Aos poucos, a sustentabilidade empresarial está deixando de ser unicamente uma estratégia de marketing para as empresas. Isso porque é cada vez maior a preocupação geral com a preservação dos recursos naturais e o bem-estar social.
Mas você entende o conceito de sustentabilidade, além de seu impacto na sociedade e na economia do país?
Para saber mais sobre o assunto e entender como aplicar esse método na sua empresa, acompanhe o artigo.
O que é sustentabilidade empresarial?
É um conjunto de ações tomadas por uma empresa com o objetivo de crescer economicamente, causando o mínimo de agressão ao meio ambiente. Para ser considerada sustentável, ela deve adotar atitudes que colaborem com o desenvolvimento da sociedade.
Quais são as vantagens de aplicar o conceito?
As empresas que adotam a sustentabilidade têm uma imagem positiva frente aos consumidores. Pesquisas apontam que 82% dos brasileiros preferem marcas que se preocupam com a preservação do meio ambiente e com o bem-estar social. Ou seja, uma empresa tem muito a perder se não investir no desenvolvimento sustentável.
Além da percepção de mercado, uma vantagem de aplicar esse tipo de filosofia é que ela pode ocasionar uma redução de custos com medidas como reutilização de água, reciclagem e reaproveitamento de materiais.
Quais são os impactos para a sociedade e a economia do país?
Para que uma empresa seja produtiva e tenha lucros, precisa de recursos naturais. Portanto, é necessário tomar medidas para que eles não acabem, já que não são infinitos.
A má utilização das matérias-primas pode trazer danos irreversíveis ao meio ambiente e ainda prejudicar a vida e a saúde de milhares de pessoas.
Como uma empresa pode se tornar sustentável?
Se você pensa que sustentabilidade empresarial é para grandes companhias ou demanda um investimento muito alto, está enganado. Empresas pequenas também devem adotar essa prática fazendo algumas mudanças. Confira as dicas:
1.Diminua o uso de copos descartáveis
Os artigos de plástico são responsáveis por grande parte do lixo da empresa. Eles demoram cerca de 200 a 400 anos para se decompor, por isso, evitar esse tipo de item é fundamental.
Uma ideia interessante é comprar canecas para os funcionários ou optar por copos recicláveis de papel, que são 100% biodegradáveis.
2. Economize água, papel e energia elétrica
É possível economizar água utilizando a fontes de reuso, como a chuva, e também comprando torneiras inteligentes, que diminuem o desperdício.
Os gastos com energia podem ser reduzidos com aparelhos de categoria A e com seu uso consciente. Um bom exemplo é incentivar que os funcionários apaguem as luzes quando saírem de uma sala que ficará vazia.
Já o uso de papel pode ser reduzido com medidas simples como imprimir apenas o necessário e utilizar sobras e como rascunho.
3. Incentive o transporte alternativo
Quase todo mundo tem seu próprio veículo. Para diminuir os impactos negativos da emissão de gases tóxicos, incentive seus colaboradores a irem ao local de trabalho de ônibus ou de bicicleta ou até mesmo de carona com um colega. É possível oferecer um bônus para quem adotar essa prática e, aos poucos, ela será comum.
Viu só? E lembre-se que essas são apenas algumas ideias que podem ser implantadas para garantir a sustentabilidade empresarial. Além dos benefícios para o meio ambiente e para a sociedade, seu negócio com certeza reduzirá custos e seus funcionários terão uma nova postura.
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