Se, por um lado, é importante atrair novos olhares para a sua empresa, por outro, manter os clientes interessados e fazer com que eles sempre voltem é o que constrói a credibilidade da marca. Mesmo sabendo disso, fidelizar clientes na prática pode ser um desafio e tanto.
Para te ajudar com isso, reunimos 5 passos para sua empresa aumentar a fidelização de clientes, com mudanças simples no atendimento. Vamos lá?
1. Ofereça um atendimento de qualidade
É evidente que bons produtos, preços atrativos e um ambiente visualmente agradável — seja loja física ou e-commerce — fazem parte da equação do sucesso de uma empresa. No entanto, o bom atendimento é algo que ainda conta muito.
Ter uma equipe de atendimento e suporte capacitada para colocar o consumidor sempre em primeiro lugar, a fim de fazer da experiência de compra a melhor possível, é o primeiro passo para a fidelização do cliente e o sucesso dos negócios.
Cordialidade, proatividade, agilidade e um atendimento humanizado são aspectos básicos para um bom atendimento, portanto, devem fazer parte da cultura da empresa.
2. Entenda o perfil do seu cliente
Para tornar possível a fidelização de clientes, é fundamental que a empresa direcione o foco para o tipo de cliente certo. Isso é revelado por meio de pesquisas de mercado, feedback dos clientes, entre outras ações.
Pergunte-se qual o gênero, a faixa etária, o estilo, e de onde vêm as pessoas que procuram a sua marca. Em seguida, crie campanhas de marketing direcionadas a esse público.
Assim, além de atrair mais consumidores, a possibilidade de fidelizar os clientes que já entraram em contato com você será maior.
3. Implemente programas de fidelização de clientes
Eis uma forma eficiente de impulsionar a fidelização de clientes: por meio de programas de fidelidade.
Grandes empresas como a Cobasi, Kopenhagen, ou Lojas Marisa, por exemplo, implantaram programas que beneficiam os consumidores, por meio do acúmulo e troca de pontos adquiridos em cada compra por brindes e/ou descontos.
Essa relacionamento com ganhos ajuda a fazer com que cada cliente se sinta especial e, melhor ainda, indique sua empresa para amigos e pessoas próximas.
4. Dê tratamento VIP para clientes fiéis
Enviar e-mails com lançamentos ou ofertas em primeira mão, oferecer cupons de descontos, oferecer brindes personalizados no ato da compra, enviar newsletters direcionadas etc. são ações que ajudam a estabelecer um relacionamento diferenciado entre a empresa e os clientes mais fiéis.
Dar tratamento VIP àqueles que, não somente tem um bom ticket médio, mas também recorrem à sua empresa com frequência, é uma forma de garantir que eles não sintam a necessidade de procurar o concorrente.
5. Monitore os resultados para otimizar o atendimento
O efeito das campanhas para fidelizar clientes gera informações que podem ser úteis para o próprio processo de fidelização e para otimizar o atendimento da empresa.
É por meio de tais informações que a empresa terá uma visão mais clara sobre o que dá resultados e o que deve ser corrigido na campanha.
Com esse planejamento estratégico, a empresa evoluirá cada vez mais no quesito fidelização, trazendo mais credibilidade à marca e expandindo sua rede de clientes satisfeitos.
E então, gostou de saber como tornar a fidelização de clientes possível? Não deixe de acessar as redes sociais da SYNERGYCO EXECUTIVE OFFICES para ficar por dentro de outros assuntos como esse!