A gestão de equipes é um assunto cada vez mais importante. Ela mudou muito ao longo dos últimos anos, deixando de ser algo estritamente burocrático e operacional para se tornar estratégica e focada em resultados reais para o dia a dia do negócio. Desse modo, saber desenvolver equipes de alta performance é um grande diferencial, determinante para o crescimento de qualquer empresa.
Pensando nessa importância, criamos um post completo sobre o assunto. Continue lendo e conheça detalhadamente o que é gestão de equipes e veja algumas das melhores dicas de como colocá-la em prática!
O que é gestão de equipes?
Gestão de equipes é uma prática da liderança que objetiva intensificar a produtividade dos colaboradores sem que a qualidade do trabalho diminua. A principal ideia, portanto, é engajar e motivar o grupo. Porém, além disso, há também a necessidade de que o líder controle a entrada de demandas, acompanhe as entregas e esteja pronto para oferecer suporte caso alguma dificuldade surja.
Dessa forma, é possível cuidar dos colaboradores, manter um bom clima organizacional e incentivar o aprimoramento da equipe, com o intuito de desenvolver e reter talentos para a organização. Por esse motivo, a liderança tem um papel fundamental, pois ela guiará a equipe em torno de um propósito em comum, pensando sempre no coletivo.
Qual a importância de fazer uma boa gestão de equipes?
Uma organização que tem colaboradores desalinhados perde a sua produtividade e tem que lidar com muitos conflitos que seriam facilmente resolvidos caso todo o trabalho estivesse acontecendo com uma finalidade coletiva.
Por isso, uma gestão de equipes é fundamental para evitar desentendimentos, relações tóxicas e outros problemas no ambiente organizacional. Alguns benefícios da gestão de equipe são:
- melhora da relação entre os colaboradores;
- intercâmbio de conhecimento e experiência entre os times;
- clima organizacional positivo;
- melhora da concentração no trabalho;
- aumento da produtividade;
- melhora na qualidade dos resultados;
- desenvolvimento de uma equipe de alta performance.
Os resultados são todos favoráveis ao alinhamento do grupo e da organização, uma conquista que vem com bastante dedicação e engajamento que parte da liderança para os demais.
Qual a diferença entre gestão de equipe e gestão de pessoas?
Nesse contexto, é importante saber distinguir gestão de equipes e gestão de pessoas. Enquanto a gestão de equipes tem foco no coletivo, a gestão de pessoas tem o foco no individual, ou seja, perceber como cada colaborador pode chegar ao resultado pretendido, visando sempre os valores e os objetivos da organização.
Ambas as gestões são importantes para a empresa, pois enquanto a gestão de equipe está preocupada com o alinhamento, com o processo, com a qualidade e com o resultado, a gestão de pessoas concentra-se na relação dos colaboradores com a empresa.
Como implementar a gestão de equipes?
Agora que você já compreendeu o que é gestão de equipe e qual a sua importância, siga a leitura e veja como implementá-la!
Defina metas inteligentes e inovadoras
Boas metas podem fazer um enorme diferencial no final de cada mês. Isso porque elas funcionam como uma bússola corporativa, direcionando todo o time de trabalho para os objetivos pretendidos pela instituição.
Para elaborar metas de sucesso, é importante que elas atendam a 5 preceitos: sejam objetivas, mensuráveis, relevantes, alcançáveis e com um tempo bem definido. Certifique-se de que suas metas preenchem esses requisitos antes de implementá-las na empresa.
Além disso, é importante definir recompensas para a equipe de trabalho, uma forma de engajar todos os colaboradores na busca pelos resultados. Esses incentivos variam muito de acordo com o empreendimento, podendo ser: viagens, prêmios materiais, almoço com acompanhante, entre outros.
Treine a sua equipe com foco nas competências necessárias
É impossível cobrar resultados se os seus colaboradores não têm as competências necessárias para cumprir a tarefa. Por isso é tão importante dar treinamento.
E todo bom treinamento tem como base uma análise sistêmica do time: a avaliação de desempenho. Nessa avaliação é possível identificar quais conhecimentos, habilidades e atitudes devem ser otimizados e, com isso, fica mais fácil definir os cursos ideais. No momento de implementá-los, é importante escolher a metodologia que será usada, se presencial (in company ou out company) ou por meio de plataformas online.
Se o treinamento for presencial, é fundamental contar com um espaço apropriado e confortável, evitando distrações que atrapalhem o aprendizado da equipe. Se for feito online, certifique-se de pesquisar plataformas que tenham uma boa reputação no mercado.
Defina e informe padrões de processos
O líder, após treinar a sua equipe, deve pensar na prática e, para isso, precisa evitar falhas na comunicação. Pode-se, portanto, definir os padrões de processo e informar aos colaboradores os dados importantes para que o trabalho seja realizado. Para isso, será necessário uma análise de rotina, de diretrizes e de fluxo.
Com essa prática, cada profissional saberá como atuar em diversas situações e, desse modo, desempenhar as suas funções de maneira eficiente. Nesse contexto, é importante que o líder acompanhe de perto a produção, se fazendo presente em todos os momentos possíveis. Assim, ele poderá continuar realizando uma análise de equipe e verificando o que precisa ser melhorado e o que será destacado como ponto positivo para todos.
Outro aspecto significativo, inclusive para o engajamento, é destacar os objetivos e valores. Os colaboradores devem perceber que todos trabalham juntos em prol de um propósito maior. Então, deixe claro:
- como a equipe contribuirá para gerar valor para o cliente;
- quais são as metas, prazos e objetivos do trabalho;
- quais valores da organização devem ser priorizados.
Todos esses três pontos serão importantes para que a equipe continue motivada e entregando bons rendimentos.
Avalie seu time de trabalho em 360 graus
Além de definir boas metas e treinar sua equipe, é importante avaliar o desempenho de cada integrante. Com isso, será possível identificar o gap — ou a lacuna — entre o real e o ideal, ou melhor, como anda o desempenho de cada funcionário e como realmente deveria andar.
Uma boa avaliação oferece uma visão holística dos funcionários, auxiliando o profissional de RH na tomada de decisões importantes, como a demissão ou promoção de alguém, por exemplo.
Na gestão de equipes, é importante realizar uma avaliação completa, contando com a ajuda de todos os envolvidos com o funcionário, como seus superiores, colegas de trabalho, clientes e, também, dele mesmo.
Além dessas dicas, outras como oferecer feedbacks constantes, saber delegar tarefas, investir em endomarketing (marketing interno) e comunicação interna, investir em meritocracia e em salários competitivos também podem contribuir na gestão.
O mais importante é entender que uma boa gestão de equipes resulta de um processo colaborativo e que passa pela formação das habilidades pessoais e de equipe de uma empresa.
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