Como o espaço de coworking pode ajudar você a empreender?

Como o espaço de coworking pode ajudar você a empreender?
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

A evolução do mercado ampliou as possibilidades empresariais. Hoje, um negócio pode prosperar segundo novas modalidades de trabalho, apostando em formatos diferenciados de gestão. Neste contexto, o espaço de coworking déspota como uma alternativa moderna, viável e lucrativa.

Para corresponder às demandas emergentes, maximizando a competitividade sem extrapolar no orçamento, empreendedores iniciantes e profissionais liberais têm, agora, uma ótima opção para instalarem suas empresas promissoras. Os espaços compartilhados são a tendência do momento e mostram sua eficácia com cada vez mais propriedade.

Se você procura mais detalhes sobre a modalidade e deseja entender quais são as vantagens da prática, não deixe de ler o conteúdo até o fim! No post, vai entender um pouco mais sobre o conceito de coworking e ter acesso aos benefícios mais latentes desse tipo de espaço. Vamos em frente e boa leitura!

O que é coworking?

O espaço de coworking é uma inovação empresarial. Conceitualmente, o termo descreve um movimento de indivíduos e/ou empresas que ambicionam trabalhar e desenvolver negócios de maneira colaborativa e orgânica.

O termo, apropriado do inglês, refere-se a um modelo de compartilhamento de espaço para trabalho e, claro, também a tudo aquilo que representa. O coworking vem ganhando cada vez mais destaque em uma economia de alta volatilidade e intensa concorrência.

Na prática, o coworking pode ser compreendido como um espaço dividido por organizações e profissionais liberais. O foco é a inovação, a criatividade e a possibilidade de compartilhamento — permitindo um aprendizado rápido e consistente àqueles que interagem no mesmo espaço.

Para além disso, o cowroking é tido como uma opção financeiramente sustentável, uma vez que o custo de manutenção de um espaço compartilhado é consideravelmente mais baixo do que o modelo tradicional, que isola e delimita as empresas.

Quais são os principais benefícios de um espaço de coworking?

A rápida ascensão do coworking evidencia a qualidade das interações e a viabilidade do formato. Tanto os empreendedores quanto a imprensa já sinalizaram: a modalidade é interessante e perfeita para profissionais que buscam ambientes criativos e de alta produtividade.

Há, também, muitos outros atributos que posicionam o coworking como uma opção altamente viável. Conheça alguns dos principais benefícios dos espaços compartilhados!

Custos reduzidos de manutenção

Um dos maiores empecilhos enfrentados pelos empreendedores diz respeito aos altos investimentos demandados na manutenção de uma empresa.

Quando a opção é pelo modelo corporativo tradicional, que envolve a compra ou aluguel de um espaço exclusivo e isolado, bem como o pagamento de todas as despesas envolvidas no processo (energia elétrica, água, internet, amenidades para contatos e clientes etc), os custos são expressivos.

O profissional passa a ser responsável por todos os detalhes da administração do espaço e arca sozinho com os custos desse empreendimento.

No coworking, porém, essa realidade é bastante diferente, o que torna esse ambiente altamente atrativo. Os custos de manutenção são rateados entre os que compartilham o espaço, suavizando os investimentos para todas as empresas alocadas no ambiente.

O custo é fixo e as comodidades são oferecidas a todos os empreendedores que locam suas mesas. Assim, a preocupação é uma só: fazer o negócio crescer.

Fortalecimento de networking

empreendedorismo e coworking

O networking é, sem dúvida, um dos maiores benefícios da modalidade de cowroking. E não é para menos! Ao compartilhar o espaço com outras empresas e/ou profissionais liberais, o empreendedor tem contato diário com possíveis parceiros e clientes, expandindo suas possibilidades de atuação.

coworking em BH

Considerando, ainda, a possibilidade de rotatividade, uma vez que outras empresas podem chegar ao espaço, o networking é constante e tende a se fortalecer continuamente.

Em um mercado altamente competitivo, as alianças corporativas são essenciais para o crescimento mútuo, permitindo que diferenciais competitivos sejam construídos de modo orgânico e duradouro. Bons relacionamentos são fundamentais aos negócios!

Aprendizado rápido e sinérgico

Diferentes expertises, além de endossar as possibilidades de networking, também suscitam uma vantagem complementar: ao manter contato com profissionais de diversas áreas, o aprendizado é potencializado.

Para fazer frente a uma concorrência acirrada, torna-se cada vez mais importante estar atento às oportunidades e, claro, manter-se vigilante quanto aos riscos de gestão.

A convivência com outros empresários, que eventualmente já tenham superado algum obstáculo administrativo, portanto, favorece a sabedoria corporativa; afinal, melhor do que aprender com os próprios erros é aprender com os erros dos outros.

Alta concentração

Em comparação com o home office, em que o empreendedor gere sua empresa de sua própria casa, o coworking apresenta vantagens bastante atrativas. A melhora no nível de concentração é um excelente exemplo.

Quando em home office, é comum que o profissional se distraia com obrigações domésticas ou familiares. Os filhos podem solicitar atenção ou o telefone pode tocar com frequência, dispersando a atenção e comprometendo os resultados da empresa.

Para corrigir esse desvio e evitar os prejuízos da falta de concentração, o coworking confere mais profissionalismo ao trabalho, inserindo o empreendedor em um contexto corporativo que minimiza as distrações pessoais.

Profissionalismo e resultados

coworking e empreendedorismo

Diretamente ligada à vantagem anterior, a questão do profissionalismo também é importante aos empreendedores que desejam fazer seu negócio prosperar.

No momento de receber um possível cliente, por exemplo, o coworking é uma alternativa infinitamente melhor do que o home office. A reunião, quando acontece em um ambiente corporativo, ganha traços de competência e contribui para que a imagem correta (de experiência, comprometimento e profissionalismo) seja passada ao contato comercial.

Além disso, quando o espaço favorece a interação de negócios, dando o suporte necessário para que tudo corra conforme o planejado, o ganho de produtividade e os resultados positivos são visualizados já no curto prazo. Esses elementos são tudo o que o empreendedor precisa para que seu negócio prospere!

Por que investir no coworking?

Diante de todos os benefícios apresentados, cabe, ainda, uma observação importante. Os motivos que tornam o espaço compartilhado uma excelente opção corporativa já foram comprovados por uma série de empresas.

Grandes corporações, em busca de ambientes criativos e sinérgicos, já investiram na expansão de suas operações por meio de ambientes colaborativos. A Coca-Cola, por exemplo, valeu-se da modalidade de coworking para abrir um escritório focado em interações com a comunidade.

No Brasil, o Itaú também apostou no formato para agregar mais produtividade e inovação aos seus processos gerenciais. Marcas relevantes, como a Kroton, também compraram a ideia e vêm investindo cada vez mais nos resultados produzidos em um espaço de coworking.

O conteúdo foi útil e despertou em você a vontade de evoluir seu negócio com coerência e competitividade? Excelente! Nós estamos prontos para ajudar você a concretizar esse sonho. Entre em contato conosco e veja como nossa expertise pode auxiliar no desenvolvimento da sua empresa. Sucesso e até breve!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This