Confira dicas essenciais de como estruturar um novo negócio

Confira dicas essenciais de como estruturar um novo negócio
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

É sempre tempo de estruturar um novo negócio. Muitas pessoas veem na crise a oportunidade de finalmente tirarem da gaveta aquele sonho antigo. Entretanto, nem todos são bem sucedidos nessa empreitada. E isso muitas vezes acontece não por falta de recursos para investir, mas por falta de organização.

Estruturar um negócio demanda planejamento estratégico. Não necessariamente você precisa ter muitos recursos, mas sim saber como fazer o melhor com o que tem em mãos. Basear suas próximas ações em análises e projeções permite a tomada de decisões mais acertadas e, consequentemente, melhores resultados.

Quer saber como fazer isso na prática? Acompanhe abaixo nossas dicas para estruturar um novo negócio.

Planeje a demanda de trabalho

Planejar a produção (ou a sua agenda, caso seja prestador de serviços) “no escuro” pode trazer problemas. Você pode não conseguir atender a ela ou simplesmente ficar com o estoque parado (ou tempo ocioso). Ambas as circunstâncias não contribuem para o seu crescimento. Por essa razão, tome atitudes que ajudem você a prever aproximadamente qual será a sua demanda. Assim, fica mais fácil planejar a oferta.

Monte uma base eficiente de comunicação

A comunicação entre a sua equipe é fundamental para o bom andamento do negócio. Além disso, é preciso conversar com o seu público. Se todas essas etapas da comunicação fluírem, sem ruído, os resultados certamente surpreenderão. Lembre-se de que você precisa conversar com o seu público-alvo. Chegar até ele e também entender quais seus anseios e necessidades ajuda você a acertar nas estratégias.

coworking em BH

Pesquise sobre o mercado e os concorrentes

Quem são seus concorrentes diretos? Você sabe quais as empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços que você e de que forma o fazem? Tem ideia do quanto vendem? Sabe se o mercado está aquecido no segmento em que deseja atuar? Todas essas informações ajudam a determinar como agir e o que exatamente oferecer para conquistar o seu público.

Faça um planejamento financeiro

Quanto você está disposto (e pode) investir em seu novo negócio? As finanças também precisam ser planejadas. Aliás, trata-se de uma das vertentes mais importantes quando o assunto é empreender.

Comece com uma planilha simples e, no futuro do seu negócio, poderá traçar previsões baseadas em histórico de períodos anteriores. Assim, você evita surpresas desagradáveis no que diz respeito à necessidade de investir e não corre o risco de ficar “na metade do caminho” porque seus recursos se esgotaram.

Monte um plano de marketing

Embora nem todos pensem assim, o marketing deveria ser considerado investimento essencial para o seu negócio. É ele que vai fazer com que as pessoas conheçam você e entrem em contato para uma primeira negociação. Por essa razão, ao planejar seu negócio, trata-se de algo que precisa ser colocado em pauta.

Como pôde ver, estruturar um novo negócio demanda algumas estratégias. Uma alternativa inteligente é contratar uma consultoria que poderá ajudar sua empresa a se organizar nesse sentido.

Se você está a procura desse apoio, entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This