Conheça 6 dicas de como abrir um negócio com pouco dinheiro

Conheça 6 dicas de como abrir um negócio com pouco dinheiro
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

O empreendedorismo é uma grande tendência na sociedade atual. No entanto, muitos acabam se esbarrando na questão financeira. Saber como abrir um negócio com pouco dinheiro não é uma tarefa fácil, mas essa questão não pode ser desencorajadora para quem tem o objetivo de abrir o próprio negócio.

Grande parte dos empresários de sucesso de hoje em dia começou com poucos recursos e com empreendimentos bem pequenos. Contudo, eles se desenvolveram aos poucos e prosperaram no mundo empresarial. Ou seja, não é preciso ser rico para abrir seu próprio negócio. Afinal, o sucesso da empresa depende muito mais de um planejamento bem-feito e de estratégias montadas desde o começo.

Ficou interessado em saber como abrir um negócio com pouco dinheiro? Então, continue a leitura, pois daremos seis dicas importantes para você.

1. Faça uma pesquisa de mercado

como abrir um negócio com pouco dinheiro

Uma das primeiras providências a serem tomadas por alguém que deseja empreender é realizar uma pesquisa de mercado. Esse passo é fundamental para que se entenda o tipo de negócio em que se está ingressando e de que forma você deve agir naquele segmento mercadológico específico.

Os dados obtidos servirão de norte para a atuação do gestor e o ajudarão a não sofrer com surpresas desagradáveis que poderiam ser previstas. Uma pesquisa de mercado bem realizada é aquela que engloba pontos como:

  • traçar o perfil da clientela;
  • identificar ações da concorrência;
  • saber de que modo os fornecedores atuam;
  • conhecer tendências e potenciais do mercado;
  • prever a aceitação ou rejeição do seu produto, entre outras.

Atuando dessa forma o empreendedor potencializa as chances de obtenção de sucesso em seu negócio e já pode calcular a quantidade de recursos que necessários para investir, traçando estratégias mais adequadas para a situação em que está.

2. Escolha um nicho de atuação

Após a realização de pesquisas de mercado, chega o momento de eleger onde se dará a atuação de sua empresa — ou seja, em que segmento empresarial ela se especializará e oferecerá serviços.

Uma armadilha em que você, como jovem empreendedor, não pode cair é querer atingir todos os lados com seu negócio. Quem se especializa em uma área de atuação potencializa as chances de sucesso e se diferencia da concorrência. No mundo empresarial não podemos ser “mais do mesmo”.

Então, aconselha-se que você use os dados levantados na pesquisa de mercado e escolha seu público-alvo. Depois, desenvolva ações de marketing para atingir esse tipo de consumidor e captar clientes.

Essa estratégia é vital para a sobrevivência de sua empresa e trará a aceitação de sua clientela específica. Após isso, você elaborará estratégias mais focadas, sempre que a aceitação for positiva. Dessa forma, aumenta-se muito as chances de sucesso de seu empreendimento.

3. Tenha cuidado ao escolher seus sócios

como abrir um negócio com pouco dinheiro

Quando se tem poucos recursos é muito comum procurar um sócio para dividir despesas. Porém, outro ponto essencial para saber como abrir um negócio com pouco dinheiro é conhecer as pessoas que empreenderão ao seu lado, pois, essa escolha pode ser determinante para o seu sucesso — ou não.

Sócios no mundo empresarial passam a se considerar como irmãos. Portanto, ambos devem estar fundados nos mesmos objetivos e terem um relacionamento com honestidade e transparência.

coworking em BH

Portanto, evite parcerias com pessoas que você conheça pouco ou que não tenha muito contato, pois, assim, você pode se surpreender negativamente ao longo do tempo. Além do mais, o seu sócio deve estar tão empenhado e disposto quanto você a investir no empreendimento, caso contrário as chances de fracasso aumentam.

Evite também um sócio que só ajude financeiramente, pois isso aumentará demais a cobrança em cima de você por resultados. O seu parceiro deve ser alguém compromissado com o trabalho e que lutará ao seu lado diante de qualquer resultado.

4. Faça um bom planejamento financeiro

Um ponto fundamental para saber como abrir um negócio com pouco dinheiro é se planejar financeiramente para esse desafio. Uma estratégia bem montada, com a previsão de situações futuras a adaptação de objetivos de acordo com a realidade, aumentam a chance de o negócio prosperar.

O planejamento financeiro consiste em elaborar estratégias de como lidar com o seu dinheiro. Após uma pesquisa de mercado, esse é o passo a ser tomado. É essencial que o potencial empreendedor conheça de que modo investirá, se tomará empréstimo, como realizará o pagamento deles etc.

Quando se conta com poucos recursos de investimento, é o planejamento financeiro que mostrará se o empreendedor obterá sucesso. Cada gasto fora do estipulado pode representar prejuízos enormes e significar a ruína. Por outro lado, cada medida tomada de forma pensada, significa que a empresa segue em trilhos de inteligência e êxito no mundo empresarial.

5. Escolha um coworking como espaço de trabalho

Sala de Reunião – Synergyco Executive Office

O coworking é uma espécie de escritório compartilhado seguindo novas tendências da sociedade moderna, que reúne milhares de pessoas diariamente com o objetivo de trabalhar em um ambiente inspirador, onde há sala de reuniões, secretaria e toda a infraestrutura necessária para uma empresa.

Esse tipo de espaço é muito procurado por pequenos empresários que acabaram de abrir seu negócio e procuram ambientes sem custos altos para ter como lugar físico da empresa.

Abrir um escritório tem inúmeras despesas, como o aluguel, IPTU, condomínio, contas de água e luz etc. Isso, sobretudo no início da empresa, pode impactar nos lucros, pois, quando você escolhe um espaço coworking, seus gastos serão reduzidos absurdamente e, como consequência, sobrará mais dinheiro para os ganhos.

Além disso, em escritórios compartilhados você tem contato com outros empresários e até possíveis clientes. Com isso, você expande seus horizontes, compartilha experiências e pode melhorar suas estratégias.

6. Invista em marketing digital

O investimento em marketing digital pode ser muito interessante para quem quer abrir um negócio com pouco dinheiro. A relação custo-benefício desse tipo de medida é um dos pontos positivos, pois o mercado digital é bem abrangente e, na maioria dos casos, gratuito.

Então, suas estratégias de publicidade alcançarão um grande número de pessoas e potenciais consumidores a um custo muito baixo. Os resultados podem ser, portanto, muito satisfatórios.

Invista nas redes sociais, blogposts e páginas na rede mundial de computadores. Desse modo, além de gerar uma interação maior com os clientes em potencial, você acompanhará as interações com suas ofertas e produtos em tempo real e poderá elaborar estratégias a partir disso — e a melhor parte: por um custo totalmente acessível.

Percebemos que, apesar das dúvidas dos empreendedores de como abrir um negócio com pouco dinheiro, isso se faz possível. O dono do negócio deve trabalhar com estratégias de redução de custos e conhecer o mercado que está inserido para que tudo o que for investido seja previamente calculado e os lucros superem os gastos. Desse modo, o sucesso da empresa virá e os ganhos só aumentarão.

Se esse post foi útil para você, compartilhe-o nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This