Por que o modelo de trabalho híbrido é o favorito na pandemia?

Por que o modelo de trabalho híbrido é o favorito na pandemia?
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

A pandemia causada pelo novo coronavírus fez a rotina das pessoas mudar de forma abrupta. Nesse contexto, as empresas tiveram que adaptar a execução do trabalho às orientações dos órgãos internacionais de saúde para que as suas atividades continuassem a ser efetuadas.

Diante disso, surge o trabalho híbrido, que se caracteriza pela liberdade oferecida pela empresa ao colaborador para que ele cumpra uma parte da jornada de trabalho nas dependências do empreendimento e a outra em home office ou nos famosos coworkings.

A tendência é que esse tipo de trabalho cresça e se estabeleça mesmo depois da pandemia por inúmeras razões. Uma delas é a redução de custos. Porém, é necessário adotar estratégias para manter a equipe engajada e produtiva.

Então, neste post, abordaremos o crescimento do trabalho híbrido durante a pandemia, apresentando o coworking como alternativa para manter a produtividade e a criatividade dos seus colaboradores. Entenda!

Crescimento do trabalho híbrido na pandemia

Como já mencionamos, com a disseminação da pandemia pelo mundo, muitas empresas se viram obrigadas a adotar novas formas de trabalho. A impossibilidade de aglomeração, os incontáveis lockdowns, o isolamento social, enfim, tudo aquilo que foi imposto por uma questão de vida ou morte, literalmente, afetou o cotidiano das organizações.

Nessa conjuntura, algumas formas de trabalho que já existiam cresceram exponencialmente. O home office, além do coworking, surge como principal alternativa para os serviços capazes de se adaptarem a ele. Dessa forma o trabalho híbrido se estabelece, oferecendo ao colaborador a liberdade de cumprir parte da sua jornada na empresa e a outra nesses locais alternativos.

O crescimento da modalidade remota de trabalho no primeiro ano de pandemia foi exponencial. Estima-se, segundo um estudo feito pelo site Vagas.com, que a quantidade de empregos ofertados em regime flexível aumentou 309% em 2020.

Além disso, segundo um estudo realizado pela empresa de consultoria Gartner, 82% dos gestores organizacionais revelaram que planejam permitir que os funcionários continuem exercendo o trabalho em casa pelo menos durante uma parte do tempo, enquanto 47% pretendem autorizar essa modalidade em tempo integral.

coworking em BH

Isso mostra que o caos sanitário mundial impôs às empresas novas maneiras de continuar prestando os seus serviços e, ao que tudo indica, essa realidade veio para ficar.

Coworking como alternativa

Os coworkings são espaços individuais ou compartilhados que podem ser alugados por algumas horas ou, até mesmo, meses para a realização de algum trabalho, reunião, entre outros. Nesses locais, é possível estar em contato com pessoas de áreas distintas, o que possibilita, além de um networking variado, uma colaboração rica para o seu negócio. Abaixo, apresentaremos mais vantagens.

Aumento de produtividade

Os espaços de coworking costumam ser estrategicamente pensados para o melhor desenvolvimento do trabalho. Eles têm áreas bem iluminadas, equipadas com toda a estrutura dos escritórios tradicionais, mas costumam ser mais arejados e ter designs modernos.

Já é de conhecimento geral o quanto o ambiente em que executamos as nossas tarefas influencia a nossa motivação e, consequentemente, a nossa produtividade. Mudar de ares e estar em contato com outros profissionais pode ser um ótimo estímulo para produzirmos mais e melhor.

Inspiração e criatividade

Os coworkings têm salas grandes para permitir o compartilhamento confortável dos mais diversos profissionais, como já foi mencionado. Estar em contato com pessoas de mentalidades tão diversas pode afetar diretamente a sua criatividade e inspirar você a sair um pouco da sua zona de conforto.

A troca de ideias, facilitada pelo modo como esses locais são projetados, pode enriquecer o seu repertório profissional, trazendo sucesso ao seu trabalho.

Considerando esses pontos, notamos que as mudanças nas formas de trabalho causadas pela pandemia podem ser irreversíveis. O trabalho híbrido cresce e se estabelece como principal alternativa nesse cenário. Já o coworking emerge como uma excelente opção por ter uma estrutura completa que melhora a produtividade dos profissionais e das equipes.

Em qual modalidade você trabalha ou desejaria trabalhar? Compartilhe nos comentários as suas dúvidas e opiniões!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This