Gestão de treinamentos: saiba melhorar os processos organizacionais

Gestão de treinamentos: saiba melhorar os processos organizacionais
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-bannerPowered by Rock Convert

Os treinamentos são uma ferramenta utilizada pelos gestores (especialmente pelo gestor de recursos humanos) para o desenvolvimento da empresa. Com eles, é possível melhorar processos que são essenciais à organização, em vários níveis e setores de operações. O melhor aproveitamento dessa ferramenta exige estratégia e planejamento ou, em outras palavras, aquilo que chamamos de “gestão de treinamentos”. 

Como é feita a gestão de treinamentos

A gestão de treinamentos depende basicamente da execução de quatro passos: 

1. Identificação de necessidades

O gestor deverá observar a equipe e detectar os erros ou dúvidas mais recorrentes. Caso haja vários pontos, é necessário selecionar aqueles que serão convertidos em treinamento primeiro, utilizando como critério a priorização dos que estão acarretando mais ineficiência aos processos da empresa.

Outra opção é condensar vários tópicos pontuais em um treinamento mais extenso, desde que haja alguma correlação entre eles.

2. Construção do treinamento

É preciso atentar para detalhes, como os objetivos, o número de participantes, a duração do treinamento e as estratégias que serão usadas para apresentar o conteúdo. Estratégias comuns são o desenvolvimento de apostilas, o uso de material audiovisual e a realização de demonstrações práticas.

3. Aplicação do treinamento

É importante que o instrutor seja alguém capacitado e experiente. Considere que os funcionários certamente terão perguntas, e um instrutor mal preparado não saberá respondê-las. Se isso acontecer, o treinamento poderá causar mais confusão – e problemas – do que já havia.

aluguel coworking bhPowered by Rock Convert

4. Avaliação dos resultados

O gestor precisa observar se o treinamento produziu uma melhora efetiva nos processos organizacionais. Especificamente, deve-se quantificar a redução no número de erros e o aumento da eficiência. Se você observar que os resultados não foram satisfatórios, é possível que o problema não tenha sido identificado corretamente na primeira etapa.

Contudo, tenha em mente que programas de educação corporativa devem ser uma atividade contínua, ou seja, mesmo obtendo bons resultados é preciso continuar realizando esse trabalho de gestão em quatro etapas. Você sempre identificará novos pontos no trabalho de sua equipe que podem ser aprimorados pelo treinamento adequado.

A importância dos treinamentos

Conforme já mencionamos, é claro que os treinamentos possuem um papel importante na redução dos erros que ocorrem em processos. Esse é o primeiro motivo pelo qual as empresas costumam investir nesse tipo de ação de RH. 

Entretanto, os treinamentos ainda exercem outras funções. Um exemplo é que o treinamento pode apresentar explicações ou justificativas teóricas para os processos que o funcionário executa. Com esse entendimento mais aprofundado, o funcionário tende a se sentir mais confiante no próprio trabalho. Ele também ganha condições para analisar criticamente o processo identificando possíveis melhorias.

Por outro lado, o treinamento também é uma forma de investir no crescimento pessoal do funcionário. Esse tipo de ação melhora o currículo da equipe, permitindo que tenha melhores chances de avançar na carreira (seja na sua empresa ou em outra). Esse investimento, ligado ao conceito de gestão humanizada, fortalece o vínculo entre o funcionário e o empregador. Em última instância, também reforça uma imagem positiva da empresa no mercado, frente a vários stakeholders, aumentando o valor percebido de sua marca.

Você tem outras questões sobre a importância da educação corporativa ou sobre os processos de gestão de treinamentos? Então, deixe sua dúvida nos comentários deste artigo para que possa ser abordada pela equipe da Synergyco.

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This