A comunicação persuasiva é uma competência-chave para o crescimento no mercado. Ela influencia na capacidade de vender nossos produtos e serviços, assim como no processo de construir uma excelente imagem profissional.
Ser persuasivo é mudar pensamentos e comportamentos com a argumentação. É um processo diferente da manipulação, em que são usadas mentiras e artimanhas para enganar os demais.
Neste conteúdo, reunimos dicas para exercer uma comunicação eficiente e cativar pessoas. Continue a leitura e potencialize os seus resultados!
Seja consistente
A persuasão caminha ao lado da influência. Em “Persuasion and Influence For Dummies”, a palestrante internacional, Elizabeth Kuhnke, oferece uma clara diferenciação:
Quando você deliberadamente tenta mudar o comportamento de outra pessoa usando suas palavras e ações, você está exercendo persuasão. Se, com sua personalidade, você consegue mudar os pensamentos, sentimentos e comportamento de outra pessoa, está exercendo influência.
Precisamos construir uma personalidade que apoie a comunicação. Isso passa pelo que fazemos todos os dias, adotando uma postura ética, demonstrando um propósito claro e gerando resultados consistentes.
Tenha empatia
A comunicação persuasiva envolve adaptar constantemente a mensagem. Precisamos entender quais são os desejos e as necessidades do interlocutor. Assim, conseguimos identificar os pontos que fazem sentido para ambos.
Parte disso requer a escuta ativa, que é o esforço consciente para entender a mensagem. Também podemos fornecer feedbacks ao interlocutor para demonstrar que ele foi ouvido:
- confirmar trechos da mensagem;
- assentir com a cabeça;
- fazer perguntas;
- parafrasear o que foi dito.
Antes de reuniões, palestras ou contatos com o cliente, vale a pena aprofundar o conhecimento com o mapa de empatia. Ele é criado a partir de respostas para as seguintes perguntas:
- O que a pessoa pensa e sente?
- O que a pessoa vê?
- O que a pessoa ouve?
- O que a pessoa diz e faz?
- Quais são as suas dores?
- Quais são os seus ganhos?
Com essas informações, podemos compreender o outro e desenhar a melhor estratégia para uma comunicação persuasiva.
Transmita credibilidade
A credibilidade reduz o esforço necessário para que as pessoas comprem a ideia. Boa parte disso decorre da influência. Contudo, também podemos introduzir elementos de autoridade na comunicação:
- apresente fatos e dados de fontes confiáveis;
- use depoimentos de clientes satisfeitos (prova social);
- cite opiniões de especialistas reconhecidos na área;
- mostre certificações, prêmios e outros reconhecimentos relevantes;
- aposta na linguagem visual com slides, gráficos, mapas mentais.
Outra técnica relevante é construir rapport, um vínculo de confiança que nasce de pontos em comum. Em expressão popular, as pessoas se veem como “farinha do mesmo saco”. Procure essas conexões com o interlocutor!
Seja objetivo ao dar informações
Uma boa comunicação é medida pelo efeito causado no outro. Assim, usar jargões técnicos, palavras sofisticadas, estruturas complexas e outros exageros não necessariamente contribui para a persuasão.
Outro cuidado é adaptar o estilo de comunicação. Segundo estudo da The Economist, intitulado “Communication barriers in the modern workplace”, a divergência de estilos é apontada por 42% das pessoas como a principal barreira de comunicação no ambiente profissional.
Há pessoas que são mais aderentes a um estilo com números. Outras focam nas questões humanas e na estabilidade dos relacionamentos, por exemplo. É importante entender a estratégia ideal para cada interlocutor.
Trabalhe seu controle emocional
A inteligência emocional é a fundação para construir uma comunicação persuasiva. Bons comunicadores gerenciam emoções e sentimentos com eficiência, mantendo a atenção e a clareza para adaptar a linguagem e buscar o convencimento.
Uma boa prática é o exercício da atenção plena por meio do mindfullness. Essa técnica consiste em focar conscientemente no momento presente, observando pensamentos e sensações sem julgamento. Veja outras qualidades a serem desenvolvidas:
- consistência: construa uma personalidade influente, com propósito claro;
- empatia: adapte a linguagem, escute ativamente e use o mapa de empatia;
- credibilidade: apresente fatos, use prova social e mostre reconhecimentos relevantes;
- objetividade: adote um estilo de comunicação adequado e evite jargões;
- controle emocional: aprenda a gerenciar emoções e a manter a clareza.
A comunicação persuasiva é uma competência a ser desenvolvida. Não se trata de um dom restrito a algumas pessoas. É uma capacidade que você pode aperfeiçoar com estudo e prática.
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