Trabalhar com uma equipe remota é algo que faz parte da vida de alguns profissionais há algum tempo. No contexto de isolamento social que estamos vivendo, essa prática tem se tornado ainda mais comum. Aí começam as dúvidas quanto aos procedimentos para realizar a gestão desse time: afinal, como guiar um trabalho que está fora do alcance de sua visão?
Trata-se de mais um desafio do mundo moderno e informatizado. Agora, não é mais preciso estar no mesmo espaço físico para trabalhar em equipe. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados. Vale lembrar que as pessoas têm diferentes perfis e o que funciona na empresa de seu amigo pode não trazer resultados para você. Também é necessário ter em mente que a comunicação torna-se ainda mais importante nesse modelo de trabalho.
Quer algumas dicas para gerenciar sua equipe remota? Então, acompanhe as dicas que preparamos para você.
Preste atenção aos horários
Não é porque o trabalho é remoto que os horários e prazos não precisam ser cumpridos. Em alguns momentos, você vai precisar que determinadas pessoas trabalhem juntas em um projeto, ainda que estejam em ambientes físicos diferentes.
Pode ser que você precise divulgar uma palestra ou preparar o material para um curso on-line dentro de determinado prazo. Tudo isso precisa ser observado para que o trabalho remoto não se torne sinônimo de falta de regras.
Mantenha tudo documentado
Você sabe exatamente o que cada membro da equipe está fazendo? É importante delegar tarefas com consciência quando a equipe não está reunida. Os processos realizados por cada colaborador precisam ser documentados de maneira adequada.
Se você não prestar atenção a isso, uma tarefa importante pode acabar não sendo feita, sem que ninguém assuma a responsabilidade por ela. Então, você deve sempre manter o controle quanto à realização das tarefas necessárias.
Seja claro quanto às metas e instruções
A clareza nas informações torna-se ainda mais importante quando falamos em equipe remota. Desse modo, todos os membros da equipe precisam estar cientes dos objetivos gerais da empresa e de cada projeto proposto.
As instruções também precisam ser claras e objetivas. Além disso, deixe as pessoas à vontade para perguntar caso fique alguma dúvida. Acompanhar o trabalho de cada um também ajuda a perceber se tudo foi devidamente entendido.
Fortaleça as relações da equipe
Uma equipe remota pode (e deve) criar vínculos entre si. Assim, é importante estimular a comunicação entre os colaboradores. Você pode fazer isso envolvendo duas ou mais pessoas em uma mesma atividade, por exemplo, e incentivando o uso de programas de bate-papo para tratar de detalhes dos procedimentos. Grupos de WhatsApp costumam funcionar bem nesse sentido.
Uma equipe remota pode ser tão produtiva como um time de pessoas que trabalha no mesmo espaço físico. É importante que todos tenham essa consciência. Por isso, a gestão deve buscar difundir essa ideia, e isso não é feito apenas verbalmente — é importante criar todo um cenário para que as pessoas se acostumem a ele.
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