Como ser um empreendedor de sucesso em um mercado competitivo?

Como ser um empreendedor de sucesso em um mercado competitivo?
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Por mais que não exista um segredo para ser um empreendedor de sucesso, é possível estar atento a algumas dicas existentes no mercado e ter um negócio lucrativo. Essas práticas facilitam o processo de gestão, ajudam a gerenciar riscos e apoiam ao crescimento profissional.

Todas as atividades envolvidas no processo de empreender podem transformar a vida de uma pessoa, transformando essa tarefa em algo emocionante. Desde entender como lidar com a abertura de uma empresa até se tornar de fato um bom gestor, o caminho sempre apresenta novos aprendizados. 

Foi justamente pensando nesses aspectos que elaboramos este conteúdo, para que você entenda como ser um profissional de sucesso em um mercado competitivo. Boa leitura!

FAÇA UM PLANO DE NEGÓCIOS

Um plano de negócios é fundamental para qualquer empreendedor que queira crescer. O planejamento antecipa os custos e os investimentos, assim como o desenvolvimento do negócio ao longo do tempo. 

Essa etapa funciona como uma previsão do futuro da empresa, podendo ser repensada e remodelada ao longo do caminho. Afinal, pode ser necessário corrigir erros e ajustar pontos conforme o andamento da organização. 

Caso você queira elaborar um plano eficiente, esteja atento aos pontos-chave:

  • tipo de produto que seu negócio desenvolve e os materiais necessários;
  • mercado no qual você está inserido, além dos hábitos de consumo do seu público; 
  • funcionamento da competitividade e como seus concorrentes se comportam no atual cenário;
  • previsão estimada de vendas;
  • criação de ações de marketing bem elaboradas para a divulgação, venda e anúncios de produtos; 
  • etapas detalhadas do processo de produção de seu produto;
  • gestão financeira eficiente, com o controle sobre o dinheiro investido e sobre o lucro bruto esperado.

TENHA UMA BOA GESTÃO EMPRESARIAL

Ser um empreendedor de sucesso pode ser mais fácil se você gerencia bem a sua empresa. A gestão empresarial consegue sustentar o negócio a longo prazo. Isso porque, torna a organização apta a identificar erros, além de aplicar as correções necessárias para destacar o produto. 

O processo deve cuidar dos custos, receitas, vendas, desempenho dos colaboradores e eficiência das tarefas, entre outras questões. Com finanças saudáveis e boa produtividade, a empresa tem mais chances de prosperar em mercados competitivos.

É preciso ter a consciência de que todas as áreas do negócio serão influenciadas pela gestão eficiente. No entanto, é mais complicado para o empreendedor ter sob controle todos os relatórios, dados e informações de cada setor. Sendo assim, é necessário contar com a contribuição de softwares de gestão que facilitarão o processo. 

CRIE UMA ROTINA DE APRENDIZADO CONTÍNUO

Os empreendedores precisam estar atentos ao mercado para encontrar soluções que melhorem processos, produtos e serviços. Parte disso envolve uma rotina de capacitação e atualização profissional, para incentivar a criatividade e a inovação no processo de negócios.

Para ser competitivo, o empreendedor de sucesso precisa ter vantagens sobre os concorrentes. A liderança em preço, a qualidade superior dos produtos ou o foco em um segmento de mercado são exemplos.

Nesse contexto, trabalhar e aprender não é fácil, mas não ter as ferramentas certas pode custar muito. Afinal, o negócio estará sempre correndo atrás dos concorrentes se não for capaz de se antecipar às mudanças.

USE FERRAMENTAS FACILITADORAS DOS PROCESSOS

O mercado oferece soluções para aperfeiçoar os processos. Com elas, o empreendedor de sucesso reduz custos e alavanca receitas, impactando os resultados financeiros do negócio.

Os softwares de gestão, por exemplo, são como centros de comando que exibem e controlam os processos. Existem também as parcerias que ajudam a reduzir custos e oferecem serviços úteis para os negócios, como o coworking. Por fim, as soluções de educação a distância ajudam a desenvolver competências pessoais e da equipe.

TENHA UM ESPAÇO ORGANIZADO PARA TRABALHAR

Ter um local para realizar as atividades administrativas alavanca a produtividade da gestão e, consequentemente, dos negócios. Uma boa metodologia para organizar o ambiente de trabalho é o método 5S, que tem origem na filosofia industrial japonesa.

Seiri (Senso de Utilização)

O ambiente de trabalho deve conter apenas os elementos usados no dia a dia, eliminando tudo o que for desnecessário. É uma visão de enxugamento, redução de desperdícios e corte de gastos.

Seiton (Senso de Organização)

Os materiais, ferramentas e áreas no espaço de trabalho devem ser identificados e organizados para garantir a segurança e eficiência nas atividades.

Seiso (Senso de Limpeza)

A limpeza também faz parte de um bom ambiente de trabalho. Afinal, influencia a produtividade, segurança e saúde das pessoas. 

Seiketsu (Senso de Padronização e Saúde)

As atividades devem conter padrões relacionados à eficiência, tempo, saúde, segurança e outros pontos. Com isso, é possível assegurar a realização uniforme ao longo do tempo, assim como buscar a melhoria contínua.

coworking em BH

Shitsuke (Senso de Disciplina e Autodisciplina)

As regras devem ser cumpridas e revisadas periodicamente para que melhorias sejam realizadas nos processos e atividades.

Uma dica é conferir o “Escritório Próprio Ou Coworking: Descubra Qual Vale Mais A Pena!” para entender qual é o modelo mais adequado para suas atividades profissionais.

SEPARE TRABALHO E VIDA PESSOAL

O empreendedor de sucesso também precisa conciliar trabalho e vida pessoal, separando essas áreas. Essa divisão ocorre em diferentes níveis.

Em primeiro lugar, as finanças da empresa não devem estar misturadas com os gastos pessoais. Isso gera não só problemas de gestão, mas responsabilização pelas dívidas do negócio, ainda que o empreendedor tenha um CNPJ.

Junto a isso, gerir o tempo é indispensável. Entendendo como organizar a rotina, é possível ter mais tempo para família, descanso e lazer, necessários para saúde física e mental.

Por fim, o espaço físico pode contribuir para essa divisão. Muitas vezes, o home office cria uma interferência em que tanto a vida pessoal prejudica as atividades profissionais, como a pessoa parece estar sempre trabalhando. Procurar um espaço externo pode fazer a diferença.

ADOTE UM ESPÍRITO DE LIDERANÇA

Uma empresa de sucesso precisa de um bom líder, pois os colaboradores necessitam de uma presença que inspire segurança. Assim, é indispensável desenvolver habilidades de liderança para haver um crescimento saudável da empresa, lembrando que ser um bom líder é diferente de ser um chefe. Um modelo engessado de gestão, onde o chefe apenas dá ordem, não é mais visto com bons olhos pelos subordinados.

Hoje, um líder considerado de sucesso é aquele que consegue tirar o máximo dos seus colaboradores, fazendo com que as equipes produzam com o máximo de seu potencial. Além disso, respeita os funcionários, define prioridades e sabe ouvir sugestões, assim como delegar funções de maneira eficiente. 

FAÇA NETWORKING CONSTANTEMENTE

O networking baseia-se em manter um relacionamento com outros profissionais, sendo uma ótima maneira de ampliar as oportunidades de um negócio. É preciso entender, no entanto, que a quantidade de gente que você conhece importa bem menos do que saber quem são as pessoas com quem você se relaciona. 

Ou seja, uma boa rede de contatos consiste em focar toda a sua atenção para as pessoas que trarão bons frutos para o futuro do seu negócio, como clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores. Palestras e eventos podem, sim, favorecer o contato com pessoas potencialmente estratégicas, mas as redes sociais como o LinkedIn também podem ser muito úteis durante esse processo. 

ENTENDA SOBRE CAPACIDADES E DEFICIÊNCIAS

Ninguém precisa ser bom em tudo, até porque é impossível alguém dominar todas as áreas. Por essa razão, é fundamental que um empreendedor de sucesso reconheça aqueles setores com os quais ele não tem um bom domínio, seja por dificuldades no assunto, seja por falta de conhecimento. 

Ao avaliar esses pontos que precisam de ajuda, é possível conseguir auxílio externo, como consultoras e empresas terceirizadas, ou interno, como sócios e colaboradores, evitando que essas deficiências se estendam ao negócio de maneira geral. Assim, as preocupações são eliminadas e é possível melhorar os resultados do negócio. 

CONHEÇA SOBRE O CONCEITO DE ESCALABILIDADE

Qual gestor que não deseja ver seu negócio crescendo e recebendo oportunidades novas, não é verdade? A escalabilidade é a competência que um empreendimento tem de crescer e atender às novas demandas do mercado, sem deixar de lado as qualidades mais eficientes, que agregam valor.

Uma empresa escalável é aquela que tem competência para aumentar o seu rendimento sem necessariamente aumentar os gastos. Caso o seu negócio tenha essa característica, apresentará grande potencial de expansão. Tendo em vista o panorama do empreendedorismo atual, o fato de as organizações serem escaláveis visando conseguir mais faturamento é cada vez mais interessante, fazendo com que o negócio se destaque no mercado. 

É essencial que a empresa não dependa exclusivamente de uma pessoa. Quando a gestão se torna o gargalo da empresa, o empreendimento terá obstáculos para ganhar maiores proporções. 

Procure sempre delegar demandas e deixar outros colaboradores responsáveis por importantes atividades. Assim, seu negócio terá mais chances de crescer de maneira efetiva, além de continuar oferecendo um bom atendimento aos clientes e experiências positivas.

Você também pode ficar por dentro de algumas dicas para desenvolver habilidades essenciais para se tornar um empreendedor de sucesso. Além disso, procure evitar os principais erros no processo de negócios:

  • descuidar da gestão de financeira e pagamento de tributos;
  • subestimar os custos e superestimar as receitas;
  • misturar as contas pessoais e da empresa;
  • acreditar que o networking é desnecessário;
  • ignorar novas tecnologias, formas de fazer negócio e modelos de trabalho.

Ser um empreendedor de sucesso exige dedicação. Além disso, é importante ter a capacidade para contornar os prováveis gargalos que aparecerão durante a trajetória de um negócio. Acredite: aqueles que utilizam seu conhecimento para alavancar a empresa, sempre crescem junto dela. 

Para manter uma rotina de constante aprendizado e atualização, siga o Synergyco no Facebook, Instagram e LinkedIn para acompanhar as principais tendências e inovações de tecnologia, negócios, modelos de trabalho!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This