Um negócio que visa o seu crescimento contínuo certamente busca por melhorias em seu modo de lidar com o público e em estimular transformações em seus processos. Afinal, ambos estão diretamente interligados — trazendo modificações em suas etapas de trabalho, seus produtos ou serviços terão qualidade mais elevada, contribuindo para uma maior satisfação de seus clientes.
Nesse contexto, a transformação digital veio para se tornar um desafio a mais em sua gestão, trazendo resultados mais positivos e atingindo as metas de forma mais proativa.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba o que é transformação digital e como ela pode impactar diretamente o seu negócio. Continue a leitura e entenda!
O que é transformação digital?
A tecnologia já vem sendo adotada pelas organizações desde o final do século XX. No entanto, inicialmente veio como uma aliada para a automatização de processos, para a produtividade dos colaboradores e para a otimização do trabalho. A transformação digital está inserida um contexto que vai além da sua implementação em uma organização: ela deixa de ter apenas uma presença superficial para assumir um papel estratégico dentro de um negócio.
No entanto, devemos destacar que a transformação digital também engloba o fato de as empresas adotarem soluções que contribuem para que as etapas do trabalho sejam executadas de maneira mais ágil. Porém, ela vai além disso, pois traz insumos para o processo decisório, para o alinhamento mais preciso da empresa com o mercado e para resultados mais expressivos e de fácil mensuração.
Para isso, é necessário uma profunda mudança estrutural. Sendo assim, a transformação digital não é feita da noite para o dia, mas sim depois de um longo estudo sobre a sua área de atuação, as exigências de seus clientes e como é possível se adaptar a esse novo contexto.
Até mesmo para quem trabalha de forma autônoma e busca por melhorias em seu modo de trabalhar para a atração de clientes é impactado por essas transformações. Ao contar com a tecnologia como aliada, será possível entender quem de fato é o seu público, oferecer aqueles serviços que eles buscam e saber como é preciso agir em cada etapa de suas vendas.
Como a transformação digital impacta seus negócios?
Entender o conceito de transformação digital é relativamente simples. Agora, explicaremos como ela impactará os seus negócios de maneira mais efetiva. Confira!
Alterações nos modelos de negócio
Qual é o seu atual modelo de negócio? Ele consegue suprir com as exigências de seus clientes e está atendendo às exigências e metas preestabelecidas em seu planejamento? A transformação digital permite justamente isso: entender se o seu atual modelo está impactando os seus clientes e trazendo uma experiência positiva dele com a sua empresa.
Caso não esteja adequado, é o momento de alterá-lo visando o crescimento de seu projeto e o aumento da satisfação de seu público. Além disso, é possível ter um olhar mais crítico sobre o que seus concorrentes estão produzindo e o modo com o qual esses serviços são entregues.
Porém, tenha cuidado quanto a isso, pois nem tudo que dá certo em determinada área dará certo na sua. Saiba avaliar o que realmente pode ser aplicado em sua realidade para que os números sejam crescentes.
Modernização de processos operacionais
Um dos gargalos que impedem a visão mais estratégica de uma empresa é o fato de dedicar boa parte de seu tempo para processos mais mecânicos, que podem ser executados de maneira mais prática. Isso contribui para que o tempo otimizado permita que você tenha uma visão mais estratégica sobre o negócio, fortalecendo análises que permitam decisões mais precisas e que foquem em trazer diferenciais para a empresa e para os clientes.
Conforme abordado, a transformação digital permite a modernização de processos operacionais, trazendo a possibilidade de o negócio gerar mais valor, entendendo os reais objetivos e identificando as principais tendências do mercado a partir de dados que trazem uma reflexão a longo prazo, tendo como consequência melhorias em seus produtos e serviços.
Entender as necessidades de seus clientes
Mesmo em casos que as suas vendas estejam em um bom momento, é preciso estar atento ao que diz respeito das necessidades dos clientes em todas as etapas da entrega de seus serviços. Eventualmente, mesmo que haja números dentro do esperado e um atendimento qualificado durante a venda, a retenção de seu público pode estar aquém do que é possível obter.
Ao entender os principais pontos a serem melhorados em seus processos, haverá uma retenção maior, contribuindo para uma prospecção mais ativa por parte dos próprios clientes. Tudo isso pode ser medido por meio da tecnologia, com o envio de formulários, aplicando NPS (Net Promoter Score, que permite avaliar o grau de lealdade de seus clientes com a sua marca), entre outros pontos.
Como um espaço coworking é propício nesse momento?
Um espaço coworking permite que pessoas que estejam trabalhando em diferentes projetos e objetivos estejam lado a lado, discutindo experiências que agreguem ao trabalho um do outro e que contribuam para o desenvolvimento eficaz do negócio.
Isso traz como consequência, além do networking, uma maior possibilidade de estar mais presente nesse momento em que as empresas vivem a transformação digital — como é um trabalho colaborativo, os profissionais terão acesso a um universo mais conectado, facilitando a execução das etapas de seus projetos, além de aumentar a conexão com o mercado de trabalho.
No coworking, é possível ainda usufruir de outros benefícios, como a redução da burocracia no espaço físico de seu negócio, custos reduzidos e o fato de contar com um ambiente que estimule a criatividade — justamente por conviver com pessoas de diferentes nichos e que estejam em projetos distintos dos seus, permitindo um intercâmbio de experiências que poderá trazer ideias para o seu crescimento.
Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a transformação digital, como ela impacta até mesmo os pequenos negócios, além de entender como um espaço coworking é propício para isso. Para o crescimento efetivo de seu negócio, é preciso pensar fora da caixa, buscar por estratégias que aumentem os seus resultados e que, ao mesmo tempo, ofereçam uma experiência mais enriquecedora de seus clientes.
Também é preciso que seja considerado um plano de negócios, com o objetivo de conhecer mais o seu público e entender quais devem ser as ações de sua empresa. Saiba como executá-lo e tenha números melhores!