A liderança no ambiente de trabalho é uma função importante da gestão. Ela ajuda a maximizar a eficiência e a alcançar os objetivos organizacionais. Mas, para início de conversa, é preciso diferenciar a liderança da gerência ― um líder pode ser gerente, mas nem sempre um gerente é um líder.
Os gerentes são orientados a cumprirem tarefas. Eles supervisionam o fluxo de trabalho direto para a máxima eficiência e tendem a ser mais preocupados com os processos e os resultados. Os líderes, por outro lado, trabalham não só sobre os objetivos, mas também sobre as pessoas que estão envolvidas nos processos. Para um bom líder, a satisfação e o desempenho de seus liderados também faz parte dos processos.
Acompanhe e entenda melhor a importância da liderança no ambiente de trabalho.
Quais são os benefícios da figura de liderança no trabalho?
O desempenho de uma empresa e de uma equipe quase sempre é monitorado usando estatísticas e números, o que é o correto. Porém, em meio a todos esses dados, algumas pessoas se esquecem de prestar atenção nos fatores que mais contribuem para o sucesso desses resultados. E um deles é a presença de uma figura de liderança.
A seguir, veja a diferença que um bom líder pode fazer no ambiente de trabalho.
Motiva as pessoas a produzirem mais e melhor
Boa parte do desempenho da sua equipe é reflexo de sua motivação. E quando não há um bom acompanhamento no dia a dia para incentivá-la a se empenhar mais, logo ela pode perder o interesse. Da mesma forma, se há uma fiscalização muito acirrada, que controla todas as suas ações, o estresse também vai resultar em uma queda de performance.
Como não estão preocupados somente com os processos e os resultados, os bons líderes tendem a ouvir mais as suas equipes no dia a dia. A partir disso, conseguem conhecer melhor as potencialidades e dificuldades de cada colaborador, auxiliando-os a superar seus desafios.
Bons líderes colocam-se sempre como facilitadores e não como fiscais. Isso faz com que as pessoas se sintam inspiradas e motivadas a sempre surpreendê-los, o que melhora a produtividade.
Dialoga mais e tem a cumplicidade de seus colaboradores
Característica muito comum dos bons líderes, a comunicação é potencializadora de resultados. Equipes bem informadas, cientes de sua importância para o negócio e com possibilidade de dar feedbacks e expor as suas dificuldades e insatisfações tendem a serem mais cúmplices de seus líderes. Com uma equipe leal, os resultados são apenas uma consequência.
Identifica e estimula os talentos de seus liderados
As pessoas têm muito potencial e conhecimentos dos mais diversos. Muitas vezes, esse potencial não é percebido nem por elas mesmas. Os bons líderes costumam identificar os talentos das pessoas e estimulá-las a colocá-los em prática, a melhorar sempre o seu desempenho.
É por isso que bons líderes sabem a devida importância e estão sempre demonstrando gratidão pelos esforços de seus liderados. No momento certo, uma palavra de afirmação pode ser tudo que um colaborador precisa para se manter motivado e alcançar melhores resultados, evitando, também, a procrastinação.
Conquista autoridade, não a impõe
Liderar é conquistar autoridade perante um grupo de pessoas que necessitam direcionamentos para chegar a um objetivo comum. Os bons líderes sabem disso e trabalham para conquistar suas equipes, e não impor medo sobre elas. Eles sabem que autoridade e respeito se conquista, não são frutos de imposição.
Media conflitos e evita stress
Outra grande vantagem da boa liderança no ambiente de trabalho é a mediação de conflitos. As pessoas têm experiências, visões de mundo e interesses diferentes. Como boa parte de seu dia a dia é passado no ambiente de trabalho, é normal que em algum momento surjam conflitos.
É aí que um bom líder se faz necessário. Como tem canal aberto com todos os liderados, ele geralmente é procurado para auxiliar na mediação desses conflitos e, com sabedoria, consegue resolver e amenizar impactos.
Promove a retenção de talentos na equipe
Quanto mais tempo uma equipe permanece junta, aprendendo mais sobre seus pontos fortes e cobrindo seus pontos fracos, maior tende a ser o seu resultado. A parte mais difícil, na maioria dos casos, é fazer com que essas equipes continuem juntas por tempo suficiente para chegar nesse ponto.
Esse é outro aspecto no qual uma figura de liderança no trabalho faz a diferença. Esses profissionais contribuem principalmente ao promover um ambiente de trabalho mais atrativo, mediando conflitos e garantindo que os colaboradores de maior desempenho se sintam reconhecidos.
O resultado disso é que, a longo prazo, as equipes que contam com um bom líder tendem a se manter unidas e apresentar resultados melhores. Algo que apenas reforça a sua união e da empresa como um todo.
Traz os desafios certos para a equipe
É verdade que exigir da sua equipe mais do que eles são razoavelmente capazes só leva a exaustão e insatisfação. Porém, se eles ficarem muito tempo sem nada que exija um pouco mais de dedicação que o normal, o resultado costuma ser o tédio, que é igualmente prejudicial para a empresa e para o seu clima organizacional.
Bons líderes sabem que desafios são importantes para o crescimento dos colaboradores, incluindo aqueles que são mais avessos a desafios. É apenas uma questão de saber dar um empurrão na direção certa, aliando as tendências do mercado e as habilidades do grupo.
Em outras palavras, as figuras de liderança devem reconhecer a capacidade real da equipe e propor desafios que sejam adequados a essa capacidade. Sempre incentivando-os a serem melhores e a se aprimorarem em suas respectivas áreas.
Quais as características de um bom líder?
Ao contrário do que alguns acreditam, ser um bom líder não é uma questão apenas de talento, apesar de isso ajudar bastante. Na realidade, “liderança” é um conjunto de habilidades, as quais podem ser treinadas e exercitadas no dia a dia como quaisquer outras. Entender as características e habilidades de um bom líder é o primeiro passo para identificar um em sua empresa ou para se tornar um você mesmo.
Confira aqui algumas das principais características de uma boa figura de liderança e como desenvolvê-las.
Boa comunicação
Esse é o fundamento a partir do qual todas as outras habilidades de liderança no trabalho se constroem. A boa comunicação, seja individualmente, seja em reuniões, é fundamental para mediar conflitos, coordenar o trabalho de todos os membros da equipe e motivar os colaboradores a continuarem crescendo. Sem isso, é praticamente impossível fazer parte de uma equipe grande, quanto mais liderar uma.
Comunicação interpessoal é algo que pode ser difícil de desenvolver ativamente. Mas não confunda “comunicação” com extroversão. Falar com todo mundo no trabalho não é a mesma coisa que saber expressar seus pensamentos de forma clara em palavras, ou entender que diferentes pessoas podem compreender melhor uma linguagem diferente.
Socializar mais ajudará em suas habilidades de comunicação, mas o mais importante é refletir sobre isso. Pensar em como as outras pessoas entendem o que você fala e como você pode mudar para que elas entendam melhor.
Empatia
Bons líderes sabem entender tanto a si mesmos quanto outras pessoas, identificando suas emoções e compreendendo como elas afetam suas ações. Compreender quais motivações estão por trás de cada ação é fundamental para manter a harmonia dentro da equipe e para saber como motivar os colaboradores corretamente.
Ser empático não é apenas “ler” as emoções de outra pessoa, mas entendê-las como se fossem as suas próprias. Partilhar o sentimento, mesmo que por um momento. Para isso, é necessário sempre se colocar no lugar do outro e reconhecer sua perspectiva diante de qualquer assunto.
Também é importante que o líder saiba manter suas próprias barreiras. Empatizar é importante, mas também é necessário se manter racional para poder considerar todas as perspectivas envolvidas.
Calma sob pressão
Uma das tarefas esperadas de qualquer líder é estar à frente da equipe, dando seu direcionamento e protegendo-a quando necessário. Isso envolve tomar algumas decisões difíceis com pouco tempo para pensar e ainda assim conseguir manter a calma. Algo que nem todos são capazes de fazer.
Conseguir manter a calma, mesmo sob pressão, é uma característica um pouco mais difícil de trabalhar. Para alguns, ela vem naturalmente à medida que se ganha mais experiência e confiança. Para outros, é algo que precisa ser desenvolvido ativamente, seja por meio de terapia, meditação ou apenas prática.
Reconhecer resultados
Quando um colaborador excede as suas metas regularmente ou consegue um resultado extraordinário, não há nada mais desmotivador que ter suas conquistas ignoradas. Se a figura de liderança da empresa não tratar esses resultados de forma correspondente, é provável que não veja eles acontecerem de novo, muito menos uma melhoria.
Bons líderes devem estar atentos à sua equipe, percebendo quais deles apresentam melhor desempenho e recompensando-os de acordo. Isso vale tanto para o reconhecimento verbal do dia a dia quanto para premiações e outros benefícios do tipo.
Um bom líder não só tem altos padrões morais, mas opera com um alto senso de ética e integridade, de preferência para o bem dos funcionários e da organização. Líderes assumem riscos e compreendem a importância das mudanças.
Geralmente, são pessoas que amam aprender e têm facilidade para ouvir, receber feedbacks, solicitar ajuda e agregar. Será que isso significa que os líderes eficazes não cometem erros? Absolutamente não! Quando cometem erros, eles usam seus equívocos como uma ferramenta de aprendizagem e, assim, também auxiliam os seus colaboradores a lidarem com seus próprios erros.
Agora que você entende melhor a importância da liderança no trabalho, é hora de começar a usar esses recursos para melhorar seu negócio. Não importa o tamanho da sua equipe, contar com um bom líder para orientá-los faz toda a diferença em seu desempenho e em seu bem-estar.
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