5 dicas de como conciliar a vida pessoal e profissional

5 dicas de como conciliar a vida pessoal e profissional
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Já faz algumas décadas que a pressão para construir uma carreira e ser mais produtivo vem aumentando. Porém, um resultado indesejado disso é que muitas pessoas acabam não conseguindo equilibrar sua vida pessoal e profissional, deixando de lado seus outros interesses.

A longo prazo, isso pode levar ao adoecimento, além de prejudicar suas relações interpessoais. Claro, nem sempre é fácil conciliar esses dois aspectos. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para conciliar melhor sua vida pessoal e profissional e melhorar sua qualidade de vida. Confira!

1. Planeje seu tempo

planeje o seu tempo para conciliar a vida pessoa com a profissional

Na maioria dos casos, o principal desafio para equilibrar trabalho e lazer é a gestão do seu tempo. Se você usá-lo corretamente, é mais provável que consiga se dedicar à sua carreira sem abrir mão de seus hobbies, férias, nem a companhia família e amigos.

Para isso, o mais importante é separar claramente o tempo que será dedicado ao trabalho e o de lazer. Sempre de modo que haja o suficiente para manter sua produtividade, sem abrir mão da sua diversão.

2. Defina bem suas prioridades

Outro aspecto que pode ajudar ao administrar o tempo é a hierarquização de suas prioridades. Muitas pessoas têm dificuldade para completar seu trabalho por saltar de uma tarefa para outra, em vez de completar as mais importantes primeiro.

Isso consome mais tempo e causa maior cansaço. Com prioridades bem definidas, você completa suas tarefas mais urgentes e pode se desligar mais facilmente do trabalho.

coworking em BH

3. Atenção às exigências externas

Dependendo do seu contexto, pode ser que o conflito entre trabalho e vida pessoal surja, principalmente, como resultado de pressões externas. Não é incomum que alguns clientes sejam mais exigentes, ou que familiares precisem mais da sua atenção.

A melhor forma de lidar com isso é pedir ajuda. Sempre é possível encontrar um meio-termo, de forma que você consiga alcançar suas metas profissionais, sem negligenciar sua vida pessoal. Estabelecer limites, fazer acordos, tudo isso será necessário para conciliar os dois lados.

4. Não se culpe por não estar trabalhando

Por outro lado, também pode ser que o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional seja resultado de uma angústia interna. Não faltam exemplos de pessoas que ficam inquietas quando não estão sendo produtivas, seja por um vício, seja por um sentimento de culpa.

Obviamente, você não deve se culpar por dedicar algum momento para você. Pode ser que leve um tempo para reeducar seu cérebro, mas logo você verá como é importante manter o autocuidado.

5. Separe seu espaço pessoal e profissional

Para profissionais autônomos que atuam em home office, a separação entre trabalho e casa é bem mais difícil, já que os dois ocupam o mesmo espaço. Por isso que, em muitos casos, vale a pena buscar um local fora de casa para trabalhar.

O uso de espaços de coworking, por exemplo, garante toda a infraestrutura necessária, além de um ambiente adequado para receber clientes e criar contatos.

É difícil alcançar o equilíbrio perfeito entre vida pessoal e profissional. A balança vai pender para um lado ou para o outro, de tempos em tempos. Porém, é sempre uma boa ideia continuar se esforçando para conciliar os dois.

Se estas dicas ajudaram, compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre a mais pessoas como elas também podem encontrar esse equilíbrio.

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This