Novas formas de trabalho: você sabe o que mudou nos últimos anos?

Novas formas de trabalho: você sabe o que mudou nos últimos anos?
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

As novas formas de trabalho se intensificaram nos últimos anos. São adaptações que transformam as relações entre os empreendedores, gestores e colaboradores e, por isso, demandam novas regulamentações sobre o assunto. A tecnologia é uma das principais influentes nessa mudança.

Nos últimos anos, os modelos e ambientes de trabalho vêm passando por diversas transformações. Com o advento da informática e a difusão do acesso à internet, surgiram também novas formas de trabalho. Embora os mais conservadores talvez ainda relutem em reconhecê-las como sinal de progresso, é inegável o quanto elas impactaram na vida da nossa sociedade em termos gerais.

Por algum tempo, acreditava-se que os meios de obter maior produtividade estavam estritamente ligados às ferramentas de trabalho. Hoje, sabe-se que o ambiente, as relações interpessoais e os níveis de satisfação influenciam fortemente os resultados. É por isso que podemos dizer que as novas formas de trabalho representam um progresso em relação aos antigos modelos tradicionais.

Se você deseja entender melhor, continue lendo! Listamos abaixo as principais novas formas de trabalho que existem hoje e explicamos como elas funcionam. 

QUAIS SÃO AS NOVAS FORMAS DE TRABALHO?  

Nesse contexto tecnológico, as tendências mudaram tanto no ambiente de trabalho quanto no papel dos funcionários dentro das empresas. Veja abaixo algumas das novas formas de trabalho atuais.   

HOME OFFICE E O “TERCEIRO” LOCAL DE TRABALHO 

A internet permite que pessoas estejam conectadas, sem que para isso precisem estar fisicamente em um mesmo ambiente. Foi por isso que a ferramenta trouxe a possibilidade de trabalhar sem sair de casa. A cada dia mais pessoas aderem a modelos de trabalho que permitem o desempenho de suas funções a partir de sua própria casa, conectadas à empresa via internet.

De acordo com pesquisa realizada pela Dell, tal mudança, além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários, também ajuda a elevar os níveis de produtividade, já que o tempo e os recursos gastos em deslocamentos são otimizados. Além disso, algumas pessoas optam por trabalhar a partir de locais públicos: com um laptop conectado à internet é possível desempenhar suas funções a partir de um local de coworking ou mesmo uma padaria ou café. 

TRABALHO COLABORATIVO 

novas formas de trabalho

Por falar em coworking, o surgimento de locais que permitem essa prática também faz parte das transformações do mercado. Hoje em dia, é possível ter a sua própria empresa sem precisar arcar sozinho com o aluguel de estabelecimentos comerciais. Os espaços de coworking permitem a locação de uma única sala e o compartilhamento de contas como água, energia elétrica e internet.

Tal possibilidade permite que parceiros e clientes se reúnam, motivados pela economia colaborativa, para tocar projetos e discutir medidas de crescimento que beneficiarão todos os envolvidos. Trata-se de uma tendência que surgiu na Europa, onde considera-se que esses relacionamentos são importantes e até mesmo necessários. 

COLABORAÇÃO DE VÁRIAS ÁREAS EM TI

Com um acesso tão facilitado à rede, empresas também passaram a sentir a necessidade de investir mais em segurança digital. Os mecanismos de proteção de dados e os sistemas de automação que permitem uma gestão empresarial otimizada agora fazem parte do dia a dia também das pequenas empresas e, até mesmo, dos profissionais liberais.

Com isso, o modelo de trabalho dos profissionais em TI também muda. Dentro das empresas, eles estão cada dia mais envolvidos na tomada de decisões, o que permite maior integração e harmonia entre colaboradores de diversas áreas. Além disso, as decisões do assunto tendem a ser tomadas por áreas diversas das empresas, tirando a responsabilidade apenas da área da tecnologia.

Isso contribui para um trabalho coletivo e integrado dentro das corporações, dissolvendo as separações claras entre departamentos. Quanto mais ideias, maiores as possibilidades de ações acertadas.

TRABALHO POR ESCRITÓRIOS VIRTUAIS 

Abrir uma empresa é uma tarefa que demanda investimento. É preciso ter escritórios, equipamentos, infraestrutura e, além disso, buscar serviços de limpeza e profissionais para constituírem a base de seu empreendimento.

No entanto, quem reconhece os avanços tecnológicos sabe que os escritórios virtuais podem auxiliar muito nesse processo e torná-lo mais econômico. Essa modalidade de escritório é para os profissionais que não precisam estar presentes durante todo o dia no local de trabalho.

Dessa forma o escritório virtual funciona com os seguintes elementos: 

·        há uma estrutura com atendimento telefônico;

·        administração de mensagens, correspondências e e-mails; 

·        serviço de recepção terceirizado; 

·        sala de reunião para ser usada quando necessário;

·        serviço de internet, telefone e copiadora.

coworking em BH

Esses são alguns dos variados benefícios que os escritórios virtuais podem trazer para as empresas que não precisam de uma grande infraestrutura, pois a maior parte do trabalho pode ser em home office; mas, ainda sim, necessitam de um endereço para emitir notas fiscais e realizar reuniões de forma periódica. As vantagens dessa modalidade são várias, principalmente na redução de custos.

Ao considerar e selecionar um escritório virtual é preciso ficar atento a alguns pontos, como localização, ambiente, credibilidade, forma de gestão, horários de funcionamento e credibilidade. Todos esses elementos são indispensáveis para a solidificação do seu negócio ao atuar nos escritórios virtuais.

ENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA EM TUDO

Algo que empreendedores, líderes, colaboradores e gestores não podem negar é que a tecnologia está em tudo. Por exemplo, com nossos e-mails empresariais podemos resolver rapidamente diversos problemas, reduzir o número de reuniões e melhorar o contato entre as áreas.

E, precisamos considerar, que o e-mail é um suporte da tecnologia que temos desde 1971, quando Ray Tomlinson usou uma rede ARPANET para fazer a primeira troca de mensagens entre usuários conectados no mesmo computador. De lá para cá, houve muitos avanços e não podemos abrir mão da facilidade que a transformação digital promove.

Sendo assim, é importante investir em treinamentos relacionados às novas tecnologias, buscar softwares, aplicativos ou redes sociais corporativas que tendem a unir o grupo e estimular a cultura organizacional. Nesse contexto, diminuir a hierarquia dentro da organização é uma ótima opção. Assim, os colaboradores compreenderão o conhecimento como algo coletivo e que pode ser compartilhado entre as equipes. 

SHORT FRIDAY

Sexta feira já costuma ser um dia mais lento que o normal. Muitos profissionais têm planos para o fim de semana que precisam começar na noite anterior, o que acaba deixando todos com pressa para irem saírem. Mesmo profissionais autônomos tendem a passar por isso.

Porém, a solução aqui não é necessariamente pressionar a equipe, mas sim se adaptar a essa realidade com a Short Friday. Basicamente, a empresa passa a considerar a sexta feita como um dia de meio expediente, onde todos os colaboradores podem sair mais cedo que o normal. Isso ajuda a evitar o trânsito mais pesado no fim do horário comercial e também contribui com a disposição da equipe. Se for houver um bom planejamento, essa sexta também não vai interferir no cumprimento de metas.

HORÁRIO FLEXÍVEL

Muitos profissionais hoje em dia possuem outras responsabilidades além de suas carreiras, como cuidar dos filhos ou tratar problemas de saúde, por exemplo. E muitas delas exigem que eles se desloquem durante o horário comercial, o que interfere em sua rotina de trabalho.

Mais uma vez, não é uma questão de impor as rotinas da empresa, mas sim de adaptá-las às necessidades da equipe. O horário flexível, por exemplo, é uma das novas formas de trabalho que melhor atendem a essa demanda.

O que muitas empresas fazem é trocar o seu horário de funcionamento fechado por um conjunto de metas e tarefas, as quais devem ser cumpridas dentro de um prazo. Esse que pode ser mensal, semanal ou diário. Com base nisso, os colaboradores podem organizar a própria agenda levando em conta o melhor horário de trabalho.

ANYWHERE OFFICE

“Flexibilidade” é a palavra de ordem em quase todos os negócios hoje em dia. Isso se aplica às suas rotinas, às metodologias e também ao próprio ambiente de trabalho, com negócios e grupos ficando cada vez mais leves. O Anywhere Office, como o nome já diz, é a ideia de que alguém pode trabalhar de qualquer lugar, seja em casa, em um escritório ou um ambiente de coworking, dependendo de suas necessidades naquele momento.

TRABALHO REMOTO

Você já ouviu falar em trabalho remoto? Ele tem se tornado uma tendência no mundo devido à facilidade que todos nós temos hoje em nos comunicar. O trabalho remoto é aquele que realizamos a distância. Pode ser feito em qualquer lugar: em casa, durante treinamentos, especializações ou mesmo em cafés. 

Devido a essa caracterização, algumas pessoas acreditam que o trabalho remoto é reservado apenas para os freelancers. No entanto, é preciso pensar um pouco mais sobre isso, pois, na verdade, os empreendedores, os gestores e líderes também estão colocando essa prática como usual. 

Isso acontece porque a ideia principal nesse contexto é trabalhar à distância em polos diferentes e, com o apoio da tecnologia e parceiros, realizar reuniões, debater assuntos, discutir metas, objetivos, planejamentos, compartilhar planos e investimentos futuros.

O trabalho remoto é uma maneira de fazer com que a sua empresa torne-se globalizada, conheça novas oportunidades e desenvolva diferentes polos carregando a sua marca para diversos lugares.

Além disso, o trabalho remoto auxilia em outra questão: no trabalho coletivo. Ele ocorre quando diferentes profissionais de diferentes empresas com um mesmo objetivo reúnem forças e conhecimentos para atingir uma meta em comum e, depois, levar para suas empresas os resultados de suas ações.

QUAIS SÃO OS DESAFIOS?

Para poder aproveitar essas novas formas de trabalho, também é importante estar atento às suas dificuldades e aprender como superá-las. Confira aqui alguns dos pontos que você aos quais você deve se atentar:

DISCIPLINA

Diferentes colaboradores se dão melhor com diferentes modelos de trabalho. No caso da atuação remota, por exemplo, é importante ter rotinas bem definidas e manter contato com a equipe para evitar perda de produtividade e de foco.

SEGURANÇA DE DADOS

Quando você trabalha sempre do mesmo local, na mesma máquina e na mesma rede, é mais fácil estabelecer um protocolo de segurança sólido. Porém, para modelos de trabalho mais flexíveis, como o Home Office ou o Anywhere Office, há mais riscos de roubo de informação e perda de dados. Por isso é ideal que você invista mais em segurança digital e tome mais cuidado ao navegar.

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO

Para tirar mais proveito dessas formas de trabalho, a gestão também precisa se adaptar a essa nova realidade. Novas metodologias e ferramentas são indispensáveis para acompanhar o funcionamento da equipe e coordenar suas ações.

De modo geral, a adaptação a essas novas formas de trabalho tem papel fundamental na saúde do empreendimento. Acompanhar as evoluções dos modelos convencionais e usar as novas possibilidades que surgem a seu favor são as melhores formas de desenvolver uma atuação ativa e moderna.

Contar com uma empresa especializada em assessoria empresarial é uma forma de descobrir como inovar com inteligência. Se você entende essa importância, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This