Fique por dentro das últimas tendências coworking!

Fique por dentro das últimas tendências coworking!

Se existe um modelo de trabalho que vem crescendo atualmente, ele é o coworking. Podemos dizer que um dos fatores que levam a esse crescimento é uma espécie de mudança no mindset coletivo com relação à forma de trabalho. Mas quais serão as tendências coworking para o futuro?

O conceito, que surgiu por volta de 2010, vem se expandindo com o crescimento do número de trabalhadores autônomos e pequenos empreendedores. Trata-se de uma espécie de solução imediata àqueles que não possuem vínculo empregatício com um espaço formal e não têm condições de concentrar-se no trabalho em casa.

Mas será que você conhece as tendências para esse mercado em 2018? Se já aderiu (ou pensa em aderir) a esse tipo de trabalho, continue lendo. Listamos abaixo algumas das principais tendências.

Espaços criativos e sofisticados

Com a crescente procura por esse tipo de espaço, há uma predisposição dos proprietários a começarem a investir mais em infraestrutura. Sendo assim, é possível que comecemos a encontrar ambientes com maior gama de recursos para atender às nossas demandas.

Decoração moderna, equipamentos mais novos, ambiente descontraído e até mesmo a disponibilidade de serviços de café e eventos, por exemplo, devem passar a fazer parte da gama de vantagens oferecidas.

Coworkings especializados

No início, espaços de coworking eram lugares que recebiam pessoas praticamente de todos os segmentos. Agora, com a difusão do conceito, é possível que eles passem a focar mais em determinados nichos de mercado. Hoje em dia, já é possível encontrar espaços especializados em receber médicos, advogados, estilistas, dentre outros.

Há aqueles que já adaptaram seus ambientes para profissionais da beleza e outros mais voltados para a área da educação. De qualquer forma, essa segmentação é algo que tende a tornar-se ainda mais comum nos próximos anos.

Espaços ociosos bem aproveitados

Há diversas empresas que contam com espaços ociosos em seu patrimônio. A desvalorização recente dos preços de imóveis desestimula a venda desses espaços. Sendo assim, muitas encontram no coworking a solução para aproveitá-los de forma mais efetiva.

Para isso, basta mudar um pouco o layout e investir em boas ferramentas de marketing. Como o conceito parece se ampliar a cada dia, é possível que os resultados possam ser observados dentro de pouco tempo, com melhor aproveitamento do espaço e recursos. 

Expansão para o interior

Se esses espaços já são tão comuns na capital, por que não os expandir para o interior? Empresários de cidades interioranas certamente observam essa evolução. Daí até decidirem adotar a prática em suas cidades é um passo.

Para você ter uma ideia, conforme o Censo Coworking Brasil de 2017, Campinas, por exemplo, já conta com mais espaços no segmento do que Brasília e Florianópolis. Além de otimizar espaços também em cidades menores, o conceito de coworking também pode funcionar como fator de atração de profissionais para esses locais.

Como se pode ver, as tendências coworking para 2018 são otimistas. Trata-se de uma saída encontrada por muitos profissionais diante da necessidade de otimizar espaços e minimizar custos. Ao final, todos saem ganhando. 

Se você já pensa em procurar um desses espaços para trabalhar, também vai gostar deste artigo sobre como o modelo impacta na redução de custos de maneira geral.  

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This