Convencer o consumidor de que o seu produto ou serviço é a melhor opção para ele realmente não é tarefa fácil. Muitas vezes, somente preço bom e qualidade não são características suficientes para garantir a preferência. E, acredite: vender não é algo instintivo. Existem técnicas de vendas, capazes de convencer as pessoas e ajudar na escolha do fornecedor. E isso vale para todos os setores, inclusive a captação de alunos.
É claro que a qualidade do seu ensino e atendimento são de suma importância, afinal, se houver uma decepção nesse sentido, não há técnica capaz de resolver a situação. Mas o fato é que, se você não utilizá-las na abordagem de possíveis novos clientes, a sua empresa pode ficar um passo atrás da concorrência, ou vários. Lembre-se de que muitos podem oferecer um bom serviço, mas o destaque será daquele que sabe vendê-lo melhor.
Quer entender como funcionam essas técnicas? Continue a leitura abaixo e conheça as principais.
1. Entenda o seu público
Para que perfil de pessoas se direciona o seu trabalho? O que elas esperam da sua oferta de ensino? Conhecer o seu público é fundamental para atender (ou até mesmo superar) as suas expectativas. Quando você sabe com quem está falando, fica mais fácil ajustar os canais de comunicação, a linguagem e as formas de abordagem. Dessa forma, você direciona seus esforços aos locais de onde realmente podem surgir resultados.
2. Estabeleça conexões emocionais
Relações entre professor e aluno devem ultrapassar o profissionalismo. É preciso construir vínculos emocionais. Um aluno progride melhor quando tem afinidades com o professor, e vice-versa. É claro que, muitas vezes, esse entrosamento não vai acontecer, e nada deve ser forçado. Entretanto, buscar conhecer seus alunos, entender seus anseios e ajudá-lo a vencer suas barreiras é fundamental para bons resultados.
3. Reforce seus diferenciais
Quais são os diferenciais do seu trabalho? Conte ao público sobre a sua formação e experiência. Além disso, o local onde você atende aos seus alunos, seja para eventos ou mesmo aulas particulares, faz toda a diferença. Mostre que você também se preocupa com o conforto e a segurança daqueles que o procuram. Tudo isso, aliado a um ensino de qualidade, é garantia de sucesso.
4. Seja transparente
Nada de mentir para ganhar a preferência do público. Relações comerciais baseadas em confiança são mais duradouras e efetivas. É por isso que você deve ser o mais transparente e verdadeiro possível com o seu público. Esteja sempre aberto ao diálogo e responda às dúvidas com clareza e assertividade. Dessa forma, ainda que não ofereça tudo o que o cliente almeja, talvez ainda vença pela responsabilidade e seriedade.
Como você pôde ver, as técnicas de vendas podem ajudar a captar novos alunos. Lembre-se de que elas devem caminhar sempre em conjunto com todos os seus demais diferenciais, para resultados mais efetivos e duradouros. Um professor deve entregar muito mais que um ensino de qualidade: ele também é um agente de socialização e desenvolvimento de pessoas.
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