Coworking: como funciona? Entenda agora!

Coworking: como funciona? Entenda agora!
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Coworking: como funciona? As empresas e profissionais buscam cada vez mais se desenvolver e crescer no mercado, correndo atrás de soluções que contribuam para o seu destaque competitivo e a redução de custos.

Nesse contexto, procurar estratégias mais alinhadas ao momento atual do mercado é sempre uma das prioridades de qualquer equipe. Assim, surgem espaços compartilhados cujos principais objetivos são usar um espaço em comum para o trabalho e promover o intercâmbio de conhecimento entre os profissionais.

Você sabe como funciona o coworking? Neste artigo, explicaremos um pouco mais sobre isso. Aprenda!

Entenda mais sobre o coworking

Inicialmente, vamos explorar um pouco mais o conceito de coworking. Conforme mencionamos, é um espaço em que mais de uma empresa funciona, possibilitando que você tenha contato com colaboradores de negócios distintos e utilize escritórios que não seriam ocupados o tempo todo.

Imagine uma empresa tradicional: nela, há salas de reuniões que muitas vezes ficam desocupadas, pois nem sempre os colaboradores precisam estar nelas para discutir demandas estratégicas ou se encontrar com clientes. Por consequência, é um desperdício de dinheiro e estrutura, uma vez que a manutenção de um escritório (principalmente em grandes centros) é alta para o gestor.

No coworking, existe a possibilidade de alugar salas tanto por mês como por hora, o que permite que o gestor ou o profissional pague só por aquilo que de fato está utilizando.

Saiba o que avaliar ao escolher um coworking

Ao escolher um coworking que atenda às suas necessidades, alguns pontos devem ser considerados. Confira!

Localização

A localização do coworking, assim como de qualquer outro espaço comercial, precisa ser acessível para os profissionais e os clientes que forem visitar a sua equipe. Por essa razão, avalie a estrutura próxima a esse ambiente, analisando se há restaurantes, lanchonetes, entre outros tipos de estabelecimentos que trazem mais facilidade para o dia a dia.

Também busque saber sobre a mobilidade na região. Verifique as principais vias de acesso e pesquise sobre as linhas de ônibus que chegam até lá. Caso tenha muitas opções, é sinal de que é um bom lugar para o seu espaço.

Custo-benefício do coworking

Avalie o custo-benefício do coworking pretendido. Não tenha foco em escolher o mais barato, pois nem sempre será o que tem mais qualidade. Compare os preços dos coworkings de sua cidade e analise qual é a estrutura oferecida por eles.

Quantas salas de reunião há na empresa pesquisada? Ela também oferece estrutura de cozinha? Há salas executivas? Tudo isso vai interferir na sua decisão.

coworking em BH

Preocupação com a estrutura

coworking: como funciona?

Lounge da Synergyco

Tanto a quantidade de salas como a preocupação da empresa responsável pelo espaço de coworking em conservar a estrutura do local devem ser avaliadas. Para isso, analise a qualidade do mobiliário, descubra se a equipe do coworking realiza manutenções periodicamente e verifique se há espaços privativos para realizar alguma reunião estratégica caso seja necessário.

Uma ótima dica é buscar por pessoas que já trabalham no espaço pretendido. Pergunte como é o dia a dia, quais são as vantagens do local e entenda se elas estão satisfeitas com a escolha. Assim, você tem a oportunidade de coletar opiniões de quem conhece mais a fundo o ambiente, o que vai permitir tomar uma decisão mais eficaz.

Conheça as vantagens do coworking

Agora que você já sabe o que é coworking e como escolher o ideal para o seu negócio, chegou o momento de entender sobre as principais vantagens de transferir a sua marca para um.

Networking com outros profissionais

O intercâmbio de informações e conhecimentos entre profissionais de ramos distintos é um dos benefícios mais interessantes proporcionados pelo coworking. Graças a ele, você tem a oportunidade de entender mais sobre outros mercados, avaliar quais são as estratégias utilizadas pelos negócios para driblar situações difíceis e compartilhar os seus feitos com outros profissionais.

Isso viabiliza insights para as suas estratégias de modo que as ações ainda não pensadas para o seu negócio possam ser aplicadas e testadas — com a possibilidade de, até mesmo, aumentar as vendas.

Custos reduzidos

Conforme abordado, manter uma estrutura para o negócio gera custos. Ao alugar um espaço que esteja de acordo com as suas necessidades, muitas vezes algumas salas ficarão ociosas além de você nem sempre precisar de toda a infraestrutura por determinado período.

Assim, com o coworking, você tem a possibilidade de contratar salas de acordo com a sua realidade, pensando sempre em atender aos seus principais clientes sem necessariamente contar com um ambiente que seja só seu.

Endereço comercial

Muitas vezes, profissionais têm dificuldades para conseguir mais clientes justamente pela ausência de um endereço fiscal e/ou comercial. Exemplo: um professor que busca ampliar o seu número de alunos precisa de um espaço que tenha a estrutura adequada para o aprendizado, não é?

Isso traz credibilidade para o negócio além de permitir que você tenha um espaço apropriado para aumentar o número de clientes.

Mais motivação no trabalho

Por fim, você se sentirá mais motivado para efetuar as suas funções por ter um local adequado para executar as tarefas do dia a dia. Considere tanto os momentos em que os clientes estiverem em seu negócio como aqueles em que você precisar realizar tarefas para oferecer um trabalho melhor (como o planejamento de suas atividades e a definição dos próximos passos para aprimorar o relacionamento com o seu público) ou efetuar demandas que também fazem parte de outros contextos profissionais.

Neste artigo, você pôde entender como funciona o coworking. Além disso, conheceu quais são as principais vantagens de um e ficou por dentro do que deve ser avaliado para escolher o seu. O principal ponto que merece atenção de qualquer profissional está relacionado ao planejamento. Afinal, ele permite contar com um tempo maior para pesquisar o espaço de coworking que oferece a melhor estrutura de modo que as suas expectativas sejam atendidas.

Gostou deste post e deseja ficar por dentro de outras dicas como essas? É só assinar a nossa newsletter e receber as nossas novidades em sua caixa de entrada.

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This