Conheça os benefícios do espaço de trabalho compartilhado

Conheça os benefícios do espaço de trabalho compartilhado
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Você já notou como uma das palavras do momento é otimização? O motivo para isso é a falta de tempo crescente no dia a dia profissional, que fomenta a necessidade de flexibilização e autonomia. É com isso em mente que muitos têm recorrido à solução do espaço de trabalho compartilhado.

Tanto para profissionais que atuam de forma independente quanto para os vinculados a empresas, as salas de um coworking se tornam espaços ideais para uma performance mais produtiva e focada nos negócios.

Neste texto, queremos compartilhar com você o funcionamento desses locais e mostrar quantos benefícios atrativos os espaços de trabalho compartilhados podem oferecer. Continue a leitura e confira!

O que é o espaço de trabalho compartilhado?

A maioria dos profissionais que atua de forma autônoma já se deparou com a seguinte questão: alugar uma sala comercial ou fazer home office? Enquanto a primeira opção envolver diversos custos financeiros, a segunda impede reuniões de negócios e pode até mesmo soar um pouco solitária para alguns.

No entanto, com a expansão de modelos de negócio mais independentes, o espaço de trabalho compartilhado surgiu como uma solução extremamente interessante e acessível para profissionais dos mais diversos setores.

Em um coworking, cada usuário conta com sua mesa de trabalho ou sala privativa, compartilhando a infraestrutura do local, como banheiro, cozinha, internet e energia. Custos que antes seriam individuais se tornam coletivos e, portanto, muito menores para o orçamento de cada profissional.

Quais são os benefícios para quem compartilha o espaço de trabalho?

Mesmo que os espaços de trabalho compartilhados estejam se tornando cada vez mais conhecidos nos últimos anos, muitos profissionais ainda não entendem a fundo as vantagens desse modelo. Quer saber agora se levar seu negócio para um coworking é uma boa ideia? Então veja alguns dos principais benefícios desses locais.

Estar em um ambiente dinâmico

Um fator que faz muitos profissionais não se adaptarem ao home office é a falta da convivência com outras pessoas que compartilhem ideias e vivências do mercado de trabalho. Nesse aspecto, o modelo de espaços conjuntos é extremante atrativo, pois traz o dinamismo que é indispensável na rotina.

Com indivíduos de diversos setores, o coworking se torna um local interdisciplinar, de troca de experiências, estímulo da criatividade e até de motivação entre os usuários.

Além disso, esse espaço é ideal para fazer networking, conhecendo empreendedores visionários, empresas em ascensão e pessoas com quem você pode firmar parcerias e se inspirar. 

Contar com infraestrutura de qualidade

Ao montar um escritório particular, um profissional não se preocupa apenas com o aluguel do espaço, mas também com o mobiliário, decoração adequada, linha de telefone, acesso à internet e outras necessidades básicas de funcionamento.

coworking em BH

Esses arranjos não apenas custam recursos financeiros, mas também gastam um tempo precioso que poderia ser investido em estratégias para o negócio. Já no coworking, basta chegar e trabalhar, contando com toda uma infraestrutura pronta para atender as suas necessidades.

Pagar apenas pelo que é usado

Mais uma vantagem atraente está no plano sob medida que você pode contratar em um espaço de trabalho compartilhado. Em vez de custear um escritório por um mês, você paga apenas o valor dos dias e horários que pretende usar, reduzindo de forma significativa seus custos do negócio.

No caso de profissional que precisa dar um curso ou atender clientes de forma pontual, basta assinar um plano que dê conta de suas necessidades. Da mesma forma, um empreendedor que deseja uma base de trabalho para sua equipe pode reservar um espaço durante todo o mês.

Manter a privacidade sem sentir isolamento

Se você se preocupa com a privacidade em um coworking, precisa saber que esses espaços conseguem proporcionar um perfeito equilíbrio entre as salas reservadas e os locais de convivência coletiva dos usuários.

Ao mesmo tempo em que você pode receber clientes e fazer reuniões em espaços privados, pode trocar experiências com outros profissionais e evitar o isolamento do home office.

Ter flexibilidade para ampliar o negócio

O espaço de trabalho compartilhado também oferece a flexibilidade que você precisa para ampliar seu negócio. Imagine precisar quebrar um contato de locação ou ter que encontrar um escritório maior sempre que você precisar expandir seu negócio ou testar uma nova estratégia de escalabilidade.

No coworking você tem o espaço necessário caso precise contratar mais salas ou mais horas de uso para sua equipe ou suas reuniões. O endereço da sua empresa não muda e você continua pagando um valor sob medida para o seu uso. Além disso, a economia proporcionada pelo modelo garante mais liberdade orçamentária para seus novos investimentos.

Conseguir focar nos negócios sem outras preocupações

Como falamos no início deste texto, não há tempo a perder no mundo de negócios. Com a alta competitividade do cenário, é preciso otimizar tempo e recursos para atuar em alta performance. Eliminar distrações é essencial e, por isso, o coworking se mostra como uma opção tão atrativa.

Sem a necessidade de pensar nas contas e responsabilidades inerentes a um escritório particular, você vai conseguir focar nos seus objetivos e ter um melhor desempenho. Alguns espaços de trabalho compartilhado ainda garantem outras facilidades, como uma central de recados, evitando a interrupção do seu trabalho para atender ligações e elaborar sua agenda.

Como escolher a melhor opção?

É claro que, se tratando de um local para trabalhar e fazer seu negócio crescer, você precisa fazer uma escolha acertada. Que tal algumas dicas para encontrar o coworking ideal para você? Sugerimos que você considere questões como:

  • custo-benefício do plano;
  • flexibilidade dos planos;
  • facilidades oferecidas pelo espaço;
  • infraestrutura do local;
  • garantia de salas privadas e de reunião;
  • localização do coworking.

Agora que você já viu como um espaço de trabalho compartilhado pode trazer diversas vantagens para sua atuação profissional, não perca tempo e otimize seu tempo e seus recursos em um coworking.

Você não precisa ir longe para encontrar o espaço ideal. A SYNERGYCO tem escritórios exclusivos em área nobre de Belo Horizonte e garante uma infraestrutura moderna para atender o seu negócio e seus clientes. Entre em contato com nossa equipe e conheça nossas soluções para seu desenvolvimento profissional.

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This