Confira aqui 5 erros para evitar na gestão de pessoas

Confira aqui 5 erros para evitar na gestão de pessoas
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Ocupar o cargo e a posição de gestor de equipe traz consigo uma série de responsabilidades, entre elas a necessidade de estar em constante aprendizado e aperfeiçoamento. Por essa razão, é importante compreender o que pode provocar erros em gestão de pessoas e saber como evitá-los.

Quer se tornar um gestor melhor e entender o que trará bons resultados para a sua equipe e para o seu negócio? Confira, neste post, 5 erros comuns cometidos em gestão de pessoas e saiba como você pode evitar que eles aconteçam dentro da sua empresa! Vamos lá!

1. Não ter uma comunicação clara

A comunicação é essencial para qualquer equipe, seja ao estabelecer metas, ao demandar uma tarefa ou mesmo ao fornecer feedbacks​. A objetividade e a clareza da comunicação são cruciais para evitar distorções e mal-entendidos ao transmitir e receber mensagens.

Uma comunicação desordenada, confusa ou até excessivamente informal pode dificultar o entendimento e a execução de tarefas simples. Para evitar esse erro, procure oferecer e solicitar feedbacks ​constantes, diga claramente — e de forma individual — o que é esperado de cada colaborador, como você tem percebido o seu desempenho e em que você acredita que ele possa melhorar.

Quanto à comunicação cotidiana, sobre tarefas e afins, certifique-se de que você está sendo compreendido solicitando que a pessoa confirme o que você falou. Assim, caso ela não tenha entendido o que você quis dizer, pode esclarecer suas dúvidas de forma confortável para ambas as partes.

2. Não investir nos talentos

Normalmente, se você confia no seu processo seletivo, sabe que contratou os melhores candidatos para as oportunidades que surgiram na empresa. Porém, é possível que, com a rotina, você deixe de encarar sua equipe como o conjunto único de talentos que ela é.

Deixar de investir, treinar, capacitar e estimular esses profissionais pode significar a maior perda de ativos da sua empresa! Isso porque o capital humano tem sido cada vez mais valorizado e são as pessoas que posicionarão a empresa como um diferencial no mercado.

Se você quer evitar esse problema, invista no desenvolvimento dos colaboradores. Incentive tanto quanto for necessário, verbal e financeiramente, o seu aperfeiçoamento.

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3. Não possuir uma estratégia

Investir em ações isoladas e que não fazem sentido nenhum para os colaboradores é outro erro bastante cometido na gestão de pessoas. Isso significa falta de clareza sobre a estratégia da empresa, ou até mesmo a sua ausência.

Um exemplo disso são as palestras motivacionais, cujo efeito é a curto prazo, deixando de ser percebido logo em seguida. Quando a gestão de pessoas é estratégica, todas as suas ações estão em sincronia para reforçar o engajamento com os princípios, valores e objetivos da empresa.

Portanto, para fugir desse erro, realize um bom planejamento estratégico de gestão de pessoas e considere aquilo que realmente agregará valor para a equipe e para os objetivos da empresa.

4. Não enxergar as pessoas

Valorizar e reconhecer as pessoas também faz parte de uma gestão de pessoas eficiente. No entanto, é bastante comum que as empresas pequem por excesso de visão para os resultados e esqueçam dos profissionais.

A consequência são equipes pressionadas por metas praticamente inatingíveis, um ambiente de trabalho tenso e um clima organizacional desmotivador.

O segredo aqui é aperfeiçoar os processos para que eles deixem as pessoas confortáveis em executar suas metas, podendo aplicar o seu potencial e se realizar na função. 

5. Não avaliar o desempenho da equipe

Em termos de resultado, é possível afirmar que esse é o pior erro cometido. Isso porque um gestor que não avalia o desempenho da sua equipe, só percebe um problema quando ele está grande demais, forçando a tomada de medidas extremas, como uma demissão, por exemplo.

Uma boa avaliação leva em consideração os conhecimentos, as habilidades e as atitudes de cada colaborador, avaliado pelos seus subordinados, pares de trabalho, superiores e clientes. Quanto mais abrangente for a avaliação, mais fácil será identificar os pontos de melhoria e agir sobre eles enquanto houver tempo.

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