Desde o início da pandemia, muitas empresas migraram do modelo de trabalho presencial para o Home Office, como medida de segurança. Naturalmente, isso trouxe algumas dificuldades, principalmente no que diz respeito ao controle de rotinas e à comunicação interna.
Porém, essa situação também resultou em benefícios para outras áreas, como produtividade de certos setores e menor custo de manutenção. Por esses motivos, vários profissionais devem continuar seguindo esse modelo, o que aumenta a necessidade de utilizar boas ferramentas de videoconferência para manter contato com a equipe.
As videoconferências não são uma grande novidade, mas se tornaram praticamente a norma no mundo profissional, tanto para grandes negócios quanto para profissionais autônomos. E, para que sejam bem utilizadas, é necessário contar com ferramentas adequadas, como microfone de qualidade e internet de alta velocidade. Além disso, softwares adequados para a realização de reuniões online são essenciais.
Quer conhecer algumas das melhores ferramentas de videoconferência disponíveis hoje? Então, continue a leitura!
1. Zoom
Uma das primeiras soluções que começaram a ser usadas durante a pandemia foi o Zoom. Seus principais pontos positivos são a facilidade de uso e vários recursos para webinar e transmissão de vídeo em tela. Você também pode utilizar uma versão gratuita dele, com limitação de até 100 participantes e 40 minutos por sessão. Se você gostar do programa, pode adquirir a versão paga.
2. Google Meet
Essa é uma das ferramentas de videoconferência que acompanham o G Suite da Google. Se você já utilizava esse serviço antes, então ele pode ser uma ótima opção para dar conta de atendimentos e reuniões. Um ponto a favor é que, com o início da pandemia, a Google liberou todas as funções empresariais do Meet para seus clientes desde setembro de 2020. Ou seja, você terá bem mais recursos ao seu dispor.
3. Skype
Para quem já realizava videoconferências antes da pandemia, uma das ferramentas mais comuns era o Skype. Sua principal função sempre foi o bate-papo por vídeo e texto, com alguns recursos complementares, como compartilhamento de tela e até chamadas por telefone. Ele é menos usado no cotidiano hoje, mas ainda é uma ótima ferramenta para conversar com clientes e parceiros de negócios.
4. GoToMeeting
Outra excelente ferramenta de videoconferência, o GoToMeeting é uma versão melhorada de muitas alternativas disponíveis no mercado. Por um lado, o seu plano gratuito é bem menos robusto, incluindo apenas 3 participantes por até 40 minutos. Já seus demais recursos vão desde um calendário de reuniões até chamadas automáticas e gravações.
5. Google Hangouts
Outro software disponibilizado pela Google, que possui uma boa versão gratuita, mesmo que simples. O Hangouts é uma ferramenta de chat em texto e voz, com compartilhamento de câmera e tela. A versão gratuita é acessível através do seu gmail, mas é bem limitada. Por outro lado, seus recursos avançados também estão disponíveis para clientes da Google G Suite.
Contar com boas ferramentas de videoconferência e demais recursos colaborativos é fundamental para todas as empresas. Sendo assim, o ideal é pesquisar e testar suas alternativas, até encontrar aquela que melhor se encaixa em suas demandas.
Gostou do conteúdo? Quer tornar sua empresa ainda mais eficiente e moderna? Então veja também nosso artigo sobre mobilidade no trabalho agora mesmo!