Entenda por que o treinamento de equipe é tão importante

Entenda por que o treinamento de equipe é tão importante
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Estamos vivendo um período de crise econômica, de competição acirrada e de queda nos lucros das empresas. Esses fatores fazem com que as empresas tenham de se concentrar quase que com exclusividade em vender e satisfazer o cliente, deixando praticamente esquecida a capacitação da sua equipe de funcionários, já que muitos ainda veem o treinamento corporativo mais como gasto do que como um investimento.

Um empreendedor que entende por que treinar funcionários, em que momento é melhor fazer isso e quais são os treinamentos mais adequados está sempre à frente da concorrência. Mesmo pequenas orientações podem contribuir bastante com o desempenho geral da sua equipe.

No entanto, negligenciar as melhorias internas pode trazer uma série problemas para a empresa. Por isso, descubra agora mesmo por que o treinamento de equipe é tão importante para o seu negócio!

O treinamento de equipe é um investimento, não um gasto

Ver o treinamento de equipe como gasto é um grande equívoco por parte do empresário. Infelizmente, esse é o caso mais comum para quem não entende por que treinar funcionários.

Primeiramente, porque enquanto o empresário pensar assim, sempre terá uma equipe de funcionários de menor nível em sua empresa. Segundo porque, de certa forma, a empresa sempre treina o seu pessoal. Mesmo sem o uso de uma metodologia adequada, os funcionários sempre recebem treinamento da empresa para que possam executar suas tarefas da melhor forma possível.

Então, se as empresas já treinam seu pessoal, porque não treinar com métodos e com maior eficiência para alcançar melhores resultados? Esse é o ponto crucial que faz do treinamento um investimento e não um gasto. Por ele trazer resultados, é um investimento e é assim que o empresário deve vê-lo.

A importância do treinamento de equipe

treinamento da equipe

Muitos empresários e gestores podem pensar: “mas quando eu contrato um novo membro para o meu time, ele já não estará pronto para exercer a função?”. Infelizmente não. Os novos funcionários, mesmo os que já possuam vivência na área e boas referências de outras empresas, nem sempre chegam prontos na sua empresa para colocar a mão na massa já no início. Afinal, cada empresa tem o seu jeito próprio de trabalhar e o funcionário precisará se adequar a isso, às necessidades da sua organização e de seus clientes.

Além do mais, as coisas evoluem muito depressa. É a tecnologia que está cada vez mais presente no nosso dia a dia, o mercado que muda, o cliente passa a desenvolver novas necessidades. Para lidar com isso, é preciso estar se atualizando constantemente — mesmo quem já está na empresa há um bom tempo — para manter-se em dia em relação às técnicas e a metodologias mais modernas de trabalho e ainda dar aquela refrescada na memória sobre os seus objetivos e as ações pelas quais cada um é responsável.

O treinamento e a motivação da equipe

O treinamento também é fundamental para manter a equipe motivada. Ele aumenta a satisfação dos colaboradores com a própria empresa, o que é fundamental para manter sua produtividade, e a harmonia entre a equipe — já que haverá um nivelamento entre os membros. Tudo isso para desafogar um pouco o trabalho dos gestores, permitindo que eles deleguem tarefas para os colaboradores podendo confiar que eles têm capacidade para resolver as questões com autonomia e eficiência.

coworking em BH

Mais uma das vantagens de investir em treinamento de equipe é que sua empresa estará sempre bem preparada para atender seus clientes e lidar com diversas situações. Isso porque você contará com uma equipe de profissionais capacitados para executar seu trabalho da melhor forma possível e encontrar soluções e inovações com mais agilidade, mantendo-se bem a frente da concorrência!

5 dicas para treinar a sua equipe

Entender por que treinar funcionários é apenas o primeiro passo. Você também precisa ter um algum direcionamento para que seja alcançado um resultado claro. Investir em um treinamento apenas para ocupar tempo não é um bom uso de recursos em nenhum empreendimento.

Para ajudar com isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a colocar isso em prática.

1. Identifique as necessidades da equipe

O primeiro passo para a elaboração de qualquer treinamento, independentemente do contexto, é saber quais são as deficiências da equipe e como elas podem ser supridas. Se há dificuldade para lidar com uma nova ferramenta, estabelecer um novo processo dentro da empresa ou há um novo produto ou serviço que precisa ser apresentado à equipe, então você deve separar algum tempo para instruí-los sobre o assunto com mais clareza.

2. Planeje e otimize seu método de treinamento

Há diferentes formas de implementar um treinamento. Para que ele seja mais eficiente, depois de definir os temas e tópicos, também é necessário escolher os melhores métodos. Pode ser feito ensino EAD através de materiais de apoio, palestras para todos os colaboradores, acompanhamento individual etc. Em seguida, você deve estabelecer uma agenda com o número de encontros e quais tópicos serão abordados em cada treinamento. Afinal, nem tudo pode ser transmitido com clareza de uma só vez.

3. Meça os resultados do treinamento

Como já mencionamos, não há por que treinar funcionários se você não tem um objetivo a ser alcançado. E essas metas podem ser bem diversas, como acelerar o processo de atendimento, diminuir o tempo para cumprir certas tarefas, entre outras coisas do tipo. Ter indicadores de performance bem claros é um bom ponto de partida, pois também comunica se houve o resultado esperado pela equipe.

4. Dê feedback rápido e preciso

Mesmo depois dos treinamentos, sua equipe deve precisar de algum tempo para se adaptar a uma nova ferramenta ou rotina. Para acelerar essa transição, o melhor que você pode fazer é acompanhar seu time no dia a dia e dar feedback sempre que necessário. Ao apontar erros e explicar como eles podem ser corrigidos, você permite uma adaptação mais rápida.

5. Escolha um bom local para ministrar os treinamentos

Para que o treinamento seja mais efetivo, também é importante ter o espaço adequado. Auditórios e salas com boa infraestrutura são fundamentais para melhorar o aproveitamento do conteúdo. Para micro e pequenos empreendedores que têm uma equipe pequena ou não possuem um espaço adequado, uma boa opção é investir em um espaço de coworking. Dessa forma, você obtém a melhor infraestrutura sem ter que investir em um escritório inteiro.

Agora que você entende melhor por que treinar funcionários em seu negócio, é hora de investir mais nesses treinamentos. A longo prazo, o retorno oferecido é bem maior.

Quer continuar recebendo mais das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e ganhe mais conhecimento para aprimorar seus negócios.

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This