Coworking para grandes empresas: entenda quais os benefícios!

Coworking para grandes empresas: entenda quais os benefícios!
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Os coworkings surgiram no Brasil por volta de 2007 e hoje são uma tendência de mercado. De acordo com a pesquisa Censo Coworking Brasil, divulgada em uma reportagem do portal iG, houve um aumento de 52% de escritórios compartilhados em nosso país apenas no ano de 2016.

Em Belo Horizonte, essa realidade não é diferente. Em uma reportagem do portal Hoje em Dia foi revelado que, em 2018, houve queda de 5,5% de aluguéis de salas comerciais no estado de Minas Gerais. Em contrapartida, o coworking em BH cresceu mais de 30% em relação a 2017, sendo o segundo estado brasileiro com mais escritórios compartilhados em funcionamento, perdendo apenas para São Paulo, segundo dados da Fecomércio.

Empresas de diversos segmentos atuam em coworkings de BH, como agências de publicidade e marketing, escritórios de advocacia, jornais e portais de notícias, consultores de áreas diversas e profissionais liberais. Porém, engana-se quem pensa que apenas pequenas empresas se beneficiam desse serviço. Os grandes também podem tirar proveito — e é sobre isso que falaremos nos tópicos a seguir. Confira!

Como uma grande empresa pode migrar para um coworking?

Entre as grandes empresas que estão cada vez mais migrando os seus escritórios para coworkings estão, por exemplo, nada menos que Google e Uber. Isso demonstra como o mercado está mudando e já não vale mais a pena investir em uma grande infraestrutura particular.

A internet, que hoje permite que grande parte das atividades de uma empresa sejam realizadas em qualquer local, é a grande viabilizadora de tal mudança. Para que as grandes empresas mineiras possam migrar para um coworking em BH, listamos algumas dicas. Veja!

Crie um espaço coworking

Algumas empresas estão abrindo seus próprios espaços coworking, desocupando salas que não estão em uso e as liberando para que outros profissionais façam uso dos escritórios. Assim, as grandes organizações (que possuem sedes imensas!) podem receber parceiros para trabalhar no local.

Encontre coworkings parceiros

Como comentamos, os coworkings cresceram muito nos últimos anos. Desse modo, você pode analisar as opções em BH e verificar aquela que lhe parecer mais adequada para o seu negócio.

O ideal é que você encontre um local que não alugue apenas um espaço físico, mas que também integre outros serviços, apoiando as empresas que fazem parte do coworking.

Existem coworkings que desenvolvem atividades de integração entre os participantes, fomentando possibilidades de negócio. Assim, se um escritório de advocacia e uma agência de publicidade dividem o escritório, por exemplo, eles podem trocar serviços, cada um em sua área de atuação.

Contrate profissionais freelancers

Coworking para grandes empresas

Em 2018, a América Latina apresentou um crescimento de 70% dos profissionais freelancers. Essa informação é resultado da pesquisa Relatório de Trabalho Independente e Empreendimento 2018, divulgada no portal Metrópoles.

O crescimento dos profissionais que são microempreendedores e prestam serviços para empresas permite uma descentralização da mão de obra das organizações. Desse modo, apenas cargos gerenciais necessitam ocupar o espaço físico das empresas, o que facilita a migração para um coworking.

Estabeleça conexões com prestadores de serviços

Para que o trabalho a distância ocorra sem nenhum problema e os gestores exerçam suas atividades em coworkings e demais prestadores de serviço em regime home office ou em outros espaços compartilhados, deve-se estabelecer algumas conexões.

coworking em BH

Hoje, isso é muito fácil de ser feito por meio de plataformas colaborativas em nuvem, por exemplo, para que cada um faça a sua etapa do trabalho. Além disso, grande parte dos coworkings oferece infraestrutura, como salas de reuniões com equipamentos para a realização de videoconferências, o que facilita a comunicação a distância para discutir projetos.

Quais são os principais benefícios de um coworking em BH?

Migrar para um coworking pode trazer diversos benefícios para as empresas. A seguir, vamos listar alguns deles para você. Acompanhe!

Ciclo de inovação constante

Os coworkings têm um DNA colaborativo que favorece a inovação. Isso acontece porque há a convivência com pessoas de outras áreas, com outras formas de pensar e de ver o mundo.

Essa interação com pessoas diferentes pode abrir a mente dos empresários e funcionários para melhorar processos, desenvolver novos métodos de trabalho, atender melhor aos clientes etc.

Aumento da produtividade

Coworking para grandes empresas - aumento da produtividade

Nada impede que os colaboradores da empresa que moram em BH trabalhem em um coworking enquanto, por sua vez, prestadores de outras cidades ou de bairros mais distantes desempenhem as atividades em suas casas, deslocando-se apenas em situações específicas.

Isso gera um expressivo aumento da produtividade, visto que as pessoas não enfrentarão horas de trânsito e nem precisarão pegar ônibus, trem ou metrô lotado para chegar ao local de trabalho.

Colaboradores engajados

Trabalhar em um coworking proporciona mais qualidade de vida para os colaboradores, que sentirão mais liberdade para conciliar o trabalho com atividades pessoais. Essa prática gera mais engajamento e vontade de trabalhar para o pleno desenvolvimento da empresa.

Reformulação da cultura organizacional

A cultura é um processo cíclico e que se reinventa com o passar do tempo, conforme propõe o antropólogo Clifford Geertz. Dentro desse contexto, é preciso que as organizações incorporem valores modernos e que vão ao encontro do que as novas gerações esperam da cultura organizacional.

O trabalho em coworking é uma dessas soluções, que podem fazer com que os valores e métodos de trabalho da empresa sejam revistos e modernizados.

Solução para tempos de crise

Os coworkings geralmente fazem planos de pagamento que podem variar de acordo com a necessidade de cada empresa. As cobranças não são um valor tão exorbitante como o aluguel de um prédio ou escritório próprio para organizações, pois se cobra apenas pelas horas que se permanece no local.

Podemos dizer, portanto, que o coworking é uma solução para as empresas que precisam economizar em tempos de crise.

Como você pôde perceber, o coworking pode trazer diversos benefícios para as grandes empresas da cidade de Belo Horizonte e arredores. Por isso, não deixe de considerar essa possibilidade para o seu negócio.

A Synergyco Business & People Development fornece o serviço de coworking em BH de forma diferenciada, criando atividades para o desenvolvimento de seus clientes. Para saber mais sobre o trabalho que realizamos, entre em contato conosco!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This