Aposte no coworking como forma de redução de custos para a empresa

Aposte no coworking como forma de redução de custos para a empresa
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

As despesas fixas são um dos principais desafios dos empreendedores, tendo em vista a batalha constante para fechar as contas no fim do mês.

Afinal, honrar o aluguel, condomínio, contas de energia e água, pagamento de funcionários, IPTU, telefone, internet, entre outras obrigações, faz com que muita gente se redobre para dar conta do recado. Uma saída encontrada por algumas empresas é a redução de custos.

Arcar com tantas contas e tributos, além de ter que investir e agradar ao mercado, é um dos motivos que explica o fechamento de várias empresas antes dos cinco anos de existência.

Diante dessa realidade, muitas pessoas estão apostando no coworking como forma de redução de custos: escolha que vem sendo uma alternativa bem viável e positiva. Para você conhecer um pouco mais sobre essa tendência mundial, elaboramos este post. Continue lendo e veja como é possível fugir de tantas despesas!

Descubra as vantagens do coworking

Os escritórios compartilhados, também conhecidos como coworking, começaram a ser desenvolvidos nos Estados Unidos, em 2005, pelo engenheiro de softwares, Brad Neuberg. A partir daí, a tendência foi sendo introduzida em vários países.

Agora, os coworkings estão crescendo consideravelmente no Brasil em razão dos inúmeros benefícios que o compartilhamento de um espaço físico traz a diferentes tipos de profissionais. Ao reunir várias pessoas em um mesmo espaço, é possível estabelecer planos mensais diferenciados baseados na demanda de cada um.

Veja como funciona um escritório compartilhado

Um freelancer, que necessite apenas de uma mesa para o notebook e um bom sinal de internet, pode desenvolver o trabalho pagando menos de R$ 200 por mês, valor bem menor em comparação a um aluguel de uma sala comercial.

Além de contar com a estrutura física, inclusive com espaços para reuniões, banheiros, sala de descanso, telefone, área para cafezinho, entre outros, os profissionais trocam experiências e ampliam o rol de contatos. Ou seja, o networking sai fortalecido.

Geralmente, o escritório fica sob a responsabilidade do proprietário, que administra os gastos fixos. Já o coworker paga uma taxa pelo uso, com ganhos na eficiência, sem falar na redução de custos. 

Economize por meio do coworking

Contando com um local agradável e, muitas vezes, bem localizado para trabalhar, quem aposta no coworking consegue obter uma economia de mais de 60% em comparação aos gastos de um escritório convencional. 

Atualmente no Brasil, os escritórios compartilhados estão sendo utilizados por profissionais liberais, freelancers, autônomos e empreendedores de diversos ramos do conhecimento. Ao conhecer pessoas de diferentes áreas e também aumentando o rol de contatos, o clima fica bem harmonioso, deixando a rotina mais flexível e aberta a novos negócios. 

Dessa maneira, um profissional de comunicação, por exemplo, pode ser a alternativa para um advogado investir em marketing de conteúdo. E o coworking é o local de aproximação de ambos os profissionais que, além de se conhecerem, podem compartilhar seus serviços. 

Escolha o melhor espaço de coworking

Embora muitos profissionais entendam que se trata de uma excelente forma de redução de custos e otimização de espaço, alguns ainda se sentem inseguros quanto à estrutura e os reais benefícios de um local compartilhado para os seus negócios.

Se é o seu caso, podemos ajudá-lo com algumas dicas que devem ser consideradas na hora de escolher o espaço.

Esteja atento à localização

Pense que um espaço de coworking serve também para que você receba seus clientes. Por essa razão, a localização deve ser de fácil acesso. Eles não devem encontrar muitas dificuldades para chegar até você, independentemente do meio de transporte utilizado. 

Lembre-se também de que será o seu local de trabalho, para onde você se deslocará diariamente. Sendo assim, procurar por um espaço próximo à sua casa ou na região central da sua cidade são boas alternativas.

Verifique a estrutura e o suporte técnico-operacional

Economizar com o aluguel de uma sala comercial é uma boa estratégia para redução de custos. Entretanto, não deve ser sinônimo de trabalhar em um local sem o mínimo de conforto e privacidade. Por isso, a decoração e divisão do espaço são de suma importância.

Se a sua empresa já conta também com outros funcionários, o ideal é escolher um espaço que ofereça salas privativas, em vez de estações de trabalho. Prefira aqueles que contam com salas de reunião, área de convivência e sanitários bem apresentados.

Além disso, você vai precisar de bons sistemas de internet e telefonia para que o seu trabalho não seja prejudicado por falhas técnicas.

Analise a forma de contrato

Se a diferença entre utilizar o espaço e alugar uma sala particular for muito pequena, pesquise um pouco mais. Afinal, a ideia é reduzir custos, não é mesmo? Entretanto, o preço também não deve ser o seu único critério de avaliação. Isso sem contar que, na hora de compará-lo, alguns fatores devem ser levados em conta.

Você precisa analisar o valor pago para utilizar o espaço de forma detalhada. Há locais nos quais o uso da sala de reuniões já está incluso e outros em que esse valor é à parte. Se for esse o caso, análise os valores, considerando a frequência que você utilizará o espaço.

Sinta o ambiente

Como mencionado, além de um local de trabalho, o espaço de coworking é também uma oportunidade para conhecer pessoas, trocar ideias e fazer networking. Se o ambiente de trabalho tem total influência sobre o seu desempenho e bem-estar quando você é funcionário, acredite: o mesmo acontece quando você trabalha como autônomo em um espaço compartilhado.

Por isso, antes de fechar o contrato, visite o local: prefira aqueles que envolvam pessoas que combinem com o seu perfil. Embora cada um esteja ali realizando um trabalho diferente, a sintonia no ambiente é fundamental.

Também é importante que a ordem seja mantida: excesso de barulho pode atrapalhar a sua concentração ou mesmo prejudicar encontros com clientes.

De modo geral, os espaços de coworking são uma tendência que cresce a cada dia no país, principalmente por conta dos altos valores cobrados nos custos fixos de um empreendimento e também pela influência do sucesso dos negócios realizados na internet. 

O que acha de um coworking? Já trabalhou em um? Conhece alguma empresa que obteve a redução de custos com essa alternativa? Deixe sua opinião ou conte sua experiência nos comentários abaixo. 

coworking em BH
escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This