No mercado moderno, de altíssima competitividade e com mudanças que acontecem a todo momento, a gestão estratégica não pode ser encarada como algo supérfluo. Pelo contrário! Os líderes precisam estar conscientes da relevância de adotar procedimentos que favorecem uma operação mais eficiente e produtiva.
Neste post, você vai entender um pouco mais sobre o conceito desse modelo de gestão, percebendo a importância de aplicá-lo no cotidiano da sua empresa. Além disso, você também vai encontrar informações valiosas acerca dos primeiros passos para adotar um gerenciamento estratégico. Preparado? Vamos lá!
Afinal, o que é gestão estratégica?
Nos últimos anos, muitos autores se dedicaram a estudar a gestão empresarial estratégica. Em função do grande interessem do tema, as definições acadêmicas são bastante numerosas, mas convergem na mensagem principal: a gestão estratégica é vista como um conjunto de práticas voltadas ao amadurecimento mercadológico da empresa, para favorecer a competitividade e a lucratividade do negócio.
Ela pressupõe, em essência, uma ampla visão gerencial. Somente com profundo conhecimento a respeito das diversas áreas que compõem a organização, monitorando proativamente o desempenho isolado, é possível compor um panorama transparente para alavancar as operações internas.
Qual é a importância da gestão estratégica?
Não seria equivocado dizer que a gestão estratégica aglutina a administração de todos os departamentos — financeiro, comercial, produtivo, de marketing etc. — e exerce papel fundamental na otimização de processos e na sinergia das áreas.
A partir das metas definidas e das táticas traçadas, a equipe passa a perseguir objetivos comuns, buscando resultados cada vez mais expressivos e consistentes.
A importância desse modelo de gestão reside justamente na capacidade de alinhar as expectativas, as necessidades e os potenciais da empresa. Trata-se de conceber um planejamento amplo, endossado por dados consistentes de mercado e de recursos.
Também inclui estabelecer ações integradas que possibilitem o fortalecimento dos negócios e o ganho de competitividade — levando a resultados adjacentes igualmente valiosos, como market share e faturamento.
Quais os primeiros passos para uma gestão estratégica?
Agora que você já está ainda mais convicto de que precisa priorizar um gerenciamento estratégico, chegou a hora de agregar mais prática à teoria. Para caminhar rumo à administração hábil do conjunto de recursos, com vias à diferenciação e à competitividade, certifique-se de:
Estudar o mercado
Uma gestão exitosa exige um consistente estudo mercadológico por trás, para sustentar a viabilidade das táticas desenvolvidas. Sem embasamento, as ações serão desconexas e certamente ineficazes — gerando frustrações e desperdício de recursos.
Levantar as potencialidades do negócio
É preciso entender o seu negócio e extrair os diferenciais capazes de alavancar os resultados da empresa. Empreenda um exame amplo e profundo para captar o que a sua operação tem de melhor — eficiência produtiva, fácil aceitação no mercado, etc. — e como o seu produto ou serviço pode se destacar frente à concorrência.
Estabelecer prazos
A definição de prazos — seja para entrega de materiais ou para a execução de tarefas — é indispensável à gestão estratégica eficiente. Não negligencie um bom cronograma de atividades e acompanhe frequentemente o desenvolvimento das táticas, garantindo que os planos saiam do papel no período previamente estipulado.
Definir responsáveis e delegar tarefas
É importante contar com profissionais capacitados. Designe líderes capazes de capitanear as ações estratégicas propostas, orientando-os para que estejam aptos a desencadear o processo de forma orgânica e eficaz. Delegar tarefas é essencial para que seja possível continuar focando no que vai potencializar a performance do negócio.
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