9 motivos para trabalhar em coworking em 2019

9 motivos para trabalhar em coworking em 2019
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Você já deve ter ouvido falar que trabalhar em coworking tem sido uma das grandes inovações no mercado de trabalho, não é mesmo? Caso não conheça, essa é uma nova maneira de pensar o ambiente corporativo fora dos escritórios tradicionais que tem reunido uma grande quantidade de pessoas diariamente para trabalhar em um local adequado e acolhedor.

Todo o sucesso desses ambientes se deve ao crescimento do número de freelancers, startups e de profissionais independentes, que buscam um espaço que seja democrático para desenvolver os seus trabalhos e que não tenha o isolamento do home office, nem as distrações comuns dos espaços públicos — como cafés, bibliotecas etc.

Para que você possa entender melhor sobre como o coworking tem crescido ao redor do mundo — que atualmente tem cerca de 4.000 espaços em funcionamento —, preparamos este post com o objetivo de apresentar algumas razões que estão por trás do sucesso desses novos ambientes profissionais. Boa leitura!

Quais são os motivos para você trabalhar em coworking em 2019?

A seguir apresentaremos algumas razões que têm impulsionado o aumento da demanda por espaços de coworking no Brasil e ao redor do mundo.

1. Redução de gastos

motivos para trabalhar em coworking em 2019

A montagem de um escritório envolve uma série de gastos — que vão desde a reforma do imóvel até algumas contas fixas mensais, como água, luz, impostos, internet, entre tantas outras — essas despesas corroem a lucratividade do negócio, principalmente daqueles profissionais que estão em início de carreira.

Ao trabalhar em um ambiente de coworking, você não precisa se preocupar com esses custos, já que, ao pagar a mensalidade ou a taxa contratada para os dias de utilização do ambiente, você tem acesso a todos esses itens essenciais, sem se preocupar com nenhum gasto adicional.

2. Melhor aproveitamento do tempo

Manter um escritório ou uma sala comercial em pleno funcionamento demanda um tempo precioso que poderia ser aplicado de maneira mais útil e produtiva.

Com o coworking, você não precisa se preocupar com outras tarefas — como o pagamento de contas ou a compra de materiais de escritório e de limpeza para serem utilizados no dia a dia. Você pode se dedicar exclusivamente ao seu trabalho, o que aumenta a produtividade e, consequentemente, o retorno tanto pessoal quanto financeiro pelo seu esforço.

3. Ampliação do networking

Ao trabalhar em coworking, você conhece profissionais de várias áreas diferentes, os quais dificilmente você teria contato ao exercer a sua profissão em um escritório ou em home office — que tem se tornado uma prática bastante popular nos últimos anos.

Por isso, além de promover a ampliação do seu networking, esses ambientes contribuem para o surgimento de negócios inovadores e promissores e para o crescimento dos horizontes profissionais.

4. Aumento da criatividade

A rotina bastante corrida de um escritório pode contribuir para a baixa criatividade dos profissionais, já que é comum o surgimento de problemas diários que devem ser resolvidos de forma quase instantânea.

Com isso, o tempo que você poderia utilizar para pensar em novas ideias ou negócios, provavelmente será gasto com preocupações diversas que você não teria ao trabalhar em um ambiente de coworking.

coworking em BH

5. Maior credibilidade para o negócio ou empresa

motivos para trabalhar em coworking em 2019

Com um endereço fixo, você terá maior credibilidade perante os seus clientes, já que, em caso de dúvidas ou de qualquer eventualidade, eles terão um lugar para recorrer.

Além disso, ao optar por um ambiente de coworking no lugar do home office, você terá maior qualidade de vida, pois poderá fazer uma clara separação entre a sua vida pessoal e profissional.

6. Diminuição da procrastinação

A procrastinação é muito comum para aqueles que trabalham em home office. São diversas distrações que surgem ao longo do dia e que podem fazer com que você acumule trabalho ou perca alguns prazos importantes, o que pode prejudicar o seu desempenho.

Esse problema não ocorre quando você trabalha em um ambiente de coworking, já que todas as pessoas estão ali com um objetivo comum: desenvolver o seu próprio trabalho. Com isso, você tem mais foco, reduz as distrações e deixa de procrastinar.

7. Melhoria nas relações pessoais

Essa é uma das grandes vantagens de se trabalhar em coworking, pois ao preferir o home office, você não desenvolve relações pessoais e nem profissionais, o que muitas vezes pode tornar o trabalho menos prazeroso e pouco produtivo.

No coworking, além de conhecer novas pessoas, você pode ter momentos descontraídos, já que muitas empresas que oferecem esse serviço têm um ambiente propício para promover a interação, como uma cozinha com lanches e cafés e até bebidas para um happy hour depois do trabalho.

8. Maior privacidade e conforto

Esses aspectos são indiscutíveis quando se fala em coworking, já que as empresas que oferecem esse serviço têm uma estrutura adequada que valoriza o conforto e a privacidade dos profissionais.

Além disso, existem várias opções disponíveis para a contratação: você pode alugar apenas uma mesa para desenvolver o seu trabalho ou optar por uma uma sala privativa, um auditório, salas para conferência etc. O importante é escolher o serviço mais adequado às tarefas que você deve desenvolver.

9. Aumento na motivação

Trabalhar em casa ou em cafés pode ser uma alternativa mais barata do que alugar um espaço em um ambiente de coworking. Entretanto, você pode se sentir menos motivado a desenvolver o seu trabalho, devido à ausência de um ambiente profissional.

No coworking, além de todas as vantagens apresentadas ao longo do texto, você terá uma motivação maior para concluir as suas tarefas, já que o ambiente proporciona o clima necessário para incentivar você a desenvolver o seu trabalho da melhor forma.

Como você pôde perceber, são vários os motivos que mostram que trabalhar em coworking é uma solução ideal para os profissionais que buscam flexibilidade, conforto, privacidade e o melhor custo-benefício. Entretanto, para que você possa usufruir de todos os benefícios de um ambiente como esse, não deixe de visitar o espaço e de analisar a opinião de usuários antes de formalizar um contrato com alguma empresa.

E aí, gostou deste post? Entendeu quais são os benefícios de trabalhar em coworking? Quer saber como criar um ambiente como esse? Se quer entender mais sobre o assunto, acesse o nosso site e veja como podemos auxiliá-lo nesse processo. 

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This