Escritórios compartilhados: 4 benefícios de seu uso por empreendedores

Escritórios compartilhados: 4 benefícios de seu uso por empreendedores
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Os escritórios compartilhados entraram definitivamente no mercado por muitos motivos. O principal deles é a infraestrutura que eles oferecem para um negócio próprio, sem dar maiores despesas além da locação do espaço para o contratante.

Também denominados de coworking, esses espaços servem para os empreendedores que desejam ter um espaço físico adequado para atender seus clientes e gerenciar a empresa. Há vários benefícios em tal modalidade de locação que a caracterizam como uma boa opção empreendedora. Então, se você quer saber mais sobre o assunto continue a leitura e veja o que é escritório compartilhado e confira algumas de suas principais vantagens!

O que é um escritório compartilhado

Apesar de o termo não ser completamente desconhecido, alguns profissionais ainda têm dúvidas sobre o que é e como funciona um escritório compartilhado. Nesse modelo, como o próprio nome diz, há um compartilhamento de estrutura e recursos do escritório entre empresas e profissionais. Porém, sempre com bastante autonomia, flexibilização, economia e liberdade. Por essa razão, quem compartilha esse espaço faz parte de uma comunidade moderna de trabalho.

Um escritório compartilhado é cuidadosamente estruturado para que os profissionais tenham um local produtivo, colaborativo e motivador para cumprir suas metas, sempre atendendo as organizações ou os profissionais liberais e suas necessidades. 

Porém, a ideia é ir além do compartilhamento da infraestrutura, esse encontro entre vários profissionais permite o intercâmbio de ideias, conhecimentos e experiências, uma vez que diferentes pessoas se encontrarão em um espaço colaborativo para desenvolver um networking de qualidade. 

Os benefícios para quem opta por esse modelo são muitos! Conheça abaixo, os principais!

1. Excelente localização comercial

Normalmente esses escritórios compartilhados têm uma localização privilegiada com estacionamento para clientes em zona comercial, o que coloca a nova empresa em evidência. Eles costumam ser localizados em um prédio atraente com portaria para identificação e vários elevadores e é ideal para diversos tipos de profissionais. 

Para alguns empreendimentos é essencial possuir essas características, pois é um belo cartão de visitas e possuem um visual convidativo e profissional. Uma característica como essa traz seriedade e comprometimento para a imagem de quem usa esse espaço e, se por algum momento, você receber um cliente nesse lugar, a impressão será positiva.

2. Infraestrutura completa

Os espaços alocados de alto valor agregado possuem internet banda larga, telefone fixo, que pode ser exclusivo para a empresa, sala de reuniões, sala de estar com cafezinho para o networking, sala de palestras e cursos com espaço para coffee break. 

Eles contam também com cozinha completa, serviço de limpeza, manutenção, sistema de segurança e gerenciamento de correspondências, entre outros serviços. Além disso, têm toda infraestrutura para apresentações e outros eventos.

Em termos de recursos humanos há uma secretária compartilhada que atende ao telefone, clientes e o público em geral. Essa opção é muito vantajosa, pois essa funcionária não é contratada da empresa locatária, mas da empresa locadora, o que diminui seus custos operacionais.

3. Redução de custos

O escritório compartilhado traz outra vantagem fundamental: a redução de custos. Isso acontece, pois não haverá a necessidade do profissional manter um local para o trabalho e as demandas que esse espaço pediria, como: internet, luz, manutenção da infraestrutura, recepcionista, água, entre outros.

coworking em BH

Com o escritório compartilhado, tudo já está adicionado em seu contrato e as outras contas e responsabilidades ficam por conta da locadora do local. Isso, com certeza, além de diminuir os gastos, também proporciona menos preocupações com burocracias.

4. Área de convivência

A área de convivência compartilhada, além de ser um espaço que conecta os profissionais e os seus interesses, são também locais que trazem o conforto que o profissional espera ao estar fora de casa.

A área de convivência é um espaço que ajuda os profissionais a se distraírem um pouco e aliviar a rotina estressante de trabalho. Afinal, foi-se o tempo em que o contratado precisava ficar as oito horas de trabalho exercendo a sua função. Hoje, nós sabemos, que a criatividade vem nos momentos de descontração e quando a sua mente está um pouco mais leve.

5. Flexibilidade na montagem dos planos

Com as salas compartilhadas, você terá uma maior flexibilidade para adotar um plano que esteja alinhado ao seu negócio. Sendo assim, é possível fazer as melhores escolhas baseadas na quantidade de profissionais, tempo de trabalho — dias ou horas —, quais serviços serão utilizados e também qual será a frequência de uso das salas de reuniões.

Dessa maneira, você sentirá que está pagando por algo que vai realmente usar, não extrapolará a sua receita e terá um planejamento mais certeiro para lidar com as demandas da organização.

6. Possibilidade de networking

Existem pessoas que não apreciam trabalhar na modalidade home office, por não gostarem de se sentir sozinhas. Elas também acreditam que o escritório compartilhado é uma oportunidade de estender o networking com troca de cartões, possíveis indicações e ter certo agito de pessoas no ambiente.

Alguns escritórios compartilhados, que oferecem palestras de capacitação a seus clientes, podem ser de grande ajuda para empreendedores que não tenham conhecimentos específicos da área de negócios.

Além disso, um profissional que opta pelo escritório compartilhado estará em contato com uma grande diversidade de ideias, terá a oportunidade de ampliar o seu aprendizado e contribuir cada vez mais para a sua própria empresa ou para a organização pela qual é responsável. Um ambiente motivado, produz profissionais motivados.

7. Flexibilidade do espaço

O empreendedor, às vezes, só necessita do espaço para atender clientes, então ele aloca o escritório por hora. Se já for cliente com contrato assinado com a empresa de escritórios compartilhados, ele paga um preço pré-acordado. Caso contrário paga o preço de tabela cheio. Ele escolhe o ambiente que preferir. As empresas de escritórios compartilhados preferem clientes estáticos e com contratos de longo prazo, mas há espaços só para necessidades eventuais, dependendo da agenda.

A verdade é que os escritórios compartilhados cresceram nos últimos anos, principalmente, pois o número de pessoas que desejam ter um negócio próprio aumentou. Embora em sua maioria o público seja de empresas, iniciando suas atividades ou que preferem não investir em escritório próprio e sair gastando muito imediatamente após a assinatura do contrato, qualquer profissional pode usufruir dessa modalidade de locação compartilhada. Nesta lista estão médicos, advogados, psicólogos, engenheiros e tantos outros profissionais liberais.

Os escritórios compartilhados possuem suas características próprias. Nem todos são tão bem localizados e nem dispõem de toda essa infraestrutura aqui descrita. Porém, mesmo assim, eles são de grande utilidade para aquele empreendedor que deseja iniciar seu negócio e não deseja despender recursos para montar um escritório que pode ser subutilizado, pois ele passa boa parte do tempo, atendendo clientes externamente.

Por fim, existe a demanda de empresas já constituídas que desejam ter um escritório comercial em outra localidade que não o de sua origem. São aqueles empreendimentos, que iniciam a prospecção de novos clientes em novos mercados e optam pelos escritórios compartilhados com o diferencial de assinarem contrato com o ambiente fixo de trabalho, ou seja, o escritório alugado é exclusivo daquela empresa.

Para conhecer melhor as possibilidades de escritórios compartilhados entre em contato conosco e veja o que tem disponível para o seu negócio!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This