As 12 principais características do empreendedor de alta performance

As 12 principais características do empreendedor de alta performance
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

O empreendedor de alta performance é uma pessoa comum, que escolheu desenvolver características que a levassem ao caminho do empreendedorismo. Iniciativa, coragem e integridade são alguns exemplos de conduta de quem se propõe a viver do que gosta e ser um sucesso no que faz.

O sucesso é uma combinação de fatores bem empregados, cujo êxito não se restringe apenas às tentativas acertadas. Por isso, é cada vez mais comum que as pessoas se lancem a empreender, seja em novos negócios, seja dentro da empresa em que trabalham. No entanto, para que isso signifique a obtenção de sucesso, é preciso buscar a autoconstrução, desenvolvendo as características do empreendedor de alta performance.

A combinação entre o empreendedorismo e a alta performance pode configurar uma solução ímpar em qualquer mercado de atuação. Mas não se preocupe: você não precisa necessariamente “nascer para empreender”.

Existem características pontuais que podem ser reconhecidas em um empreendedor de alta performance e que são possíveis de serem desenvolvidas por quem deseja se tornar um. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura!

O conceito de empreendedorismo

O empreendedorismo é um termo relativamente novo para denominar a habilidade de reconhecer oportunidades de identificar, alocar e desenvolver recursos, com a finalidade de solucionar problemas ou gargalos existentes, gerando valor econômico e social. É comum que as pessoas percebam como empreendedores aqueles profissionais que largaram seus empregos para iniciar sua própria empresa.

Embora verdadeira e bastante frequente, essa não é a única forma de empreendedorismo existente. Em muitos casos, os empreendedores estão trabalhando dentro de empresas que não são suas. Esses são os chamados empreendedores internos, que atuam sob o intraempreendedorismo.

Nessa modalidade, o conceito se mantém o mesmo, porém, sob a perspectiva de que o profissional se torna um gerador de soluções junto da sua equipe ou do setor em que trabalha. Trazendo para um contexto mercadológico mais atual, muitas pessoas enxergam no empreendedorismo a oportunidade de viver do que gostam, e ainda, gerar valores e soluções para a sociedade em que vivem.

É inegável que, se compararmos a algumas décadas anteriores, houve uma transformação profunda nos modelos de trabalho. Assim, ser um bom empreendedor é saber enxergar isso pela vertente da oportunidade e encontrar meios para vivenciá-la.

​O funcionário e empreendedor de alta performance

A alta performance está associada ao melhor desempenho possível no desenvolvimento de uma tarefa. Por isso, o comportamento de funcionários e empreendedores de alta performance se assemelha ao de um atleta em preparação, praticando e melhorando as suas habilidades constantemente.

O objetivo da alta performance é que, a cada dia, as competências do funcionário ou do empreendedor sejam melhoradas, levando sua atuação a um próximo nível de qualidade. Tudo isso, até que ele possa alcançar e desenvolver maior excelência.

Características do empreendedor de alta performance

Já é sabido que os empreendedores são fazedores natos, ou seja, eles fazem as coisas acontecerem. Um empreendedor de alta performance, portanto, é um fazedor eficiente, trabalhando na sua melhor forma. Portanto, aqui vão as principais características desse profissional. Confira!

1. Enfrenta desafios

Apesar de compreender os riscos envolvidos em assumir novas situações, um empreendedor de alta performance se prepara para enfrentá-los de forma consciente e racional, ou seja, ele realiza a gestão do risco. No lugar de se desesperar diante de um problema, ele procura se precaver.

coworking em BH

2. Busca conhecimento

Para estar sempre em sua melhor forma, esse profissional nunca se contenta com o conhecimento que já tem, e entende que o sucesso é resultado de um aperfeiçoamento contínuo. Ele está sempre buscando informações novas, seja sobre o seu ramo de atuação, seja sobre o mercado como um todo.

3. Nada contra a corrente

O empreendedor de alta performance se alimenta de ideias criativas, quebra paradigmas, pensa fora da caixa e gera soluções de onde muitos podem achar difícil. Portanto, ele não se contenta em “pensar como os outros”. No momento em que estão todos chorando pela crise, ele comercializa lenços, por exemplo.

4. Cultiva sua fé

O profissional de alta performance nutre a sua fé nas ideias que concebe — acredita que vai dar certo, visualiza alternativas e luta para fazer com que elas aconteçam. Afinal, se ele próprio não acreditar em seu negócio, quem é que vai fazê-lo?

5. Vive com entusiasmo

Diferentemente dos profissionais convencionais, o empreendedor de alta performance vive aquilo no que acredita e, por isso, vai além, mantendo-se automotivado e levando a sua equipe consigo. Cada novo dia não é apenas mais um na rotina, mas uma oportunidade que se apresenta.

6. Mantém a consistência

Seja sobre sua ética, seja sobre missão, visão ou valores, esse profissional confronta e supera conflitos de forma determinada com base nos seus princípios. Ele não desanima e nem abre mão do que acredita, mesmo diante das adversidades — que surgem para todos.

7. Tem relacionamentos positivos

Além de delegar com facilidade as responsabilidades, é um colaborador comprometido, que se envolve, participa e interage com as equipes, portando-se sempre de forma comunicativa e receptiva. Ele não dá ordens, mas trabalha junto e é exemplo para cada um que compartilha com ele o ambiente de trabalho.

8. Enxerga o negócio como um todo

Respira os objetivos da sua ideia, estuda o mercado, entende a realidade e o ambiente onde está inserido. Embora, para muitos, viver do que gosta soe como utópico, isso não significa que o empreendedor tem a cabeça “nas nuvens”. Ele sonha com os pés no chão e busca recursos para suas realizações.

9. Tem iniciativa

Não espera que a solução para seus problemas caia do céu. Ele sabe que diante de um conflito ou mesmo de uma situação que se apresenta fora do esperado, é necessário agir. Mais do que isso: onde há uma oportunidade, lá está ele, colocando a mão na massa para aproveitá-la da melhor maneira.

10. É comprometido e sabe se organizar

Ele está 100% comprometido com o negócio ao qual se propôs. Sabe, entretanto, que isso exige organização e autodisciplina, características que está disposto a aprimorar constantemente. Entende que o passo a passo demanda paciência e determinação.

11. Aproveita bem seus recursos

Especialmente quando trata-se de um negócio pequeno ou em fase inicial, é comum que os recursos sejam escassos. Portanto, faz parte da conduta do bom empreendedor aproveitar bem esses recursos, de modo a tirar deles o melhor para seu crescimento.

12. Tem metas

O empreendedor de alta performance estabelece metas para si mesmo e para seu negócio. Entretanto, ele toma o cuidado de não se cobrar demais e não desperdiçar oportunidades. O segredo está, na verdade, em encontrar o equilíbrio. As metas precisam ser, ao mesmo tempo, possíveis e desafiadoras. A cada etapa vencida, mais ele se motiva a dar novos passos.

Esse é um conjunto importante de características que salientam a relevância do senso de responsabilidade e comprometimento com as ideias, propósitos e características do empreendedor de alta performance. Essa pessoa pode ser eu, você ou quem quer que seja. Basta estar disposto e se reinventar.

Se você gostou do conteúdo e quer enriquecer seu conhecimento, não deixe de assinar a nossa newsletter para ter acesso a outros conteúdos relevantes.

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This