Você sabe o que é marketing de relacionamento? Houve uma época na qual marketing era exemplo de propaganda, no sentido mais exato da palavra. Ele poderia ser definido pelos anúncios em veículos (que eram, em sua maioria, impressos), panfletagem e até se falava um pouco em indicações boca a boca. Mas, hoje em dia, existem muitas ações do dia a dia que também podem ser consideradas formas de marketing.
Assim, o marketing de relacionamento surge como uma vertente que, conforme o próprio nome sugere, consiste em um conjunto de estratégias para comunicar-se com o público no momento certo, utilizando uma abordagem efetiva, de modo a conquistar e fidelizar clientes para a sua marca. Muitas vezes, o segredo para o sucesso está na forma pela qual você lida com as pessoas que estão próximas à sua empresa.
Quer aplicar o marketing de relacionamento, mas não sabe bem por onde começar? Acompanhe abaixo nossas dicas!
Aja com proatividade
É claro que é importante conhecer e ouvir o cliente para saber quais são seus anseios, mas você pode se antecipar na busca de algumas soluções. Assim, procure estar sempre atento às tendências do mercado no seu segmento e ofereça ideias e opções inovadoras. De certa forma o cliente vai se sentir acolhido. É como se você compreendesse do que ele precisa sem que sequer ele te fale.
Seja cordial e ofereça bom atendimento
Trate o seu cliente sempre com cordialidade e educação. Isso significa que você deve ser gentil e manter a intimidade na medida certa, sem ser sério demais, e sem tratá-lo como um amigo de infância. Lembre-se de que, para a fidelização, não basta que as pessoas gostem dos seus serviços. Ao se deparar com diversas empresas que oferecem a mesma qualidade, esse pode ser o diferencial determinante na escolha do consumidor.
Cuide do seu espaço físico
O local onde você atende ao cliente também faz toda a diferença. Assim, ainda que você não tenha condições de arcar com os custos de uma sede para a sua empresa, é possível recorrer a um espaço de coworking, onde você pode alugar salas para desempenhar suas funções. Tais espaços normalmente são de fácil acesso e contam com uma infraestrutura completa para que você e seu cliente se sintam confortáveis.
Crie um canal de comunicação efetivo
De nada adianta somente enviar newsletters, promoções e encher a caixa de e-mail dos seus clientes com informações genéricas. Quem não gosta de atenção? Oferecer canais para que ele entre em contato é uma forma de dispender dessa atenção. Assim, estabeleça perfis em redes sociais e crie uma conta de WhatsApp para falar com seus clientes. Entretanto, também é necessário verificar sempre as mensagens para não deixar de respondê-las.
Entendeu o que é marketing de relacionamento e por que ele é tão importante para o seu negócio? Graças às ferramentas que temos à mão atualmente, é possível manter uma relação de proximidade e empatia com o seu cliente. E essa é uma das melhores propagandas da sua empresa.
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