Você já ouviu falar em marketing de comunidade? Sabe do que se trata? Pois saiba que esse conceito chegou para ficar e está mais presente na sua vida e nas rotinas da sua empresa do que você imagina.
Se você quer entender melhor como grandes marcas e empresas de sucesso se posicionam nas comunidades em que estão inseridas, e como você pode usar esse conceito para alavancar seu alcance de forma construtiva e profunda, acompanhe a gente ao longo deste post!
O que é uma comunidade?
Quando ouvimos a palavra “comunidade”, uma série de conceitos surge quase que instantaneamente na nossa cabeça, indo desde redes sociais até agrupamentos de pessoas que resolveram partilhar de um mesmo estilo de vida, diferente daquilo que hoje se tem como convencional.
O conceito de comunidade tem sua origem nos agrupamentos de indivíduos que viviam juntos e, portanto, partilhavam de espaços e bens comuns. Com o tempo, porém, esse conceito se transformou, e hoje engloba muito mais pessoas unidas por uma identidade ou um conjunto de interesses em comum.
É por isso que atualmente podemos falar de comunidades cujos membros estão geograficamente distantes, mas, por partilharem dos mesmos interesses, se reconhecem como parte de um mesmo grupo.
A relação entre empresas e comunidades
Se as comunidades hoje são definidas muito mais pelos interesses dos seus membros, não é de se estranhar que grandes marcas consigam gerar engajamento em seus consumidores, unindo-os em torno do seu gosto comum pelos produtos ou serviços oferecidos.
É por meio das estratégias de marketing de comunidade que empresas em todo o mundo estão transformando seus consumidores em membros ativos de uma comunidade exclusiva, fazendo com que tenham orgulho de pertencer àquele grupo e de partilhar daquele conjunto de valores.
Mas afinal, o que é marketing de comunidade?
De forma mais ampla, podemos definir o marketing de comunidade como um conjunto de ações de marketing que visam estreitar os laços entre a empresa e as pessoas que já consomem seus produtos ou serviços.
Isso acontece criando plataformas e espaços nos quais os consumidores possam trocar ideias e compartilhar experiências. Assim, a marca pode acompanhar o que seu público pensa e quais as suas necessidades, criando uma experiência de plena satisfação que, por sua vez, vai gerar mais engajamento, alimentando assim a dinâmica.
Como criar uma comunidade?
Agora que você já entende o que é o marketing de comunidade e consegue ver os benefícios que ele traz para o seu negócio, é hora de ver como sua empresa pode iniciar uma comunidade em torno da sua marca e começar a adotar esse tipo de estratégia.
Defina quem você é e quem são seus clientes
O primeiro passo na construção de uma comunidade de sucesso é definir claramente sua missão e valores, bem como o que seus clientes esperam de de você. Uma vez que seu público saiba exatamente o que pode esperar da sua marca, você também pode começar a definir o que esperar do seu público. É essa clareza que vai gerar confiança e engajamento.
Monte o ambiente
Via de regra, o ambiente que vai acomodar sua comunidade está na internet. Por mais que perfis ativos e bem planejados em redes sociais, como Facebook e Instagram, sejam fundamentais, vale a pena considerar a possibilidade de hospedar um site exclusivo para sua comunidade, como uma espécie de fórum.
Independentemente da plataforma que você escolher, ela deverá ser um ambiente no qual seus clientes possam entrar em contato entre si e também com sua empresa. É interessante que essas interações sejam mediadas por você e que o público seja incentivado a participar, podendo até mesmo receber algum tipo de recompensa.
Aqui, é importante ter mente que as pessoas não se comportam naturalmente quando estão sendo observadas, e é por isso que você terá que ser capaz de inferir as motivações e os gatilhos de engajamento da sua audiência.
Esteja presente
Criar uma comunidade vai muito além de estabelecer um espaço e mediar discussões. É preciso gerar engajamento real, por meio da construção de conteúdo de valor. As pessoas devem encontrar na sua marca um canal seguro de informações e conteúdo que as faça crescer pessoalmente, de forma gratuita e confiável.
Apresente conteúdo relevante todos os dias, incite questionamentos e dê respostas rápidas e pessoais sempre que solicitado. Assim as pessoas saberão que podem procurar sua marca mesmo quando não quiserem comprar algo.
Ouça os usuários
Tão importante quanto apresentar conteúdo é também garantir que as pessoas tenham um meio seguro para falarem e serem ouvidas. Construa uma atmosfera na qual seus usuários se sintam confortáveis para dar sugestões e ideias que podem levar sua marca a um novo patamar.
Faça perguntas, incite questionamentos, peça feedbacks constantes. Quanto mais as pessoas na sua comunidade se sentirem ouvidas e respeitadas, mais elas vão se engajar e retornar para o seu ambiente.
Como o marketing de comunidade vai ajudar minha marca?
Já comentamos que o propósito central da criação de uma comunidade é unir pessoas em torno de um interesse em comum e trazê-las para perto da sua marca. Mas o que você ganha com isso?
Todo profissional de marketing trabalha com o objetivo de transformar compradores em potencial em clientes fiéis, que advogarão em prol da empresa e trarão novos consumidores para o funil de vendas.
Ao criar e gerir uma comunidade, você tem nas mãos um imenso banco de dados, em que pode aprender todos os dias sobre seu público, descobrindo suas motivações, seus anseios, o que o engaja e o que o faz abandonar uma marca, além de abastecer continuamente sua rede de contatos e parceiros.
Hoje, com empresas de todos os setores se voltando para os espaços virtuais e buscando construir sua própria rede de clientes, ter uma comunidade ativa e cheia de vida é um ativo inestimável.
E você, já conhecia o marketing de comunidade? Com as estratégias certas, esse conceito pode impactar grandemente o crescimento da sua marca, gerando engajamento e transformando clientes em parceiros. Se você quer conhecer mais estratégias de impacto para sua organização, não deixe de conferir o material que preparamos com 3 técnicas de negociação essenciais para a rotina da sua empresa.