A sociedade, o que inclui as empresas, está mudando de forma cada vez mais intensa. Isso acontece por conta da revolução digital, que tem modificado até a forma como as pessoas trabalham. E, nesse contexto, a inteligência de mercado nunca foi tão relevante.
O trabalho em coworkings, com colaboradores espalhados por diferentes locais do mundo, era algo irreal até poucos anos atrás, mas já é uma das principais tendências no meio empresarial. Ainda assim, são muitas as dúvidas que as pessoas têm sobre o tema.
Pensando justamente nisso, desenvolvemos este artigo para esclarecer as principais questões acerca do mercado de inteligência. Interessado? Não deixe de conferir!
Afinal, o que é a inteligência de mercado e como ela funciona?
Inteligência de mercado nada mais é do que o conjunto de ferramentas que proporciona a análise e a extração de valores de dados, dados estes que são minerados e utilizados de forma estratégica para as companhias.
Um exemplo disso pode ser visto nos filmes da Marvel, uma gigante do cinema, responsável por franquias de sucesso como Os Vingadores. Hoje, a empresa monitora reações e comentários de fãs nas redes sociais, para que as suas próximas produções estejam alinhadas com as expectativas dos seus consumidores.
Apesar desse exemplo, isso pode ser feito em empresas de, praticamente, todos os âmbitos, proporcionando resultados bem positivos para as marcas, que estarão mais próximas dos seus públicos e aumentarão a lucratividade.
Por que ela é importante para as empresas?
A inteligência de mercado é importante justamente pelo potencial competitivo que oferece. Afinal, com ela, é possível se destacar e oferecer produtos e serviços que sejam um verdadeiro diferencial para os seus clientes.
Ainda na área do entretenimento, temos outro exemplo na plataforma de streaming Netflix. Uma das séries de maior sucesso atualmente, desenvolvida pelo serviço, é Stranger Things, que foi escrita tendo como base consultas a comentários de fãs de filmes de terror das décadas de 1980 e 1990, toda construída com a ideia de atender a esse público saudosista.
Em suma, portanto, a inteligência de mercado faz com que sejam desenvolvidos produtos alinhados com as expectativas dos clientes. Sabendo interpretar e conhecer as vontades do público-alvo, mais resultados positivos serão conquistados.
Quais são as principais dicas para desenvolver a inteligência de mercado?
Como vimos, essa estratégia pode trazer benefícios diversos para as empresas. Porém, para que eles sejam mesmo alcançados, é necessário desenvolver tudo de forma correta. Confira a seguir, então, algumas dicas para colocar isso em prática no seu negócio!
Identifique as oportunidades
O primeiro passo para desenvolver a inteligência de mercado em uma empresa é saber identificar as suas oportunidades. Isso porque se entende que os dados são uma excelente fonte de insights para o desenvolvimento de novos produtos, capazes de suprir demandas para os consumidores de uma marca.
Imagine, por exemplo, um e-commerce de tênis esportivos. Ao receber feedbacks dos seus clientes, o proprietário da loja virtual percebe que muitas pessoas dizem ter interesse em comprar também meias e outros artigos. Essa informação é valiosa para o gestor do e-commerce, que poderá incrementar o seu negócio oferecendo soluções mais completas aos seus clientes. A tendência, em outras palavras, é que a sua lucratividade aumente.
Integre os dados
Os dados obtidos precisam ser integrados — afinal, eles sozinhos não podem ser utilizados tão facilmente. De nada adianta saber a opinião de uma única pessoa, por exemplo. A ideia é que se trabalhe sempre com números, uma vez que eles são mais fáceis de mensurar e verificar.
Inove
A inovação também faz parte da inteligência de mercado. Com base nas informações levantadas, você poderá saber quais são os resultados mais positivos que você deverá ter no seu negócio. A partir disso, poderá traçar estratégias e inovar.
Com novos produtos, formas de atendimento etc., você estará sempre surpreendendo os seus clientes com novidades!
Conheça o mercado de atuação
Ao trabalhar com a inteligência de dados, é primordial conhecer bem o seu mercado de atuação. O mais recomendado, nesse sentido, é que sejam coletados dados não apenas de clientes, mas também de empresas concorrentes.
Isso não significa que você deve praticar algo ilícito ou moralmente incorreto. Porém, é possível verificar dados que as próprias empresas tornam públicos, bem como praticar o cliente oculto. Nesse tipo de ação, alguém da sua companhia se passa por cliente de uma concorrente e avalia questões referentes a diversas áreas e segmentos.
Acompanhe as tendências
Novas tendências para inteligência de mercado surgem quase diariamente. Existem softwares de gestão que fazem todo o processo mais “braçal”, por exemplo, para que você possa se dedicar às partes mais estratégicas do negócio.
Também é importante manter-se atento às tendências legislativas. Podemos citar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor em 2020 — é preciso regular as suas atividades por meio dela para evitar maiores problemas. De modo geral, ela exige que as empresas tenham mais cuidados com os dados das pessoas. Assim, fica expressamente proibido o uso e divulgação de qualquer informação sem que sejam dados os devidos créditos, por exemplo.
Foque na personalização
A personalização também deve ser algo valorizado: busque utilizar os dados obtidos para oferecer soluções personalizadas aos seus clientes.
A ideia é que eles possam contar com produtos e serviços exclusivos, que foram pensados neles. Então, trabalhe para tratá-los como únicos, oferecendo soluções que sanem necessidades específicas de cada pessoa. Assim, a chance de esses usuários voltar a fazer negócio com você não é pequena.
Tenha um diferencial
Finalmente, utilize os dados obtidos para ter sempre um diferencial! Procure meios para conseguir desenvolver soluções surpreendentes, que o destaquem da concorrência —isso é muito relevante, especialmente em um mercado que é cada vez mais competitivo.
Resumidamente, podemos dizer que a inteligência de mercado é essencial para que o sucesso seja alcançado em qualquer empreendimento. Como vimos, com ela é possível ter um foco em resultados, atender as demandas específicas dos clientes e coletar informações sempre relevantes para o negócio.
Gostou da leitura? A inteligência de mercado já existe há muito tempo, mas tem se potencializado com a transformação digital. Então, se achou este post útil, que tal conferir também um pouco mais sobre essa transformação?