Gestão de treinamentos: saiba melhorar os processos organizacionais

Gestão de treinamentos: saiba melhorar os processos organizacionais
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Os treinamentos são uma ferramenta utilizada pelos gestores (especialmente pelo gestor de recursos humanos) para o desenvolvimento da empresa. Com eles, é possível melhorar processos que são essenciais à organização, em vários níveis e setores de operações. O melhor aproveitamento dessa ferramenta exige estratégia e planejamento ou, em outras palavras, aquilo que chamamos de “gestão de treinamentos”. 

Como é feita a gestão de treinamentos

A gestão de treinamentos depende basicamente da execução de quatro passos: 

1. Identificação de necessidades

O gestor deverá observar a equipe e detectar os erros ou dúvidas mais recorrentes. Caso haja vários pontos, é necessário selecionar aqueles que serão convertidos em treinamento primeiro, utilizando como critério a priorização dos que estão acarretando mais ineficiência aos processos da empresa.

Outra opção é condensar vários tópicos pontuais em um treinamento mais extenso, desde que haja alguma correlação entre eles.

2. Construção do treinamento

É preciso atentar para detalhes, como os objetivos, o número de participantes, a duração do treinamento e as estratégias que serão usadas para apresentar o conteúdo. Estratégias comuns são o desenvolvimento de apostilas, o uso de material audiovisual e a realização de demonstrações práticas.

3. Aplicação do treinamento

É importante que o instrutor seja alguém capacitado e experiente. Considere que os funcionários certamente terão perguntas, e um instrutor mal preparado não saberá respondê-las. Se isso acontecer, o treinamento poderá causar mais confusão – e problemas – do que já havia.

coworking em BH

4. Avaliação dos resultados

O gestor precisa observar se o treinamento produziu uma melhora efetiva nos processos organizacionais. Especificamente, deve-se quantificar a redução no número de erros e o aumento da eficiência. Se você observar que os resultados não foram satisfatórios, é possível que o problema não tenha sido identificado corretamente na primeira etapa.

Contudo, tenha em mente que programas de educação corporativa devem ser uma atividade contínua, ou seja, mesmo obtendo bons resultados é preciso continuar realizando esse trabalho de gestão em quatro etapas. Você sempre identificará novos pontos no trabalho de sua equipe que podem ser aprimorados pelo treinamento adequado.

A importância dos treinamentos

Conforme já mencionamos, é claro que os treinamentos possuem um papel importante na redução dos erros que ocorrem em processos. Esse é o primeiro motivo pelo qual as empresas costumam investir nesse tipo de ação de RH. 

Entretanto, os treinamentos ainda exercem outras funções. Um exemplo é que o treinamento pode apresentar explicações ou justificativas teóricas para os processos que o funcionário executa. Com esse entendimento mais aprofundado, o funcionário tende a se sentir mais confiante no próprio trabalho. Ele também ganha condições para analisar criticamente o processo identificando possíveis melhorias.

Por outro lado, o treinamento também é uma forma de investir no crescimento pessoal do funcionário. Esse tipo de ação melhora o currículo da equipe, permitindo que tenha melhores chances de avançar na carreira (seja na sua empresa ou em outra). Esse investimento, ligado ao conceito de gestão humanizada, fortalece o vínculo entre o funcionário e o empregador. Em última instância, também reforça uma imagem positiva da empresa no mercado, frente a vários stakeholders, aumentando o valor percebido de sua marca.

Você tem outras questões sobre a importância da educação corporativa ou sobre os processos de gestão de treinamentos? Então, deixe sua dúvida nos comentários deste artigo para que possa ser abordada pela equipe da Synergyco.

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This