Em tempos de crise, os erros na captação de clientes se tornam ainda mais prejudiciais ao seu negócio. Isso porque, embora muitas empresas não estejam conseguindo se manter, as que restam certamente investem em promoções e mecanismos para atrair e fidelizar clientes. Além disso, a escassez de recursos pode levar o consumidor a tornar-se ainda mais seletivo.
A solução para tal questão é aplicar as estratégias corretas para manter o desenvolvimento do seu negócio, mesmo em tempos difíceis. É claro que a qualidade do produto e o seu atendimento são de fundamental importância, mas atrair o cliente até você é fator determinante. Afinal, ele precisa adquirir seus produtos para ter acesso a isso.
Se você quer entender melhor quais são os erros que comprometem a captação de clientes no seu negócio, continue lendo. Preparamos abaixo uma listagem com os principais.
1. Não definir a sua persona
Para quem o seu produto ou serviço se destina? De nada adianta investir pesado em marketing digital se você não sabe exatamente com quem deseja falar. Conhecer o seu público ajuda a entender seus interesses e anseios. Assim, fica mais fácil falar diretamente com essas pessoas. É a sua persona que vai determinar em que canais você vai divulgar seu trabalho e a linguagem que vai utilizar.
2. Não cadastrar o cliente
O cadastro de clientes é fundamental para a manutenção do seu negócio. E não estamos falando somente daqueles que, em algum momento, compraram algo com você. Cada contato deve ser registrado. Pode ser que aquela ligação ou mensagem com um simples orçamento corresponda a um potencial cliente, que só precisa de um contato para concretizar a compra.
3. Não investir em marketing
Ainda que exista a necessidade de cortar custos, não deixe de investir em marketing. Muitos empresários ainda não reconhecem tais ações como investimento e tendem a reduzir a verba destinada a elas a cada vez que o orçamento aperta. Entretanto, trata-se de algo fundamental para a sobrevivência do seu negócio. Afinal, quem não é visto não é lembrado.
4. Não ter um bom atendimento
De nada adianta fazer uma boa propaganda se você não cuida bem daqueles que chegam até você. Por isso, é importante investir em treinamentos para a sua equipe. Contar com um atendimento de alto padrão é o que determina o acolhimento dos clientes. Pessoas interessadas em concretizar a negociação podem desistir se forem mal atendidas em um primeiro momento. A primeira impressão é a que fica, portanto, cuide para que ela seja a melhor possível.
5. Não se comunicar com o seu público
Mais que tornar seu produto visível ao público, é preciso estar em contato com essas pessoas. Manter um blog e perfis nas redes sociais e alimentá-los com conteúdo relevante é uma forma de fazer isso. Outro ponto importante é a disponibilidade de canais a partir dos quais as pessoas possam entrar em contato direto com a sua empresa.
Por melhores que sejam seus produtos e serviços, os erros na captação de clientes podem comprometer os resultados. Além disso, é preciso cuidar de quem já está com você, mantendo sempre a qualidade e o bom atendimento para que a fidelização aconteça.
E você? Conhece mais alguma estratégia para captação de clientes? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco!