos

Outra decisão importante para quem quer prospectar clientes de maneira correta é estar nos canais corretos, onde eles estão, com a linguagem correta. Cada consumidor tem um perfil e um canal ideal, que podem ser online ou offline. Estar nas redes sociais é prioridade, mas também podem ser usados métodos tradicionais, como e-mail, telefone, eventos e anúncios.

coworking em BH

4. Crie um script de abordagem

Um dos momentos mais importantes na prospecção de clientes é a abordagem inicial, ou seja, o primeiro contato que você faz para apresentar o seu produto ou serviço. Uma abordagem mal feita pode comprometer todo o processo de vendas. Nesse cenário, é recomendável criar um script de abordagem, ou seja, um roteiro que oriente o seu discurso e as suas ações na hora de contatar o cliente. 

Esse script deve trazer os seguintes elementos: 

  • uma introdução identificando o perfil da sua empresa, quem está fazendo o contato e o motivo; 
  • análise do perfil do cliente, com o interesse pelo produto e o poder de compra; 
  • como será feita a sondagem, explorando as dores, necessidades e expectativas do cliente em relação ao produto ou serviço; 
  • a apresentação do produto ou serviço, mostrando como ele pode solucionar as dores do cliente; 
  • o fechamento, com o convite para o cliente ir para a próxima etapa do processo de vendas, que pode ser uma demonstração, uma reunião, proposta ou teste gratuito.

A prospecção de clientes é uma atividade fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Ela requer planejamento, estratégia, técnica e persistência. Com as dicas que apresentamos neste artigo, você pode prospectar clientes com mais efetividade e aumentar as suas chances de vender mais e melhor. 

E você, quais são as suas dicas para uma prospecção de clientes efetiva? Compartilhe a sua opinião nos comentários!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This